Projeto:
UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL,
1920-1960. Financiamento:
FAPESP – Auxílio Regular à Pesquisa Situação:
Projeto encerrado. Extrato do projeto:
A escrita da história da matemática e das ciências,
ensinadas no ensino fundamental e médio, isto é, a história
dos ensinos elementares desses saberes, só muito recentemente vem ganhando
importância como uma das formas da história das ciências. O
movimento que revolucionou a escrita da história nos anos 1920, representado
pela Escola dos Annales, de certo modo, contaminou a historiografia das ciências
a partir dos anos 70, produzindo uma Nova História das Ciências.
É, justamente, para essa nova historiografia, que a história dos
saberes ensinados representa uma das formas de expressão das ciências,
uma de suas tecnologias literárias. O período tomado para
estudo (1930-60) justifica-se por estar compreendido entre o que podemos chamar
de matemática escolar clássica - com seus ramos bem constituídos
e separados (aritmética, álgebra, geometria, trigonometria) - e
o movimento da matemática moderna que teve início no Brasil nos
finais da década de 50. Época singular para estudo da reorganização
do saber escolar matemático no Brasil, os anos 20-60 situam-se historicamente
dentro do panorama de afirmação do currículo científico
face à decadência do ensino clássico, das humanidades clássicas.
Novas
finalidades para o ensino, novo currículo e matemática escolar nova
são os temas de uma etapa histórica que rompe com o modelo cultural
anterior acomodado às necessidades de uma sociedade agro-exportadora.
É objetivo principal deste Projeto é escrever a história
do percurso seguido pelo ensino de matemática no Brasil, no período
compreendido entre o primeiro movimento de modernização desse ensino
e o chamado movimento da matemática moderna. Noutros termos, a pesquisa
busca produzir uma história da matemática escolar situada entre
a crítica ao formalismo clássico e a sua adesão à
axiomática moderna. |