A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO, São Paulo, 1875-1930
Wagner Rodrigues Valente

O livro analisa a Matemática na trajetória de formação do professor do ensino primário em São Paulo, durante o período 1875 a 1930. Constitui pesquisa de Livre Docência de Wagner Rodrigues Valente, tem Prefácio da Profa. Diana Vidal, com Apresentação da Profa. Maria Helena C. Bastos e Posfácio do Prof. Ubiratan  D´Ambrosio. Publicado pela Editora Annablume, com apoio da FAPESP.



AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS
Wagner Rodrigues Valente (Org.)

O livro percorre o trajeto seguido pela avaliação escolar em matemática no país, desde os tempos do Brasil Império até os mais recentes exames promovidos por órgãos oficiais. Os resultados de pesquisas desse grupo de autores permitem ao leitor conhecer os processos, e as modificações ao longo do tempo, dos exames preparatórios - ritual de passagem que faz parte da história de nosso último século. A obra também faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas evidenciadas pelas provas de admissão ao ensino secundário, desde a época de sua instituição até sua extinção na década de 1970. Além disso, traz uma análise das concepções docentes a respeito desse tema - causa de tanta controvérsia entre professores e alunos - e, finalmente, discute exames como Saeb, Enem, Provão e Sinaes, apontando novas perspectivas para a avaliação escolar em matemática.


A MATEMÁTICA MODERNA EM CONTEXTOS IBERO-AMERICANOS
José Manuel Matos e Wagner Rodrigues Valente (Orgs.)

O livro “A Matemática Moderna em contextos ibero-americanos” organizado por José Manuel Matos e Wagner Rodrigues Valente, publicado em Lisboa, pode ser obtido gratuitamente por download através do endereço:


http://run.unl.pt/bitstream/10362/5321/1/Matos_2010.pd

O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: HISTÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO CURRICULAR
Maria Cristina Araújo de Oliveira, Maria Célia Leme da Silva e Wagner Rodrigues Valente (Orgs.)

A obra é fruto de trabalho coletivo dos pesquisadores do GHEMAT. Nela estão aspectos relativos aos personagens participantes do Movimento, as suas implicações político-educacionais, a organização de um novo currículo para o ensino de matemática, a discussão de uma nova matemática para crianças, novos conteúdos de ensino dentre outros aspectos.

A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E PORTUGAL
Contribuição para a história da educação matemática

Cláudia Flores / Joseane Pinto de Arruda (Org.)

O presente livro apresenta uma amostra dos estudos da matemática moderna nas escolas nas escolas brasileiras e portuguesas.Foram selecionados onze capítulos, todos inicialmente apresentados no VII Seminário Temático em Florianópolis, 2009. Os capítulos são provenientes dos resultados das investigações de pesquisadores do GHEMAT, versando sobre os modos de apropriação e circulação do ideário da matemática moderna e apresentando contribuições para o engajamento de um projeto educacional contemporâneo.






NA OFICINA DO HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -
Cadernos de alunos como fonte de pesquisa
Maria Célia Leme da Silva e Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-89097-45-1(V.19)

A obra trata do uso de materiais escolares de outros tempos, sobretudo cadernos escolares, como fontes de pesquisa para a história da educação matemática. Com Prefácio da Profa. Lucília Bechara Sanchez, o livro tem por capítulos:

“O GHEMAT e a história da educação matemática”, “Por uma história cultural da educação matemática”, “Sobre a utilidade da história da educação matemática”, “O caderno como produto da cultura escolar: lugar de lições e exercícios”, “O caderno do ensino primário e as aulas de matemática”, “O caderno de matemática e a leitura dos movimentos de internacionalização da Matemática escolar no Brasil”.

PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3



OSVALDO SANGIORGI – um professor moderno

Wagner Rodrigues Valente (Org.)


ISBN 978-85-7419-863-7

Temos certeza de que esta obra representa uma contribuição valiosa para o avanço da pesquisa sobre a história da educação matemática no Brasil e para que a memória dos muitos que nos precederam na construção dessa história permaneça viva entre nós. A leitura dos textos que compõem este livro mostrará certamente e de maneira clara o porquê de minha emoção ao escrever esta Apresentação, bem como, espero, a influência que Osvaldo Sangiorgi teve, mesmo sem, talvez, se dado consciência plena disso, na minha vida e na de tantos outros professores de matemática.
No primeiro capítulo do livro, “Osvaldo Sangiorgi: um best-seller”, Wagner Rodrigues Valente trata, utilizando como fontes o Arquivo Pessoal de Osvaldo Sangiorgi e os Arquivos da Cia. Editora Nacional, da obra do nosso personagem em termos de seus livros didáticos, lembrando exatamente o alcance e a aceitação dessa produção. Elizabete Zardo Búrigo, no capítulo seguinte, “A modernização possível e necessária da matemática escolar segundo Osvaldo Sangiorgi”, analisa os livros editados nos anos 50 e os elaborados durante a fase da matemática moderna, estabelecendo uma comparação entre os conteúdos abordados em cada um deles.O texto “A geometria escolar moderna de Osvaldo Sangiorgi”, de Maria Célia Leme da Silva, estuda a geometria “moderna” elaborada pelo autor para seus livros didáticos, enquanto, no capítulo seguinte, “A matemática dos cursos do GEEM e a formação dos professores”, Flainer Rosa da Silva e Laurizete Ferragut Passos tratam do GEEM e dos cursos de formação de professores que ofereceu ao longo de sua existência. O texto de Neuza Bertoni Pinto, “Na sala de aula com Osvaldo Sangiorgi”, apresenta as memórias da autora sobre a utilização do livro de Sangiorgi no interior do Paraná nos anos 60. O capítulo intitulado “Sangiorgi e o Fracasso da Matemática Moderna”, de Viviane da Silva e Wagner Rodrigues Valente, analisa, a partir do arquivo pessoal de Sangiorgi, como este professor interpretou o livro de Morris Kline. Finalmente, na parte final da obra, está presente o Inventário Sumário do “APOS – Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi”, guia fundamental para ser utilizado por pesquisadores e interessados na Educação Matemática da segunda metade do século XX.
(trechos da Apresentação escrita pela professora Regina Pavanello)




A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL:
NOVOS ESTUDOS

Elisabete Zardo Búrigo, Maria Cecília Bueno Fischer e Monica Bertoni dos Santos (Orgs.)
ISBN 978-8561638-04-7

O livro inclui vários estudos sobre o tema da Matemática Moderna, resultantes das pesquisas de cooperação internacional CAPES-GRICES entre Brasil e Portugal. A obra reúne 14 textos, dentre eles: “Da profissionalização dos professores à Matemática Moderna na Bahia: as contribuições de Isaías Alves e de Martha Dantas”, de André Dias; “Considerações acerca da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul”, de Elisabete Búrigo, Maria Fischer e Monica dos Santos; “Políticas educacionais e a oficialização da Matemática Moderna no Brasil”, de Gladys Wielewski; “A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: uma análise do caso brasileiro”, de Ivanete Batista dos Santos; “Revista Escola Secundária: instrumento na formação continuada de professores de matemática”, de Maria Oliveira e Ruy Pietropaolo; “A geometria nos congressos nacionais de ensino de matemática” de Maria da Silva; “A legitimidade curricular da Matemática Moderna no Paraná: comparando o incomparável”, de Neuza Pinto; “O Movimento da Matemática Moderna: suas estratégias no Brasil e em Portugal”, de Wagner Valente.




AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA – história e perspectivas atuais

Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-308-0860-0

O livro percorre o trajeto seguido pela avaliação escolar em matemática no país, desde os tempos do Brasil Império até os mais recentes exames promovidos por órgãos oficiais. Os resultados de pesquisas deste grupo de autores permitem ao leitor conhecer os processos, e as modificações ao longo do tempo, dos exames preparatórios – ritual de passagem que faz parte da história de nosso último século. A obra também faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas evidenciadas pelas provas de admissão ao ensino secundário, desde a época de sua instituição até sua extinção na década de 1970. Além disso, traz uma análise das concepções docentes a respeito desse tema – causa de tanta controvérsia entre professores e alunos – e, finalmente, discute exames como Saeb, Enem, Provão e Sinaes, apontando novas perspectivas para a avaliação escolar em matemática.




A Matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Primeiros estudos
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN é 978-85-60763-00-9

As pesquisas sobre história da educação, entre as décadas de 1950 a 1980, revelam importantes transformações ocorridas no ensino da Matemática. Duas equipes de investigadores - uma brasileira e uma portuguesa - trabalham em conjunto no desenvolvimento do projeto de pesquisa “A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos”. Esta obra divulga os primeiros frutos do projeto.




Ubiratan D'Ambrosio

Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-7419-687-9

Este livro reúne algumas facetas do Professor Ubiratan D´Ambrosio. Especificamente, a obra, escrita por muitas mãos, retrata o personagem em sua atuação profissional. A multiplicidade dessa atuação ensejou olhares sobre o matemático, o etnomatemático, o historiador da matemática, o educador matemático o professor e o orientador de pesquisas. Os autores da obra têm aproximações as mais variadas com o Professor D´Ambrosio. Assim, o texto não constitui propriamente uma biografia, mas escritos feitos por discípulos, por admiradores da produção intelectual de D´Ambrosio e por historiadores debruçados sobre um personagem emblemático para a história contemporânea da educação no Brasil. O livro, em sua parte final, traz o Inventário Sumário do APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio, que descreve o conteúdo de mais de 500 pastas com documentos reveladores da trajetória profissional de D´Ambrosio.




O Nascimento da Matématica do Ginásio
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN: 85-7419-413-1

Para quem teve a oportunidade de ler "Uma História da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930 de Wagner Rodrigues Valente (1999), e tem acompanhado os trabalhos de seu grupo de pesquisa na PUC-SP, esta obra produzida a oito mãos era mais do que esperada, valeu a espera".
"O primeiro aspecto a ser destacado diz respeito à importância de chamar atenção e sensibilizar a atual e futura geração de professores sobre porque deveriam conhecer a história recente do ensino da matemática. Um outro aspecto que emergiu da leitura tem a ver com o fato de que grande parte dos problemas complexos vividos pelos professores de matemática nos dias atuais têm alguma correspondência com situações vividas no passado e descritas neste estudo".
"(...) merece referência especial aos capítulos que tratam da trajetória profissional e das idéias revolucionárias de Euclides Roxo, um dos pioneiros a propor que os aspectos psicológicos deveriam orientar a elaboração dos currículos. Um profissional que valorizava a intuição mais que os aspectos formais no ensino. As idéias e ações de Euclides Roxo foram deixadas de lado durante a vigência do movimento da matemática moderna, mas emergiram com seus críticos como Morris Kline e Hans Freudenthal".

(do Prefácio de Antonio José Lopes - Bigode)





Uma História da Matemática Escolar no Brasil ( 1730-1930 )
Wagner Rodrigues Valente

Este livro ilustra a importância e a rapidez da circulação das idéias, dos métodos e das publicações em matemática ao longo dos séculos XVIII e XIX. O Brasil não constitui exceção nesse aspecto. Existe de fato, durante esse período um espaço intelectual internacional muito mais homogêneo e muito menos desigual geograficamente que cremos freqüentemente, mesmo se isso diz respeito a uma ínfima minoria da população. Mostrando, a partir do caso das matemáticas escolares no Brasil, como se constitui esse espaço e como ele evolui, o livro de Wagner Valente é uma contribuição não somente à história da educação brasileira mas, também à história internacional das idéias e práticas pedagógicas.




Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil

Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN: 85-230-0752-0

Este livro reúne estudos que retratam a educação matemática na passagem do século XIX para as primeiras décadas do século XX, época em que ocorre o primeiro movimento de internacionalização da matemática escolar. Sem assumir caráter biográfico, o texto tem valor fundamental para a história da educação ao investigar o papel do professor Euclides Roxo na condução da matemática, disciplina por ele criada no Colégio Pedro II e transformada em um dos componentes curriculares principais da primeira reforma do ensino brasileiro.

 


 

CDs e DVDs  


A MATEMÁTICA DO COLÉGIO: LIVROS DIDÁTICOS PARA A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA

Este DVD tem por finalidade apresentar aos pesquisadores e interessados, uma base de dados de livros didáticos destinados ao curso colegial, desde o período da estruturação desse nível escolar (década de 1930) até finais do chamado Movimento da Matemática Moderna (1980).

Com esta base de dados, por certo, há possibilidade da realização de vários estudos como: as transformações e organização do saber matemático para ser ensinado no atual Ensino Médio; a introdução e supressão de conteúdos matemáticos ao longo de 50 anos; as mudanças didático-pedagógicas envolvidas no ensino da matemática para o colégio, dentre outros temas.

É preciso considerar, de outra parte, que as obras estão digitalizadas parcialmente. De fato, em muitos casos haverá necessidade de consultar na íntegra os livros. Isso poderá ser feito no Centro de Documentação do GHEMAT (www.unifesp.br/centros/ghemat), depositário de toda a documentação. Como já de costume, noutras bases de dados já elaboradas pelo Grupo, a intenção é a de encurtar as distâncias entre os materiais de pesquisa e os interessados na história da educação matemática brasileira.



DVD
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS, 1850-1960:
um inventário de fontes
Wagner Rodrigues Valente (Org.)

Para além do desenvolvimento de projetos de pesquisa cujo foco é a história da educação matemática brasileira, o GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática considera fundamental a organização de inventários de fontes. É recorrente a informação sobre a falta delas para o conhecimento de cotidianos passados do ensino de matemática.

Em realidade, a documentação existe, e em número surpreendentemente grande, mas não está organizada para a pesquisa. Trabalho árduo, que envolveu vários pesquisadores, este DVD tem o propósito de apresentar a digitalização de materiais relacionados à educação matemática nos primeiros anos da escolaridade. Revistas pedagógicas, livros didáticos, manuais de ensino, provas de alunos e legislação escolar constituem a base dessa documentação.

O material apresentado visa encurtar a distância dos pesquisadores aos documentos do ensino primário, a partir do uso de digitalizações. Claro está que se trata de um levantamento parcial, considerando-se a existência de uma infinidade de documentos, relativa ao ensino primário, espalhada por todos os cantos do país. Além disso, o material aqui digitalizado diz respeito, em alguma medida, à escola paulista, embora inclua outros estados brasileiros.

Tome-se essa contribuição do GHEMAT como mais uma iniciativa que intenta motivar pesquisadores a não deixarem para segundo plano os documentos que encontram e utilizam em seus projetos. As fontes, para a pesquisa, são preciosas. Preciosas, ainda, são a organização e disponibilização dessas fontes para a comunidade interessada nos caminhos seguidos pelo ensino de matemática que chegam aos dias atuais



DVD
IV CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA BELÉM DO PARÁ,
22 a 28 de JULHO de 1962.
(documentos)
Wagner Rodrigues Valente (Org.)

Desde 1955 tiveram início os Congressos do Ensino da Matemática. Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, foram sedes dos primeiros encontros. Para o IV Congresso, Belém do Pará, foi o lugar escolhido. Professores de matemática, representantes de diferentes estados brasileiros rumaram, assim, para a Amazônia, em finais de julho de 1962. Eram tempos de grande movimentação política e agitação cultural. Não fazia muito que Jânio havia renunciado. O país estava com João Goulart, cada vez mais pressionado pelos setores conservadores. De outra parte, havia a euforia pelo bicampeonato mundial de futebol, comandado por Garrincha. No ar, Tom e Vinícius de Moraes haviam lançado “Garota de Ipanema”, sucesso estrondoso da Bossa-Nova. Professores de matemática misturados a políticos de todo naipe, ministérios, secretarias e secretários com suas presenças e representantes, o IV Congresso constituiu evento, de fato, com grande repercussão. Em específico, deu à chamada Matemática Moderna, expressão nacional. No entanto, diferentemente de outros congressos brasileiros, não foram publicados os Anais do Evento. Este DVD tem por conteúdo parte da documentação amealhada do IV Congresso, através do Centro de Documentação do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.ghemat.mat.br).


CD-ROM: Os Exames de Admissão ao Ginásio 1931-1969
Wagner Rodrigues Valente (Org.)

Concebido como parte do Projeto “História da Educação Matemática no Brasil, 1920-1960”, este CD-ROM reúne uma amostra de cerca de 3000 provas de Matemática e Português dos Exames de Admissão, realizados no período 1931-1969, no mais antigo ginásio público da capital de São Paulo, a hoje denominada Escola Estadual de São Paulo. Para além de seu uso no Projeto, estas provas podem ser consultadas por todo pesquisador que intenta reconstruir trajetórias históricas de nossas práticas pedagógicas, servindo-se de arquivos escolares. Podem, ainda, ser utilizadas por professores que buscam conhecer o percurso seguido pelos conteúdos de suas disciplinas, através das avaliações escolares feitas por alunos saídos do antigo curso primário.

Por entre Ditados, Descrições, Contas e Desenhos, é possível estudar cotidianos escolares de outros tempos, analisando como a escola foi transformando determinações legais em formas explícitas de trabalho educativo. O exame de admissão constituiu por décadas a linha divisória entre o ensino primário e a escola secundária; funcionou como um
verdadeiro rito de passagem no processo de seleção à continuidade dos estudos, representada pelo ingresso no ginásio acadêmico, que teve procura intensificada a partir dos anos 1930.



A Matemática do Ginásio
Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema

Wagner Rodrigues Valente (Org.)

Este CD-ROM fornece subsídios para a análise histórica da disciplina Matemática. Em particular, da matemática que hoje é ensinada de 5ª à 8ª séries do atual ensino básico. Essa matemática tem origem escolar no Brasil a partir dos anos 1930, quando é criado o Curso Fundamental que, na década de 1940, irá transformar-se no ginásio, chegando até nossos dias como terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental.

O material permite ao usuário estar em contato, virtualmente, com vários livros didáticos de matemática mais utilizados nas escolas brasileiras no período 1930-1950, época em que a educação brasileira esteve sob a égide das primeiras grandes reformas nacionais.
A partir de uma análise dessas obras para o ensino, é possível compreender como nasceu, transformou-se e ficou estabilizada a Matemática do Ginásio – nome que a pesquisa deu para a matemática ensinada posteriormente às quatro primeiras séries do ensino fundamental e antes do ensino médio atual.

A chamada Reforma Francisco Campos constituiu-se na primeira iniciativa de organização nacional da educação brasileira. Através de seu conjunto de decretos ficaram sistematizados diferentes graus e etapas de ensino, dentre eles, o Ensino Secundário. Nível intermediário entre o antigo primário e o ensino superior, tal grau, hoje, compreenderia a escolaridade de 5ª. série do Ensino Fundamental até 3ª. série do Ensino Médio.

Em 1942, a reforma que ficou conhecida como Reforma Capanema deu nova organização ao Ensino Secundário, criando o ginásio de quatro anos e os cursos clássico e científico de três anos.

É possível dizer que a disciplina escolar Matemática foi instituída nacionalmente pela Reforma Francisco Campos. A Reforma Capanema deu à nova disciplina outras feições. Segue a cada uma dessas reformas nacionais a publicação de levas de livros didáticos que se dizem em consonância com as determinações legais.

O estudo histórico das disciplinas escolares, portadoras dos saberes ensinados nas escolas, permite compreender que elas nascem, transformam-se, passam por períodos de estabilidade e podem até virem a desaparecer.

A análise de livros didáticos dos anos 1930 e 1940 representa uma possibilidade de estudar uma etapa histórica importante para o desenvolvimento da matemática escolar no Brasil. Como teriam os livros didáticos interpretado as determinações das reformas? Como ficou modificada a matemática escolar de uma reforma para outra? Como se desenvolveu a disciplina Matemática em tempos da Era Vargas? O material deste CD-ROM tem a finalidade de contribuir para dar respostas às essas questões.

“Livros didáticos de matemática e as Reformas Campos e Capanema” é resultado do trabalho do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil, coordenado pelo professor Wagner Rodrigues Valente, e sediado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP


Arquivo Escolar do Colégio Pedro II
Coletânea de Documentos


Este material constitui um dos produtos do projeto “Estudos históricos sobre Educação Matemática no Brasil, 1950-2000”, desenvolvido pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas de História da Educação Matemática no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e com financiamento do CNPq. Nele encontram-se digitalizados documentos da instituição-modelo para o ensino secundário brasileiro, criada em 1837.

Percorrendo o arquivo morto do Colégio, foi possível ao GHEMAT, reunir neste trabalho, documentos virtuais para pesquisas da educação no Brasil. Arquivos de aço, pastas e prateleiras do Colégio guardam documentos, ainda não classificados pela Instituição, que incluem Atas da Congregação do Colégio, provas de concursos às cátedras e um sem número de materiais importantes para a história escolar brasileira. Em particular, boa parte da documentação digitalizada está relacionada à educação matemática.

Assim, é possível acompanhar, pelos documentos: a criação da disciplina escolar Matemática no Brasil; o trajeto profissional de professores como Euclides Roxo, Júlio César de Mello e Souza – o Malba Tahan, dentre outros; os debates sobre o positivismo, travados entre os membros da Congregação; as provas de Matemática e de Desenho, dos concursos de professores; a trajetória da profissionalização do professor de Matemática, desde um tempo onde não existiam as faculdades de filosofia até décadas depois de sua criação; além de vários papéis digitalizados que incluem cartas, recursos às decisões da Congregação, estudos sobre uniformes escolares etc.

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