PLANO DE GESTÃO PARA O USO DA PLATAFORMA DE MICROARRAY


Considerando o vasto potencial de aplicação da tecnologia de microarray bem como o alto investimento envolvido com aquisição, instalação e manutenção desta plataforma, este projeto multiusuários visa estabelecer uma política interdisciplinar, disponibilizando a plataforma para pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo. O campus de Diadema da Universidade Federal de São Paulo foi, desde seu início, pensado como uma estrutura interdisciplinar para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial, visando atender as demandas regionais e nacionais. A instalação da plataforma de microarray neste campus beneficia os pesquisadores desta instituição, assim como também aqueles de outras IES do Estado de São Paulo. Diante disso, o objetivo desse plano de gestão é estruturar e normatizar o uso da Plataforma de Microarray, assegurando a gestão, a manutenção e o caráter multiusuário da mesma.




Equipamentos
Descrição Modelo
Agilent Microarray ScannerAgilent p/n G2565BA or G2565CA
Hybridization Chamber, stainlessAgilent p/n G2534A
Hybridization oven; temperature set at 65°CAgilent p/n G2545A
Hybridization oven rotator for Agilent Microarray Hybridization ChambersAgilent p/n G2530-60029
Magnetic stir bar (×2)Corning p/n 401435
Magnetic stir plate (×2)Corning p/n 6795-410
Slide-staining dish, with slide rack (×3)Thermo Shandon p/n 121
Programas
Agilent’s Scan Control software
Feature Extraction software 9.5
GeneSpring GX 10.0



Esta plataforma foi adquirida com verba do Programa Multiusuário FAPESP (Processo número 09/53955-2) para a aquisição de equipamentos que possam ser empregados por vários usuários. Todos os pesquisadores, desta e de outras Instituições do Estado de São Paulo, que desejarem realizar experimentos nesta plataforma, terão acesso irrestrito a mesma. Pesquisadores de outros Estados poderão utilizar uma vez estabelecida colaboração com um pesquisador do Estado de São Paulo. Para utilizar a plataforma é necessário o preenchimento de um formulário de cadastramento com os dados do solicitante e anexar o projeto de pesquisa, apresentação do parecer da Comissão de Ética da Instituição onde o estudo estiver sendo realizado e agendamento prévio para uso do aparelho. Esta documentação será submetida à Comissão de Gerenciamento da Plataforma para avaliação. Todos devem agendar o uso e preencher o formulário de cadastramento.




Este equipamento foi concedido para uso em pesquisa científica sem viés comercial. O uso para fins comerciais ou potencialmente comerciais deve ser autorizado pela FAPESP e haverá custos para uso do equipamento.




Para utilizar o equipamento será necessário realizar o cadastramento online e entrar em contato com o técnico responsável (Wilson Dias Segura) por email (microarray.unifesp@gmail.com) para realizar agendamento.




Não será cobrada taxa para o uso do equipamento para pesquisa. O pesquisador será responsável pelos gastos inerentes ao experimento (Ex: reagentes, material de consumo em geral, etc.). Espera-se fortemente que o pesquisador usuário se prontifique a arcar com custos eventuais de manutenção bem como reagentes que se prestam ao funcionamento do equipamento.




A operação do equipamento será feita pelo técnico responsável de acordo com as determinações do Edital EMU FAPESP. Entretanto, o pesquisador requisitante ou seu representante deverá acompanhar todo o processamento das amostras durante a execução do experimento, sendo o mesmo responsável por eventuais problemas.




i) Coordenar e supervisionar a agenda para uso do equipamento.
ii) Facilitar a utilização pelos usuários autorizados.
iii) Programar e operar o instrumento durante a condução do experimento
iv) Manter as instalações em condições de limpeza adequadas às necessidades do equipamento e execução da técnica.
v) Manter as condições de aferição e calibração do equipamento de acordo com as instruções do fabricante.
vi) Preparo de soluções para a realização do experimento.
vii) Executar os experimentos agendados com o acompanhamento do pesquisador solicitante.




i) Providenciar todos reagentes, kits e soluções necessárias para realização do experimento.
ii) Respeitar os horários de agendamento.
iii) Estar presente durante a execução do experimento e se responsabilizar por eventuais problemas técnicos.