Projeto:
O QUE É NÚMERO? PASSADO E PRESENTE DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS Coordenação Wagner Rodrigues Valente
Financiamento:
CNPq - Edital Universal.
Situação: Projeto
em fase de desenvolvimento Extrato do
projeto:
Este projeto dá continuidade a estudos já realizados durante o período 2006-2008
quando do desenvolvimento da investigação, em cooperação internacional, entre
Brasil e Portugal sobre a presença da Matemática Moderna nas escolas desses
países.
Finalizado o projeto, novas perspectivas de trabalho ficaram abertas.
Elas decorrem, sobretudo, da necessidade de um diálogo dos estudos históricos
com a atualidade do ensino de Matemática. O projeto aqui elaborado insere-se
nessa perspectiva: promover uma maior aproximação entre as investigações
históricas e o cotidiano atual das aulas de Matemática.
Assim, este estudo tem
por fim analisar o modo como novas teorias pedagógicas voltam-se para o passado
de maneira a constituírem-se como alternativas do presente.
Seu objetivo geral
aponta para uma análise de como as referências para o ensino de Matemática nas
séries iniciais afirmam-se na contraposição às concepções sobre o ensino de
matemática de outros tempos.
De maneira específica, busca-se analisar como, na
história, foram construídas as orientações pedagógicas para as séries iniciais
no que diz respeito ao ensino do conceito de número.
Assim, é possível
interrogar: Como o passado é mobilizado para dar crédito ao surgimento de novos
modos de pensar o ensino do número para crianças, ao longo da segunda metade do
século XX?
Que contextos de sustentação são construídos para as pedagogias
tradicionais, modernas e da didática da Matemática atual, sobre o quê e como
devem as crianças aprender Matemática?
O estudo apóia-se em base
teórico-metodológica vinda da história cultural.
|