Projeto:
A MATEMÁTICA ESCOLAR DO COLÉGIO EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA.
Coordenação Wagner Rodrigues Valente

Financiamento:
CNPq.

Situação:
Projeto em fase de desenvolvimento

Extrato do projeto:
Este projeto de pesquisa investiga a história da educação matemática no Brasil. Seu foco restringe-se ao ensino colegial e às décadas de 1960-80, época em que se redefine a matemática escolar a ser ensinada nesse nível escolar, atual Ensino Médio.

A investigação considera como ferramentas teóricas e metodológicas os aportes da história cultural, particularmente as contribuições da história das disciplinas escolares. O projeto toma como fontes de pesquisa os documentos encontrados em arquivos escolares, arquivos pessoais de professores de matemática e arquivos de editoras.

O trabalho utiliza, ainda, livros didáticos, legislação educacional e depoimentos de professores e autores de
obras didáticas do período. A pesquisa procura responder à seguinte questão central: como foi reorganizada a matemática escolar para ser ensinada no segundo ciclo do curso secundário, com o advento do chamado Movimento da Matemática Moderna?

Para tal, a proposta está articulada em seis subprojetos de pesquisa envolvendo um doutorado,três mestrados e um trabalho de iniciação científica. Como produções associadas ao projeto, servindo como guias de fontes para a pesquisa, estão previstas: a elaboração de uma base de dados de livros didáticos, a organização do Arquivo Pessoal Scipione Di Pierro Netto, a publicação do Inventário Sumário desse Arquivo e a coleta de gravações digitais de memórias de professores e autores que vivenciaram o tempo do MMM.

WebDesign
Paulo Alves de Lima

 

Produção Científica - Sobre o GHEMAT - Projetos de Pesquisa - Arquivos Pessoais de Educadores Matemáticos
Arquivos Escolares - Livros Didáticos / Base de Dados - Seminários, Entrevistas, Fotografias e Filmes - Livros e CD-ROMs
Pesquisadores - Contatos - Mapa do Site - About this site