Projeto:
A MATEMÁTICA ESCOLAR DO COLÉGIO EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA
MODERNA. Coordenação Wagner Rodrigues Valente
Financiamento: CNPq.
Situação: Projeto
em fase de desenvolvimento Extrato do
projeto:
Este projeto de pesquisa investiga a história da educação
matemática no Brasil. Seu foco restringe-se ao ensino colegial e às
décadas de 1960-80, época em que se redefine a matemática
escolar a ser ensinada nesse nível escolar, atual Ensino Médio.
A investigação considera como ferramentas teóricas e metodológicas
os aportes da história cultural, particularmente as contribuições
da
história das disciplinas escolares. O projeto toma como fontes de pesquisa
os
documentos encontrados em arquivos escolares, arquivos pessoais de professores de
matemática e arquivos de editoras.
O trabalho utiliza, ainda, livros didáticos,
legislação educacional e depoimentos de professores e autores de
obras
didáticas do período. A pesquisa procura responder à seguinte
questão central: como foi reorganizada a matemática escolar para
ser ensinada no segundo ciclo do curso secundário, com o advento do
chamado Movimento da
Matemática Moderna?
Para tal, a proposta está
articulada em seis subprojetos de
pesquisa envolvendo um doutorado,três
mestrados e um trabalho de iniciação
científica. Como
produções associadas ao projeto, servindo como guias de fontes para
a pesquisa, estão previstas: a elaboração de uma base de
dados de livros
didáticos, a organização do Arquivo Pessoal
Scipione Di Pierro Netto, a
publicação do Inventário Sumário
desse Arquivo e a coleta de gravações digitais
de memórias
de professores e autores que vivenciaram o tempo do MMM.
|