Projeto:
ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL, 1950-2000.

Coordenação Wagner Rodrigues Valente

Financiamento:
CNPq – Edital Universal

Situação:
Projeto encerrado.

Extrato do projeto:
O projeto intenta analisar historicamente o percurso da educação matemática no Brasil, dos anos 1950 até o final do século XX, a partir da trajetória do matemático e educador brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Personagem de reconhecimento internacional, D’Ambrosio representa, para o período em questão, uma figura emblemática para compreensão das primeiras décadas de funcionamento das Faculdades de Filosofia, formadoras de professores de Matemática; dos anos que antecedem o Movimento da Matemática Moderna; do período de vigência desse movimento no Brasil, das relações que matemáticos brasileiros estabelecem com os rumos do ensino de Matemática em nosso país e de uma proposta originalmente brasileira para educação matemática.

O estudo considerará, também, como fontes primárias para a pesquisa, além dos subsídios fornecidos pelo professor Ubiratan D’Ambrosio, como documentos pessoais, relatos, produção didático-científica, dentre outros, os arquivos escolares do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; os da Escola Estadual de São Paulo, primeiro ginásio oficial da capital paulista; e os do MAST- Museu de Astronomia e Ciências Afins, RJ, que abriga documentos de destacados matemáticos brasileiros.

Assim, é objetivo deste projeto analisar historicamente o percurso da educação matemática no Brasil, dos anos 1950 até o final do século XX, a partir da trajetória do matemático e educador brasileiro Ubiratan D’Ambrosio.

Como metas do projeto, incluem-se:
a organização dos documentos de Ubiratan D’Ambrosio com vistas à sua transformação em fontes de pesquisa.

a elaboração de um inventário de documentos localizados nos arquivos escolares do Colégio Pedro II e Escola Estadual de São Paulo para constituição de um guia de fontes para estudo da trajetória histórica de profissionalização do professor de Matemática no Brasil.

o desenvolvimento de sub-projetos integrados em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica, junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, compondo o projeto maior de estudo histórico da trajetória da Educação Matemática, na segunda metade do século XX, no Brasil.

WebDesign
Paulo Alves de Lima

 

Produção Científica - Sobre o GHEMAT - Projetos de Pesquisa - Arquivos Pessoais de Educadores Matemáticos
Arquivos Escolares - Livros Didáticos / Base de Dados - Seminários, Entrevistas, Fotografias e Filmes - Livros e CD-ROMs
Pesquisadores - Contatos - Mapa do Site - About this site