A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E PORTUGAL
Contribuição para a história da educação matemática Cláudia Flores / Joseane Pinto de Arruda (Org.)
O presente livro apresenta uma amostra dos estudos da matemática moderna nas escolas nas escolas brasileiras e portuguesas.Foram selecionados onze capítulos, todos inicialmente apresentados no VII Seminário Temático em Florianópolis, 2009. Os capítulos são provenientes dos resultados das investigações de pesquisadores do GHEMAT, versando sobre os modos de apropriação e circulação do ideário da matemática moderna e apresentando contribuições para o engajamento de um projeto educacional contemporâneo.
NA OFICINA DO HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -
Cadernos de alunos como fonte de pesquisa
Maria Célia Leme da Silva e Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-89097-45-1(V.19)
A obra trata do uso de materiais escolares de outros tempos, sobretudo cadernos escolares, como fontes de pesquisa para a história da educação matemática. Com Prefácio da Profa. Lucília Bechara Sanchez, o livro tem por capítulos:
“O GHEMAT e a história da educação matemática”, “Por uma história cultural da educação matemática”, “Sobre a utilidade da história da educação matemática”, “O caderno como produto da cultura escolar: lugar de lições e exercícios”, “O caderno do ensino primário e as aulas de matemática”, “O caderno de matemática e a leitura dos movimentos de internacionalização da Matemática escolar no Brasil”.
OSVALDO SANGIORGI – um professor moderno
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-7419-863-7
Temos certeza de que esta obra representa uma contribuição valiosa para o avanço da pesquisa sobre a história da educação matemática no Brasil e para que a memória dos muitos que nos precederam na construção dessa história permaneça viva entre nós. A leitura dos textos que compõem este livro mostrará certamente e de maneira clara o porquê de minha emoção ao escrever esta Apresentação, bem como, espero, a influência que Osvaldo Sangiorgi teve, mesmo sem, talvez, se dado consciência plena disso, na minha vida e na de tantos outros professores de matemática.
No primeiro capítulo do livro, “Osvaldo Sangiorgi: um best-seller”, Wagner Rodrigues Valente trata, utilizando como fontes o Arquivo Pessoal de Osvaldo Sangiorgi e os Arquivos da Cia. Editora Nacional, da obra do nosso personagem em termos de seus livros didáticos, lembrando exatamente o alcance e a aceitação dessa produção. Elizabete Zardo Búrigo, no capítulo seguinte, “A modernização possível e necessária da matemática escolar segundo Osvaldo Sangiorgi”, analisa os livros editados nos anos 50 e os elaborados durante a fase da matemática moderna, estabelecendo uma comparação entre os conteúdos abordados em cada um deles.O texto “A geometria escolar moderna de Osvaldo Sangiorgi”, de Maria Célia Leme da Silva, estuda a geometria “moderna” elaborada pelo autor para seus livros didáticos, enquanto, no capítulo seguinte, “A matemática dos cursos do GEEM e a formação dos professores”, Flainer Rosa da Silva e Laurizete Ferragut Passos tratam do GEEM e dos cursos de formação de professores que ofereceu ao longo de sua existência. O texto de Neuza Bertoni Pinto, “Na sala de aula com Osvaldo Sangiorgi”, apresenta as memórias da autora sobre a utilização do livro de Sangiorgi no interior do Paraná nos anos 60. O capítulo intitulado “Sangiorgi e o Fracasso da Matemática Moderna”, de Viviane da Silva e Wagner Rodrigues Valente, analisa, a partir do arquivo pessoal de Sangiorgi, como este professor interpretou o livro de Morris Kline. Finalmente, na parte final da obra, está presente o Inventário Sumário do “APOS – Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi”, guia fundamental para ser utilizado por pesquisadores e interessados na Educação Matemática da segunda metade do século XX.
(trechos da Apresentação escrita pela professora Regina Pavanello)
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A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL:
NOVOS ESTUDOS
Elisabete Zardo Búrigo, Maria Cecília Bueno Fischer e Monica Bertoni dos Santos (Orgs.)
ISBN 978-8561638-04-7
O livro inclui vários estudos sobre o tema da Matemática Moderna, resultantes das pesquisas de cooperação internacional CAPES-GRICES entre Brasil e Portugal. A obra reúne 14 textos, dentre eles: “Da profissionalização dos professores à Matemática Moderna na Bahia: as contribuições de Isaías Alves e de Martha Dantas”, de André Dias; “Considerações acerca da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul”, de Elisabete Búrigo, Maria Fischer e Monica dos Santos; “Políticas educacionais e a oficialização da Matemática Moderna no Brasil”, de Gladys Wielewski; “A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: uma análise do caso brasileiro”, de Ivanete Batista dos Santos; “Revista Escola Secundária: instrumento na formação continuada de professores de matemática”, de Maria Oliveira e Ruy Pietropaolo; “A geometria nos congressos nacionais de ensino de matemática” de Maria da Silva; “A legitimidade curricular da Matemática Moderna no Paraná: comparando o incomparável”, de Neuza Pinto; “O Movimento da Matemática Moderna: suas estratégias no Brasil e em Portugal”, de Wagner Valente.
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA – história e perspectivas atuais
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-308-0860-0
O livro percorre o trajeto seguido pela avaliação escolar em matemática no país, desde os tempos do Brasil Império até os mais recentes exames promovidos por órgãos oficiais. Os resultados de pesquisas deste grupo de autores permitem ao leitor conhecer os processos, e as modificações ao longo do tempo, dos exames preparatórios – ritual de passagem que faz parte da história de nosso último século. A obra também faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas evidenciadas pelas provas de admissão ao ensino secundário, desde a época de sua instituição até sua extinção na década de 1970. Além disso, traz uma análise das concepções docentes a respeito desse tema – causa de tanta controvérsia entre professores e alunos – e, finalmente, discute exames como Saeb, Enem, Provão e Sinaes, apontando novas perspectivas para a avaliação escolar em matemática.
A
Matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Primeiros estudos
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN é 978-85-60763-00-9
As
pesquisas sobre história da educação, entre as décadas
de 1950 a 1980, revelam importantes transformações ocorridas no
ensino da Matemática. Duas equipes de investigadores - uma brasileira e
uma portuguesa - trabalham em conjunto no desenvolvimento do projeto de pesquisa
A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos
históricos comparativos. Esta obra divulga os primeiros frutos do
projeto.
Ubiratan D'Ambrosio
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN 978-85-7419-687-9
Este
livro reúne algumas facetas do Professor Ubiratan D´Ambrosio. Especificamente,
a obra, escrita por muitas mãos, retrata o personagem em sua atuação
profissional. A multiplicidade dessa atuação ensejou olhares sobre
o matemático, o etnomatemático, o historiador da matemática,
o educador matemático o professor e o orientador de pesquisas. Os autores
da obra têm aproximações as mais variadas com o Professor
D´Ambrosio. Assim, o texto não constitui propriamente uma biografia,
mas escritos feitos por discípulos, por admiradores da produção
intelectual de D´Ambrosio e por historiadores debruçados sobre um
personagem emblemático para a história contemporânea da educação
no Brasil. O livro, em sua parte final, traz o Inventário Sumário
do APUA - Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio, que descreve o conteúdo
de mais de 500 pastas com documentos reveladores da trajetória profissional
de D´Ambrosio.
O
Nascimento da Matématica do Ginásio
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN: 85-7419-413-1
Para
quem teve a oportunidade de ler "Uma História da Matemática
Escolar no Brasil, 1730-1930 de Wagner Rodrigues Valente (1999), e tem acompanhado
os trabalhos de seu grupo de pesquisa na PUC-SP, esta obra produzida a oito mãos
era mais do que esperada, valeu a espera". "O primeiro aspecto a
ser destacado diz respeito à importância de chamar atenção
e sensibilizar a atual e futura geração de professores sobre porque
deveriam conhecer a história recente do ensino da matemática. Um
outro aspecto que emergiu da leitura tem a ver com o fato de que grande parte
dos problemas complexos vividos pelos professores de matemática nos dias
atuais têm alguma correspondência com situações vividas
no passado e descritas neste estudo". "(...) merece referência
especial aos capítulos que tratam da trajetória profissional e das
idéias revolucionárias de Euclides Roxo, um dos pioneiros a propor
que os aspectos psicológicos deveriam orientar a elaboração
dos currículos. Um profissional que valorizava a intuição
mais que os aspectos formais no ensino. As idéias e ações
de Euclides Roxo foram deixadas de lado durante a vigência do movimento
da matemática moderna, mas emergiram com seus críticos como Morris
Kline e Hans Freudenthal". (do Prefácio de Antonio José
Lopes - Bigode)
Uma História da Matemática
Escolar no Brasil ( 1730-1930 )
Wagner Rodrigues Valente
Este
livro ilustra a importância e a rapidez da circulação das
idéias, dos métodos e das publicações em matemática
ao longo dos séculos XVIII e XIX. O Brasil não constitui exceção
nesse aspecto. Existe de fato, durante esse período um espaço intelectual
internacional muito mais homogêneo e muito menos desigual geograficamente
que cremos freqüentemente, mesmo se isso diz respeito a uma ínfima
minoria da população. Mostrando, a partir do caso das matemáticas
escolares no Brasil, como se constitui esse espaço e como ele evolui, o
livro de Wagner Valente é uma contribuição não somente
à história da educação brasileira mas, também
à história internacional das idéias e práticas pedagógicas.
Euclides Roxo e a modernização
do ensino da matemática no Brasil
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
ISBN:
85-230-0752-0
Este
livro reúne estudos que retratam a educação matemática
na passagem do século XIX para as primeiras décadas do século
XX, época em que ocorre o primeiro movimento de internacionalização
da matemática escolar. Sem assumir caráter biográfico, o
texto tem valor fundamental para a história da educação ao
investigar o papel do professor Euclides Roxo na condução da matemática,
disciplina por ele criada no Colégio Pedro II e transformada em um dos
componentes curriculares principais da primeira reforma do ensino brasileiro.
A MATEMÁTICA DO COLÉGIO: LIVROS DIDÁTICOS PARA A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA
Este DVD tem por finalidade apresentar aos pesquisadores e interessados, uma base de dados de livros didáticos destinados ao curso colegial, desde o período da estruturação desse nível escolar (década de 1930) até finais do chamado Movimento da Matemática Moderna (1980).
Com esta base de dados, por certo, há possibilidade da realização de vários estudos como: as transformações e organização do saber matemático para ser ensinado no atual Ensino Médio; a introdução e supressão de conteúdos matemáticos ao longo de 50 anos; as mudanças didático-pedagógicas envolvidas no ensino da matemática para o colégio, dentre outros temas.
É preciso considerar, de outra parte, que as obras estão digitalizadas parcialmente. De fato, em muitos casos haverá necessidade de consultar na íntegra os livros. Isso poderá ser feito no Centro de Documentação do GHEMAT (www.unifesp.br/centros/ghemat), depositário de toda a documentação. Como já de costume, noutras bases de dados já elaboradas pelo Grupo, a intenção é a de encurtar as distâncias entre os materiais de pesquisa e os interessados na história da educação matemática brasileira.
DVD
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS, 1850-1960:
um inventário de fontes
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
Para além do desenvolvimento de projetos de pesquisa cujo foco é a história da educação matemática brasileira, o GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática considera fundamental a organização de inventários de fontes. É recorrente a informação sobre a falta delas para o conhecimento de cotidianos passados do ensino de matemática.
Em realidade, a documentação existe, e em número surpreendentemente grande, mas não está organizada para a pesquisa. Trabalho árduo, que envolveu vários pesquisadores, este DVD tem o propósito de apresentar a digitalização de materiais relacionados à educação matemática nos primeiros anos da escolaridade. Revistas pedagógicas, livros didáticos, manuais de ensino, provas de alunos e legislação escolar constituem a base dessa documentação.
O material apresentado visa encurtar a distância dos pesquisadores aos documentos do ensino primário, a partir do uso de digitalizações. Claro está que se trata de um levantamento parcial, considerando-se a existência de uma infinidade de documentos, relativa ao ensino primário, espalhada por todos os cantos do país. Além disso, o material aqui digitalizado diz respeito, em alguma medida, à escola paulista, embora inclua outros estados brasileiros.
Tome-se essa contribuição do GHEMAT como mais uma iniciativa que intenta motivar pesquisadores a não deixarem para segundo plano os documentos que encontram e utilizam em seus projetos. As fontes, para a pesquisa, são preciosas. Preciosas, ainda, são a organização e disponibilização dessas fontes para a comunidade interessada nos caminhos seguidos pelo ensino de matemática que chegam aos dias atuais
DVD
IV CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA BELÉM DO PARÁ,
22 a 28 de JULHO de 1962.
(documentos)
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
Desde 1955 tiveram início os Congressos do Ensino da Matemática. Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, foram sedes dos primeiros encontros. Para o IV Congresso, Belém do Pará, foi o lugar escolhido. Professores de matemática, representantes de diferentes estados brasileiros rumaram, assim, para a Amazônia, em finais de julho de 1962. Eram tempos de grande movimentação política e agitação cultural. Não fazia muito que Jânio havia renunciado. O país estava com João Goulart, cada vez mais pressionado pelos setores conservadores. De outra parte, havia a euforia pelo bicampeonato mundial de futebol, comandado por Garrincha. No ar, Tom e Vinícius de Moraes haviam lançado “Garota de Ipanema”, sucesso estrondoso da Bossa-Nova. Professores de matemática misturados a políticos de todo naipe, ministérios, secretarias e secretários com suas presenças e representantes, o IV Congresso constituiu evento, de fato, com grande repercussão. Em específico, deu à chamada Matemática Moderna, expressão nacional. No entanto, diferentemente de outros congressos brasileiros, não foram publicados os Anais do Evento. Este DVD tem por conteúdo parte da documentação amealhada do IV Congresso, através do Centro de Documentação do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.ghemat.mat.br).
CD-ROM: Os Exames de Admissão
ao Ginásio 1931-1969
Wagner Rodrigues Valente (Org.)
Concebido
como parte do Projeto “História da Educação Matemática
no Brasil, 1920-1960”, este CD-ROM reúne uma amostra de cerca de
3000 provas de Matemática e Português dos Exames de Admissão,
realizados no período 1931-1969, no mais antigo ginásio público
da capital de São Paulo, a hoje denominada Escola Estadual de São
Paulo. Para além de seu uso no Projeto, estas provas podem ser consultadas
por todo pesquisador que intenta reconstruir trajetórias históricas
de nossas práticas pedagógicas, servindo-se de arquivos escolares.
Podem, ainda, ser utilizadas por professores que buscam conhecer o percurso seguido
pelos conteúdos de suas disciplinas, através das avaliações
escolares feitas por alunos saídos do antigo curso primário.
Por
entre Ditados, Descrições, Contas e Desenhos, é possível
estudar cotidianos escolares de outros tempos, analisando como a escola foi transformando
determinações legais em formas explícitas de trabalho educativo.
O exame de admissão constituiu por décadas a linha divisória
entre o ensino primário e a escola secundária; funcionou como um
verdadeiro rito de passagem no processo de seleção à continuidade
dos estudos, representada pelo ingresso no ginásio acadêmico, que
teve procura intensificada a partir dos anos 1930.
A Matemática do Ginásio
Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema
Wagner Rodrigues
Valente (Org.)
Este
CD-ROM fornece subsídios para a análise histórica da disciplina
Matemática. Em particular, da matemática que hoje é ensinada
de 5ª à 8ª séries do atual ensino básico. Essa
matemática tem origem escolar no Brasil a partir dos anos 1930, quando
é criado o Curso Fundamental que, na década de 1940, irá
transformar-se no ginásio, chegando até nossos dias como terceiro
e quarto ciclos do ensino fundamental.
O material permite ao usuário
estar em contato, virtualmente, com vários livros didáticos de matemática
mais utilizados nas escolas brasileiras no período 1930-1950, época
em que a educação brasileira esteve sob a égide das primeiras
grandes reformas nacionais.
A partir de uma análise dessas obras para
o ensino, é possível compreender como nasceu, transformou-se e ficou
estabilizada a Matemática do Ginásio – nome que a pesquisa
deu para a matemática ensinada posteriormente às quatro primeiras
séries do ensino fundamental e antes do ensino médio atual.
A
chamada Reforma Francisco Campos constituiu-se na primeira iniciativa de organização
nacional da educação brasileira. Através de seu conjunto
de decretos ficaram sistematizados diferentes graus e etapas de ensino, dentre
eles, o Ensino Secundário. Nível intermediário entre o antigo
primário e o ensino superior, tal grau, hoje, compreenderia a escolaridade
de 5ª. série do Ensino Fundamental até 3ª. série
do Ensino Médio. Em 1942, a reforma que ficou conhecida como Reforma
Capanema deu nova organização ao Ensino Secundário, criando
o ginásio de quatro anos e os cursos clássico e científico
de três anos. É possível dizer que a disciplina escolar
Matemática foi instituída nacionalmente pela Reforma Francisco Campos.
A Reforma Capanema deu à nova disciplina outras feições.
Segue a cada uma dessas reformas nacionais a publicação de levas
de livros didáticos que se dizem em consonância com as determinações
legais. O estudo histórico das disciplinas escolares, portadoras
dos saberes ensinados nas escolas, permite compreender que elas nascem, transformam-se,
passam por períodos de estabilidade e podem até virem a desaparecer. A
análise de livros didáticos dos anos 1930 e 1940 representa uma
possibilidade de estudar uma etapa histórica importante para o desenvolvimento
da matemática escolar no Brasil. Como teriam os livros didáticos
interpretado as determinações das reformas? Como ficou modificada
a matemática escolar de uma reforma para outra? Como se desenvolveu a disciplina
Matemática em tempos da Era Vargas? O material deste CD-ROM tem a finalidade
de contribuir para dar respostas às essas questões. “Livros
didáticos de matemática e as Reformas Campos e Capanema” é
resultado do trabalho do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da
Educação Matemática no Brasil, coordenado pelo professor
Wagner Rodrigues Valente, e sediado no Programa de Estudos Pós-Graduados
em Educação Matemática da PUC-SP
Arquivo Escolar do Colégio Pedro II
Coletânea de Documentos
Este
material constitui um dos produtos do projeto “Estudos históricos
sobre Educação Matemática no Brasil, 1950-2000”, desenvolvido
pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas de História da Educação
Matemática no Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente
e com financiamento do CNPq. Nele encontram-se digitalizados documentos da instituição-modelo
para o ensino secundário brasileiro, criada em 1837.
Percorrendo
o arquivo morto do Colégio, foi possível ao GHEMAT, reunir neste
trabalho, documentos virtuais para pesquisas da educação no Brasil.
Arquivos de aço, pastas e prateleiras do Colégio guardam documentos,
ainda não classificados pela Instituição, que incluem Atas
da Congregação do Colégio, provas de concursos às
cátedras e um sem número de materiais importantes para a história
escolar brasileira. Em particular, boa parte da documentação digitalizada
está relacionada à educação matemática.
Assim, é possível acompanhar, pelos documentos: a criação
da disciplina escolar Matemática no Brasil; o trajeto profissional de professores
como Euclides Roxo, Júlio César de Mello e Souza – o Malba
Tahan, dentre outros; os debates sobre o positivismo, travados entre os membros
da Congregação; as provas de Matemática e de Desenho, dos
concursos de professores; a trajetória da profissionalização
do professor de Matemática, desde um tempo onde não existiam as
faculdades de filosofia até décadas depois de sua criação;
além de vários papéis digitalizados que incluem cartas, recursos
às decisões da Congregação, estudos sobre uniformes
escolares etc.
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