A
MATEMÁTICA DO GINÁSIO: LIVROS DIDÁTICOS E AS REFORMAS
CAMPOS E CAPANEMA Este
CD-ROM fornece subsídios para a análise histórica da disciplina
Matemática. Em particular, da matemática que hoje é ensinada
de 5ª à 8ª séries do atual ensino básico. Essa
matemática tem origem escolar no Brasil a partir dos anos 1930, quando
é criado o Curso Fundamental que, na década de 1940, irá
transformar-se no ginásio, chegando até nossos dias como terceiro
e quarto ciclos do ensino fundamental. O material permite ao usuário
estar em contato, virtualmente, com vários livros didáticos de matemática
mais utilizados nas escolas brasileiras no período 1930-1950, época
em que a educação brasileira esteve sob a égide das primeiras
grandes reformas nacionais. A partir de uma análise dessas obras
para o ensino, é possível compreender como nasceu, transformou-se
e ficou estabilizada a Matemática do Ginásio – nome que a
pesquisa deu para a matemática ensinada posteriormente às quatro
primeiras séries do ensino fundamental e antes do ensino médio atual. A
chamada Reforma Francisco Campos constituiu-se na primeira iniciativa de organização
nacional da educação brasileira. Através de seu conjunto
de decretos ficaram sistematizados diferentes graus e etapas de ensino, dentre
eles, o Ensino Secundário. Nível intermediário entre o antigo
primário e o ensino superior, tal grau, hoje, compreenderia a escolaridade
de 5ª série do Ensino Fundamental até 3ª série
do Ensino Médio. Em 1942, a reforma que ficou conhecida como Reforma
Capanema deu nova organização ao Ensino Secundário, criando
o ginásio de quatro anos e os cursos clássico e científico
de três anos. É possível dizer que a disciplina escolar
Matemática foi instituída nacionalmente pela Reforma Francisco Campos.
A Reforma Capanema deu à nova disciplina outras feições.
Segue a cada uma dessas reformas nacionais a publicação de levas
de livros didáticos que se dizem em consonância com as determinações
legais. O estudo histórico das disciplinas escolares, portadoras
dos saberes ensinados nas escolas, permite compreender que elas nascem, transformam-se,
passam por períodos de estabilidade e podem até virem a desaparecer. A
análise de livros didáticos dos anos 1930 e 1940 representa uma
possibilidade de estudar uma etapa histórica importante para o desenvolvimento
da matemática escolar no Brasil. Como teriam os livros didáticos
interpretado as determinações das reformas? Como ficou modificada
a matemática escolar de uma reforma para outra? Como se desenvolveu a disciplina
Matemática em tempos da Era Vargas? O material deste CD-ROM tem a finalidade
de contribuir para dar respostas às essas questões. “Livros
didáticos de matemática e as Reformas Campos e Capanema” é
resultado do trabalho do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da
Educação Matemática no Brasil, coordenado pelo professor
Wagner Rodrigues Valente, e sediado no Programa de Estudos Pós-Graduados
em Educação Matemática da PUC-SP. |