Projeto:
A GEOMETRIA E O DESENHO NO ENSINO PRIMÁRIO PAULISTA: 1890-1930
Coordenação Maria Célia Leme da Silva
Financiamento: CNPq
Situação:
Projeto em fase de desenvolvimento
Extrato do projeto:
Os estudos da história da educação, que investigam o ensino primário brasileiro, têm revelado a necessidade de investigações específicas sobre cada uma das matérias do programa da escola primária. O presente projeto tem como objetivo analisar as relações entre os componentes curriculares - "geometria" e "desenho" - presentes no ensino primário paulista no período de 1890 a 1930. Trata-se de um estudo guiado pela
seguinte questão de fundo: como esses dois saberes são introduzidos e
incorporados ao currículo da educação primária?
O período em questão compreende os anos iniciais da República, que introduz uma nova proposta para o ensino primário, os chamados Grupos Escolares, criados no Estado de São Paulo, no ano de 1893. O projeto será desenvolvido no âmbito do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática e apóia-se no ferramental metodológico dos historiadores da educação, tendo Michel de Certeau, André Chervel e Dominique Julia como referenciais teóricos da investigação. Norteado pela questão de fundo, pretende-se responder, especificamente, às questões:
Quais as relações entre a "geometria" e o "desenho" nesse novo modelo de ensino primário conduzido pelos Grupos Escolares?
Quais as finalidades que justificam e legitimam a presença e incorporação das matérias de "desenho" e de "geometria" nesse contexto?
Como a cultura escolar modifica as diretrizes da legislação escolar, em termos desses saberes? As hipóteses iniciais indicam que o "desenho" e a "geometria" mantêm uma relação estreita no seu processo de "disciplinarização" na cultura escolar. |