Projeto:
UMA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL, 1730-1930.
Coordenação Wagner Rodrigues Valente
Financiamento: CNPq (bolsa
sanduíche no INRP – Institut National de Recherche Pédagogique
de Paris). Situação:
Projeto encerrado Extrato do projeto:
O projeto tem como objetivo investigar as origens e desenvolvimento da
matemática escolar e produzir uma história do caminho que tomou
a escolarização no Brasil de um saber de origem tão antiga
quanto o próprio homem.
Assim, a pesquisa intenta produzir uma história
da matemática escolar. Mais especificamente, uma história de como
se constituiu a matemática escolar no Brasil. E ainda é preciso
ajuntar que se trata da busca da matemática escolar clássica, também
chamada tradicional.
A primeira matemática a ser ensinada. Quais explicações
podemos dar hoje para o que ensinamos como matemática nas escolas? Qual
a origem escolar e que desenvolvimento tiveram os diversos conteúdos que
hoje ensinamos? São perguntas que o projeto pretende responder.
A história a ser escrita busca rastrear a trajetória da constituição
da matemática escolar enquanto um conjunto organizado de conteúdos
para o ensino elementar da Matemática no Brasil. Trata-se esse conjunto
de teoria escolar. As principais fontes de pesquisa serão os livros didáticos.
Os livros didáticos como um lugar privilegiado da matemática escolar.
Tem-se claro que os livros para ensino da matemática não se
explicam por si próprios - o que vale, acredita-se, para qualquer livro
- que há sempre necessidade de pesquisar suas origens, o meio onde foram
produzidos, o destino a que estavam reservados inicialmente e o que ocorreu ao
longo de sua utilização dentre outras tarefas.
Desse modo, com uma
amostra significativa de livros didáticos de matemática utilizados
nas escolas no período do projeto, deseja-se investigar o nascimento e
consolidação dos conteúdos escolares matemáticos para
o ensino elementar. |
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