Projeto:
ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
NO BRASIL, 1950-2000. Coordenação Wagner Rodrigues Valente
Financiamento: CNPq –
Edital Universal Situação:
Projeto encerrado. Extrato
do projeto: O projeto intenta analisar historicamente o percurso da
educação matemática no Brasil, dos anos 1950 até o
final do século XX, a partir da trajetória do matemático
e educador brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Personagem de reconhecimento
internacional, D’Ambrosio representa, para o período em questão,
uma figura emblemática para compreensão das primeiras décadas
de funcionamento das Faculdades de Filosofia, formadoras de professores de Matemática;
dos anos que antecedem o Movimento da Matemática Moderna; do período
de vigência desse movimento no Brasil, das relações que matemáticos
brasileiros estabelecem com os rumos do ensino de Matemática em nosso país
e de uma proposta originalmente brasileira para educação matemática.
O estudo considerará, também, como fontes primárias
para a pesquisa, além dos subsídios fornecidos pelo professor Ubiratan
D’Ambrosio, como documentos pessoais, relatos, produção didático-científica,
dentre outros, os arquivos escolares do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro;
os da Escola Estadual de São Paulo, primeiro ginásio oficial da
capital paulista; e os do MAST- Museu de Astronomia e Ciências Afins, RJ,
que abriga documentos de destacados matemáticos brasileiros. Assim,
é objetivo deste projeto analisar historicamente o percurso da educação
matemática no Brasil, dos anos 1950 até o final do século
XX, a partir da trajetória do matemático e educador brasileiro Ubiratan
D’Ambrosio. Como metas do projeto, incluem-se: a organização
dos documentos de Ubiratan D’Ambrosio com vistas à sua transformação
em fontes de pesquisa. a elaboração de um inventário
de documentos localizados nos arquivos escolares do Colégio Pedro II e
Escola Estadual de São Paulo para constituição de um guia
de fontes para estudo da trajetória histórica de profissionalização
do professor de Matemática no Brasil.
o desenvolvimento de sub-projetos
integrados em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica,
junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
da PUC-SP, compondo o projeto maior de estudo histórico da trajetória
da Educação Matemática, na segunda metade do século
XX, no Brasil. |