Áreas de Pesquisa - Campus Diadema

Professor Responsável: Viktor Oswaldo Cárdenas Concha

Professor Responsável: Denise Maria Fortes Villas Bôas Saleh

A implantação do ensino fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Diadema

O Projeto tem como objetivo descrever e analisar a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, na rede municipal de ensino de Diadema. Pretende-se pesquisar as eventuais alterações na acomodação da demanda escolar, bem como as orientações pedagógicas, administrativas e financeiras realizadas pela rede de ensino em relação às alterações impostas pela nova legislação educacional. Serão coletadas e analisadas as opiniões de gestores, professores, pais, alunos, membros do Conselho de Escola, representantes da Secretaria de Educação e do sindicato sobre o ensino fundamental de nove anos.

Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica

A pesquisa examina o impacto decorrente do Fundeb sobre os salários e os planos de carreira dos professores das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. A investigação pretende articular dados quantitativos e qualitativos referentes aos salários e aos planos de carreira dos professores e às condições de trabalho nas redes públicas de ensino. A pesquisa compreenderá o período entre 1995 e 2010. Serão incluídos dados relativos aos dois últimos anos do Fundef (1995 e 1996) e os primeiros anos de vigência do Fundeb e de implantação do PSPN (2007 a 2010), o que permitirá uma análise comparativa dessas duas políticas de financiamento da educação.

Professor Responsável: Márcia Aparecida Jacomini

A injúria pulmonar aguda/síndrome respiratória aguda associada à malária

A malária é uma doença parasitária grave responsável por mais de 300 milhões de casos e um milhão de mortes ao ano. A injúria pulmonar aguda/síndrome respiratória aguda (ALI/ARDS, sigla proveniente do inglês) associada à malária contribui para a alta mortalidade. Nosso objetivo é elucidar diferentes aspectos da relação parasita-hospedeiro da ALI/ARDS associada à malária em modelos murinos, tais como as respostas imune inata e adquirida, bem como identificar biomarcadores com potencial importância para um diagnóstico precoce e um prognóstico preciso associada a esta síndrome.

Professor Responsável: Sabrina Epiphanio

Adsorção de metais pesados por turfas

descontaminação de efluentes líquidos por processos de adsorção utilizando substâncias primas minerais (turfas)

Recuperação de Áreas Degradadas

utilização de matérias primas minerais (turfas) na recuperação de solos degradados por atividades diversas

Professor Responsável: José Guilherme Franchi

Análise citogenética em Arthropoda

As análises citogenéticas realizadas em diferentes grupos de Arthropoda têm como objetivo estabelecer os mecanismos responsáveis pela evolução cromossômica, variabilidade cariotípica intraespecífica ou interespecífica, origem e diferenciação dos sistemas cromossômicos sexuais. Para tal, os cromossomos mitóticos e meióticos tem sido investigados, utilizando metodologias citogenéticas clássicas, moleculares e ultraestruturais.

Professor Responsável: Marielle Cristina Schneider

Análise, controle, modelagem e otimização de processos químicos

Nesta área são realizados trabalhos que contemplam a obtenção de modelos matemáticos de processos químicos e a utilização destes modelos na análise, síntese, intensificação e controle dos processos visando o desenvolvimento de processos químicos mais produtivos e eficientes.

Professor Responsável: Jones Erni Schmitz

Análises Clínicas

Avaliação do processo fisiopatológico da aterosclerose em indivíduos com fatores de risco para doenças cardiovasculares através do uso e desenvolvimento de novos biomarcadores relacionados ao processo inflamatório e de estresse oxidativo, com atenção especial para a fração LDL

Professor Responsável: Edimar Cristiano Pereira

Área: Física das Partículas Elementares; Sub Área: Física de Hadrons

Os hádrons, partículas que interagem através da força forte, são estados confinados de quarks e glúons (por ex: prótons, neutron, píons, etc...). A física hadrônica, na interface entre a física nuclear e a física de partículas, é uma área interdisciplinar que estudas as interações os hadrons e a estrutura hadrônica, utilizando como ferramenta fundamental a teoria chamada cromodinâmica quântica (QCD).

Professor Responsável: Fabiana Carvalho

Arquitetura Nuclear de Neurônios Quimiosensorias

A cromatina e as diversas proteínas nucleares tem uma organização específica no núcleo de cada tipo celular. Essa organização, a arquitetura nuclear, tem um papel importante na expressão gênica das células. Os genes de receptores olfatórios e a heterocromatina tem uma distribuição peculiar no núcleo de neurônios olfatórios, e essa distribuição é crucial para a expressão monoalélica e monogênica desses genes. O nosso objetivo é compreender como a arquitetura nuclear de neurônios olfatórios e neurônios vomeronasais está relacionada com a expressão monoalélica e monogênica de genes de receptores olfatórios e vomeronasais.

Professor Responsável: Lúcia Maria Armelin Correa

ARTE, AÇÃO & ENSINO: ENTRELAÇANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Desenvolver estudos que viabilizem a reflexão do processo da educação sócio ambiental de forma articulada ao ensino de Química, por meio de elementos que favoreçam uma percepção sobre meio ambiente, incluindo aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, éticos, entre outros.

Professor Responsável: Luciana Aparecida Farias

Aspectos celulares e moleculares induzidos por diferentes estresses em gametas e embriões

A gametogênese e o desenvolvimento embrionário são processos dinâmicos que envolvem a proliferação, diferenciação e morte celular. A exposição do gameta e do embrião a fatores de estresse pode causar alterações celulares e moleculares culminando com a ativação da cascata de apoptose. Os objetivos desta linha de pesquisa são:1-caracterizar as alterações induzidas por estresse em oócitos e embriões; 2-utilizar ferramentas analíticas para quantificaçãode espécies reativas de oxigênio, expressão gênica e protéicaem larga escala em gametas e embriões e 3-avaliar o efeito termoprotetor de fatores de crescimento neste contexto.

Interação materno-embrionária

As interações entre o concepto e o trato reprodutivo são as bases para o desenvolvimento embrionário e para a implantação. Este diálogo é mediado por sinais regulatórios tais como fatores de crescimento e citoquinas. As citoquinas estão envolvidas em uma variedade de eventos reprodutivos agindo como mediadores da comunicação intercelular. Os objetivos desta linha de pesquisa sãodeterminar o papel e a localização in situ de fatores de crescimento e citocinas secretadas pelo trato reprodutivo materno e pelo embrião.

Professor Responsável: Fabíola Freitas de Paula Lopes

Assistência Farmacêutica

Farmácia Clínica. Atenção Farmacêutica. Estudo de utilização de medicamentos. Interações Medicamentosas e Reações Adversas a Medicamentos (RAM).

Professor Responsável: Antonio Tavora de Albuquerque Silva

Assistência Farmacêutica no SUS

Não informado

Atenção Farmacêutica em Geriatria

Não informado

Professor Responsável: Daniela Oliveira de Melo

Astrofísica

Síntese espectral LTE/NLTE, transferência radiativa em envelopes circunstelares, simulação de efeitos de obscurecimento gravitacional, determinação da velocidade de rotação estelar por transformada de Fourier, determinação de abundância química em estrelas quentes, sismologia estelar e determinação de parâmetros cinemáticos de estrelas na galáxia.

Interação da radiação com a matéria

Possui experiência em Física Médica, atuando no estudo de espalhamento de raios X, processos de interação da radiação com a matéria e simulações de Monte Carlo. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase na elaboração de objetos de aprendizagem de autoria hipermídia.

Professor Responsável: Ronaldo Savarino Levenhagen

Avaliação da atividade de extratos ou compostos isolados de plantas na via sinalização de insulina, no metabolismo de glicose e possíveis mecanismos

A resistência à insulina (RI) é componente essencial na fisiopatologia de doenças com alta prevalência na população, como obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). O controle rigoroso dos níveis glicêmicos é fundamental para a redução das alterações características do DM2, tanto microvasculares, como retinopatia e perda completa da visão, neuropatia, nefropatia e doença renal, quanto macrovasculares. Além disso, a popularidade da medicina alternativa ou complementar nos países desenvolvidos aumentou e o exato mecanismo de ação celular de muitos extratos e compostos naturais, ainda é obscuro.

Professor Responsável: Luciana Chagas Caperuto

Avaliação da interação de íon metálicos com moléculas de interesse ambiental e biológica utilizando

Este estudo visa avaliar a interação de íons metálicos com moléculas específicas, utilizando técnicas eletroquímicas, para entender se este processo interfere nas propriedades das espécies em solo, água e em meio biológico.

Professor Responsável: Eliana Maíra Valle

Avaliação da participação de linfócitos B-1 na leishmaniose experimental

A resposta imune para a leishmaniose é muito complexa e o resultado da infecção depende, entre outros fatores, da composição genética das várias espécies de Leishmania e da imunidade do hospedeiro. Evidências clínicas e experimentais sugerem que a ativação de células B leva a exacerbação da leishmaniose visceral e contribuem para a susceptibilidade a leishmaniose cutânea. Células B-1 são um subtipo de linfócitos B os quais seu papel na patogênese da leishmaniose ainda não foi estudado. Portanto, este estudo poderá contribuir, de forma significativa, para o melhor entendimento da compreensão da relação parasita-hospeiro neste grupo de doenças.

Professor Responsável: Patricia Xander Batista

Avaliação dos genes da via de biossíntese do triptofano no patógeno oportunista Cryptococcus neoformans quanto a sua aplicabilidade como alvo de droga

As micoses causadas por fungos oportunistas, como C. neoformans, são cada vez mais ameaçadoras devido ao aumento da população imunocomprometida. Os antifúngicos apresentam baixa toxicidade seletiva, pois a célula fúngica é mais parecida com a célula animal do que a célula procariótica, diminuindo a disponibilidade de alvos para o desenvolvimento de novas drogas antifúngicas. Assim, é necessário um esforço no sentido de ampliar a prospecção e validação de alvos, bem como a identificação de inibidores mais específicos. Os aminoácidos aromáticos são essenciais ao crescimento de qualquer organismo, mas são sintetizados somente pelos microrganismos, plantas, e parasitas. O objetivo deste trabalho é validar o uso dos genes envolvidos na síntese do triptofano como alvo de novos antifúngicos.

Estudos da diversidade microbiana do Parque Zoológico do Estado de São Paulo.

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) possui uma unidade de compostagem que processa todo o seu “lixo” orgânico produzindo biofertilizante para seu consumo e evitando deposição deste “lixo” em aterros sanitários. A dinâmica do processo de compostagem sugere a existência de uma microbiota com elevado potencial biotecnológico, uma vez que os microrganismos que toleram condições extremas constituem fontes para a identificação de biocatalisadores de aplicação industrial. O presente projeto tem como objetivo principal prospectar a biodiversidade microbiana existente no Zoológico em microbiotas tais como compostagem de material vegetal e solo da Mata Atlântica, água coletada do lago do zoológico, e de fezes do primata Alouatta caraya (bugio-preto) em cativeiro.

Professor Responsável: Renata Castiglioni Pascon

Bases biológicas do comportamento e processos adaptativos

Os estudos sobre as bases biológicas do comportamento incluem aqueles que analisam mudanças em circuitos neurais após interferências no ambiente natural e outros que enfatizam a modificação comportamental e/ou celular e molecular após o uso de drogas. Nosso laboratório tem como objetivo a análise das bases neurais da memória e da ansiedade e os processos adaptativos decorrentes do uso de drogas de origem vegetal. A utilização de modelos experimentais clássicos, que permitam relacionar os efeitos de drogas no sistema nervoso central, associada à análise dos eventos celulares e moleculares pode contribuir para o entendimento de circuitos neurais envolvidos na modulação do comportamento.

Professor Responsável: Suzete Maria Cerutti

Biodisponibilidade de metaloproteínas de Fe, Cu e Zn em amostras de castanhas

Objetivo deste projeto é realizar a especiação química de metaloproteínas de Cu, Fe e Zn em diferentes tipos de amostras de castanhas e avaliar a biodisponibilidade desses elementos usando extração sólido-líquido, cromatografia de exclusão por tamanho, eletroforese em gel e espectrometria de absorção atômica com atomização em forno de grafite como detector.

Desenvolvimento de estratégias analíticas para especiação química elementar em petróleo

Este projeto visa realizar a identificação, determinação e análise de especiação de elementos traço em petróleo e seus derivados utilizando a espectrometria de absorção atômica, a espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado juntamente com técnicas de separação e identificação molecular, tais como, a extração líquido/líquido, extração em fase sólida, a cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa.

Professor Responsável: Angerson Nogueira do Nascimento

Biogeografia, Evolução e Conservação de Anfíbios e Répteis

Compreender os padrões de distribuição atual e pretérita de anfíbios e répteis e os processos históricos e atuais que a limitam ou determinam, construir modelos preditivos de distribuição geográfica para diferentes cenários e indicar áreas e grupos filogenéticos prioritários para conservação.

Diversidade e Evolução de Anfíbios e Répteis

Compreender a biodiversidade em seus diferentes componentes e escalas de organização, detectar e descrever espécies novas, explorar a evolução de caracteres em diferentes contextos ecológicos, descrever a estrutura de taxocenoses de anfíbios e répteis Squamata e propor processos relacionados à sua organização.

Professor Responsável: Ricardo J. Sawaya

Bioinorgânica e Toxicologia Ambiental

Esta linhas de pesquisa visa entender as origens, o transporte, e o destinos de espécies metálicas, esuas potenciais misturas no meio ambiente e em meio fisiológico; contribuindo desta maneira paraesclarecimento dos mecanismos de neurotoxicidade e neurodegeneração induzidas por espéciesmetálicas, e as implicações desses eventos no desenvolvimento de doenças neurodegenrativas taiscomo Alzheimer e Parkinson.

Professor Responsável: Raúl Bonne Hernández

Biologia Celular e Molecular do Câncer

A áreas de pesquisas aborda a identificação e caracterização de ação de genes envolvidos na iniciação e progressão de câncer gástrico através de análises de presença de cepas patogências da bactéria Helicobacter pylori , Instabilidade de Microsatélites, metilação gênica e expressão gênica; Estudos de expressão de minigenes codificantes de peptidios em modelos de melanoma murino.

Professor Responsável: Nídia Alice Pinheiro

Biologia Evolutiva

Os meus interesses partem da biogeografia evolutiva, procurando primeiro compreender a distribuição geográfica de linhagens evolutivas (Filogeografia), e o seu contexto ecológico (Macroecologia: modelagem de nicho ecológico). Estes são apenas pontos de partida para examinar hipóteses sobre mecanismos evolutivos que expliquem como se origina a diversificação biológica.

Professor Responsável: João Miguel de Barros Alexandrino

Biologia, Comportamento e Controle de Cupins (Dictyoptera: Isoptera)

Nos ecossistemas naturais, os cupins ocupam a posição de consumidores primários, pois atuam na trituração, decomposição, humificação e mineralização de uma variedade de materiais celulósicos. Apesar da grande utilidade dos cupins em ambientes naturais, espécies do gênero Nasutitermes e Microcerotermes estão tornando-se pragas na região Sudeste, infestando áreas urbanas que expandiram sobre áreas de vegetação silvestre. A respeito destas espécies arborícolas, pouco se conhece sobre os fatores que regulam seu comportamento, divisão de trabalho e processos reprodutivos, sendo fundamental para o entendimento de aspectos bioecológicos dos Isoptera.

“Biologia e Controle de Cupins do Sul do Piauí”

O gênero Heterotermes é um cupim nativo que causa grande impacto negativo na economia do Brasil, principalmente, no cultivo de grandes culturas, como a cana-de-açúcar. Na região nordeste, a espécie H. sulcatus vem causando grandes prejuízos, principalmente, no cultivo do caju. Assim, o objetivo deste trabalho será estudar em condições laboratoriais e de campo, o controle desta espécie com o uso de iscas de papelão corrugado impregnadas com fungos entomopatogênicos. Os resultados deste trabalho poderão servir como subsídio para o desenvolvimento de uma isca, aplicada ao controle de cupins subterrâneos, em áreas agrícolas, a qual poderá evitar o despejo de inseticidas no contaminação do solo.

Professor Responsável: Fabiana Elaine Casarin dos Santos

Biomarcadores fluorescentes

Dentro desta área de atuação buscamos biomarcadores de doenças como o câncer e aterosclerose que facilitem o diagnóstico destas doenças em estágios iniciais. Os biomarcadores estudados são complexos de lantanídeos, porfirinas, entre outros.

Nanopartículas metálicas

Sintetizamos e caracterizamos e aplicamos nanopartículas metálicas produzidas por fotorredução. As nanopartículas produzidas apresentam baixa toxicidade e são utilizadas em diversas aplicações voltadas ao meio ambiente e saúde.

Professor Responsável: Lilia Coronato Courrol

Biopolímeros

Aplicação de biopolímeros na produção de membranas, filmes e micro ou nanopartículas para a aplicação em sistemas de liberação modificada de ativos (Drug Delivery). Desenvolvimento de processos de adsorção utilizando partículas biopoliméricas como adsorventes.

Professor Responsável: Classius Ferreira da Silva

Bioquímica de Plantas

Trabalho com estudos relacionados a Fisiologia Vegetal. Incluindo assuntos como: relacão Fonte Dreno, Frutificacão, crescimento e desenvolvimento vegetal e principalmente com Parede Celular Vegetal.

Professor Responsável: Aline Andreia Cavalari Corete

Bioquímica Marinha e Ecotoxicologia

Pesquisa voltada a identificação e estudo, a partir da quantificação, caracterização e verificação de possíveis alterações nos padrões de expressão, de diferentes biomarcadores bioquímicos indicativos de estresse e dano celular em organismos aquáticos exposto a diferentes estressores ambientais, em decorrência de exposições agudas e crônicas. Uma especial atenção é dada ao estudo de metaloproteínas e estresse oxidativo em peixes em associação ao desenvolvimento de neoplasias hepáticas.

Avaliação do efeito de contaminantes em organismos aquáticos bioindicadores

Objetiva-se a identificação de organismos aquáticos, em especial peixes, que possam atuar como bons indicadores ambientais de exposição a contaminantes orgânicos e inorgânicos, para a avaliação dos efeitos destes contaminantes nestes indivíduos a partir de uma abordagem histopatológica, genotóxica, bioquímica e somática. A avaliação ambiental do meio abiótico é feito de modo integrativo a tomada de dados bióticos.

Professor Responsável: Juliana de Souza Azevedo

Catálise aplicada à síntese estereosseletiva de moléculas

Esta área de pesquisa objetiva o estudo metodológico de reações de formação de ligação carbono-carbono mediadas por catalisadores. Almejamos o desenvolvimento de um procedimento reacional eficiente, estereosseletivo e ambientalmente limpo.

Desenvolvimento de metodologias sintéticas e aplicação na síntese total de compostos biologicamente ativos

Esta área de pesquisa visa o desenvolvimento de rotas sintéticas eficientes para a síntese total de produtos naturais com atividade biológica relevante

Professor Responsável: Andrea Maria Aguilar

Catálise aplicada à síntese estereosseletiva de moléculas

O objetivo desta linha de pesquisa é a aplicação da organocatálise e biocatálise no desenvolvimento de novas reações. Com este tipo de catálise, pretende-se desenvolver metodologias eficientes e estereosseletivas, que poderão ser aplicadas na síntese assimétrica de produtos com atividade biológica destacada

Estudos Visando à Aplicação da Biocatálise em Síntese de Moléculas Bioativas

Neste projeto pretendemos ampliar os estudos de biocatálise para aplicação em síntese de moléculas com atividade biológica de interesse. O foco principal de investigação desta proposta são as reações biocatalisadas de resolução cinética enzimática de alcoóis secundários e as reações de biorreduções de cetonas, ambas podem ser mediadas por enzimas isoladas ou por células inteiras de micro-organismos e pretendemos explorar as duas possibilidades em nossos estudos. A utilização de solventes alternativos menos poluentes e/ou mais eficazes para este tipo de reação, como os líquidos iônicos, também será investigada. A biocatálise tem se destacado por ser uma metodologia robusta na obtenção de moléculas com altos excessos enantioméricos, além de ser uma estratégia sintética ambientalmente favorável, uma vez que vários princípios da química verde são contemplados neste tipo de reação, como economia de energia, baixa toxicidade dos reagentes, possibilidade de utilização de solventes pouco polue

Professor Responsável: Graziela Gallego Bianco

Catálise Heterogênea e Reatores Químicos

Estudo de preparação e caracterização de catalisadores óxidos e metálicos e tipo perovskitas para produção de hidrogênio a partir de reações de reforma, oxidação parcial, reforma seca e reforma oxidativa do metano e do etanol.

Professor Responsável: Sania Maria de Lima

Ciência dos Materiais/Crescimento de Cristais

Obtenção de monocristais de fluoretos para aplicações ópticas. Síntese, purificação e cresimento de fluoretos pelas técnicas hidrofluorinação, zone melting e micro-pulling-down. Verificar as propriedades quimicas, opticas e estruturas de monocristais como meio laser ativo. principais técnicas: Fluorescência de Raios-X (EDX/EDS), Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Espectroscopia de absorção/emissão no IR, Espectroscopia Raman, Termoanálise (TG/DTA/DSC).

Engenharia Biomédica/Espectroscopia óptica aplicada ao diagnóstico de tecidos biológicos

Desenvolvimento de metodos diagnosticos por meio de espectroscopia optica e tratamento estatistico de dados em tecidos biologicos duros. Caracterizacao quimica mineral de tecidos biologicos duros, por tecnicas nao-destrutivas, para acompanhamento de processos de desmineralizacao, remineralizacao e formacao ossea.

Professor Responsável: Ana Maria do Espírito Santo

Ciências da Saúde

Qualidade de vida relacionada à saúde oral, patofisiologia do sistema estomatognático, marcadores salivares.

Professor Responsável: Paula Midori Castelo

Colesterol e Derivados envolvidos com lesões em sistema biológico

O colesterol é essencial para a manutenção das membranas celulares, responsável por manter a estrutura, fluidez, estabilidade e permeabilidade de íons nas membranas no sistema biológico. Condições de extresse oxidativo e processos inflamatórios são fatores de risco que favorem a formação de oxisteróis que são prejudiciais ao sistema biológico. Nossa pesquisa está voltado em identificar oxisteróis potencialmente bioativos no sistema biológico utilizando técnicas espectroscópicas de RMN e HPLC/MS. Modelos in vitro são aplicados e desenvolvidos para estudar o envolvimento destes oxisteróis em sistema biológico.

Estudo de complexos de inclusão com ciclodextrinas

Nesta

Professor Responsável: Miriam Uemi

Comportamento e remediação de contaminantes orgânicos em solos e águas subterrâneas

Compostos orgânicos são uma das principais classes de contaminantes do meio ambiente subterrâneo, sendo uma grande ameaça à qualidade da água subterrânea. Essa linha de pesquisa busca caracterizar os processos que controlam o transporte e comportamento desses compostos, enfatizando o seu comportamento em solos tropicais. Além disso, busca-se desenvolver e avaliar tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas. Para isso, são utilizados modelos numéricos, testes de laboratório e de campo.

Professor Responsável: Juliana Gardenalli de Freitas

Conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico

A pesquisa é focada em como as populações rurais podem contribuir para a conservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, serem incluídas socialmente e desenvolverem-se economicamente.

Professor Responsável: Rosangela Calado da Costa

Controle de processos sujeitos a incertezas

O controle preditivo de processos químicos alcançou amplo sucesso nas últimas décadas ao considerar a situação de modelo perfeito. Quando incertezas são incluídas no modelo, surgem problemas como excessivo tempo de processamento e conservadorismo desnecessário. Através desta linha de pesquisa, busca-se considerar informação probabilística a respeito dos distúrbios para projetar controladores com performance satisfatória e esforço computacional razoável para aplicações em tempo real.

Otimização da produção e de cadeias logísticas de bioprocessos

Técnicas de otimização para planejamento e sequenciamento de produção (planning e scheduling) podem ser empregadas para aumentar a eficiência de um processo através do uso mais racional dos recursos disponíveis. No caso da indústria de bioprocessos, biorrefinarias e bioenergia, a literatura de otimização ainda está mais voltada para o projeto eficiente das unidades do que para sua operação eficiente, por isso existe a possibilidade de novas contribuições significativas na área.

Professor Responsável: Bruno Faccini Santoro

Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico e Cultura Celular Animal

Avaliação de citotoxicidade de substâncias naturais e sintéticas para determinação da IC50, IC10 e pré-determinação da DL 50. Avaliar a inocuidade e segurança de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde utilizando cultura celular. Cultivo de queratinócitos e fibroblastos para a testar produtos tópicos. Validação de metodologia.Existe hoje uma constante necessidade por novos produtos que atuem no tratamento de feridas e escaras. A papaína é uma enzima proteolítica muito utilizada em dermatologia como agente no tratamento de feridas e escaras e como promotor de absorção cutâneo.. O principal objetivo desta pesquisa é encontrar formas de estabilizar a papaína visando o desenvolvimento d

Professor Responsável: Patricia Santos Lopes

Controle de qualidade físico-químico de medicamentos e cosméticos

Avaliação de medicamentos, desenvolvimento de meios de dissolução/perfil de dissolução; desenvolvimento e validação de métodos analíticos por cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia à gás; estudo de pré-formulação interação ativos-excipientes com aplicação em análise térmica e espectrometria de massas; estudo e caracterização de polimorfismo em fármacos; caracterização de substâncias químicas de referência.

Preparação de fases estacionárias

Preparação, caracterização e aplicação de fases estacionárias n na separação cromatográfica de

Professor Responsável: Paulo Cesar Pires Rosa

Cosmetologia e Medicamentos dermatológicos

Produzir conhecimento na área de produtos cosméticos e farmacêuticos, de uso tópico.

Professor Responsável: Gislaine Ricci Leonardi

Cosmologia Quântica

Desenvolvo pesquisas em modelos não-singulares de Cosmologia Quântica na interpretação de Bohm-de Broglie.

Cosmologia Clássica

Desenvolvo pesquisas em modelos Inflacionários não-canônicos (DBI e k-Inflação), e modelos alternativos (Taquiacústico). Também estudo os aspectos teóricos da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas e de Fundos Estocáticos de Ondas Gravitacionais Primordiais, principalmente em cosmologias alternativas.

Professor Responsável: Dennis Fernandes Alves Bessada

Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos Nanoestruturados

Pesquisa na área de desenvolvimento de materiais inorgânicos: síntese e desenvolvimento de materiais cerâmicos puros, dopados e híbridos, com dimensões nanométricas na forma de pós e filmes finos. Estudo das propriedades fotoluminescentes e catalíticas.

Síntese de Materiais Inorgânicos

síntese e caracterização de complexos de coordenação com ligantes polidentados e estudo das propriedades ópticas e catalíticas em sistemas homogêneos e heterogêneos.

Professor Responsável: Ana Paula de Azevedo Marques

Desenvolvimento de moléculas luminescentes para a aplicação em fluoróforos e filmes eletroluminescentes.

Esta linha visa a síntese de moléculas com foco em sistema fluorescentes ou fosforescentes, com aplicações em dispositivos emissores de luz (OLEDs) ou compostos emissores utilizados como sensores fluorescentes na captação e/ou ligação de metais nocivos (ou moléculas) ao ambiente (ex.: Hg2+).

Desenvolvimento de sistemas supramoleculares, orgânicos e inorgânicos, para o uso como sensores iônicos.

Esta linha trabalha com compostos coordenantes a metais com foco ambiental ou de valor estratégico e visa o estudo da transposição de íons metálicos monitorados por mudança de pH ou por mudanças estruturais e eletrônicos. Esses sistemas almejam a compreensão de funções moleculares, tais como reconhecimento, transporte de íons, transferência de sinal, entre outras, que são precisamente reguladas pelas mudanças estruturais, provocadas por troca de informação a nível molecular. Os resultados obtidos possuem especial interesse na aplicação em materiais moleculares, como sensores iônicos.

Professor Responsável: Izilda Aparecida Bagatin

Desenvolvimento de processos catalíticos e de adsorção Descrição da área de pesquisa

Atua na área de catálise heterogênea e processos de adsorção, com ênfase nas sínteses de materiais zeolíticos, modificação de peneiras moleculares em gerais, desenvolvimento de novos métodos de síntese e caracterização de materiais. Aplicação de sólidos em reações visando obter produtos de maior valor agregado a partir de fontes renováveis e em processos de adsorção.

Professor Responsável: Romilda Fernandez Felisbino

Desenvolvimento e Aplicações de Materiais Catalíticos

Desenvolvimento, caracterização e aplicação de novos materiais catalíticos nanoestruturados obtidos pelo processo de anodização para aplicação na fotoeletrocatálise heterogênea. Investigação de novos eletrodos porosos, tais como eletrodos de difusão gasosa modificados com metais de transição, para uso em indústria de cloro-soda.

Engenharia de Processos e Controle Ambiental

Projeto de reatores fotoquímicos, fotoeletroquímicos e eletroquímicos para o tratamento de efluentes contendo metais pesados e compostos orgânicos.

Professor Responsável: Christiane de Arruda Rodrigues

Desenvolvimento e Aplicações de Materiais Sustentáveis

Desenvolvimento de materiais com propriedades aprimoradas e economicamente viáveis, produzidos por métodos que envolvam menor impacto ambiental. Preparação, modificação e processamento de novos materiais. Otimização de suas propriedades.

Polímeros e Colóides

Sintetizar e caracterizar novos materiais poliméricos conjugados; - Sintetizar e caracterizar diversos polímeros condutores da classe do PPV, PPP, PF através de técnicas eletroquímicas.- Dopagem e caracterização de oligômeros de fenilenos para possíveis aplicações em dispositivos eletrônicos.

Professor Responsável: Laura Oliveira Péres Philadelphi

Desenvolvimento e Funcionamento do Tecido Adiposo

Esta área de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de diferenciação de pré-adipócitos da linhagem 3T3-L1 (ou obtidos em cultura primária) em adipócitos, bem como a função metabólica e endócrina do adipócito maduro diferenciado frente a diferentes estímulos. A via de sinalização da insulina nos adipócitos também é enfatizada.

Professor Responsável: Maria Isabel Cardoso Alonso Vale

Destilação (projeto e instalação), além de outros processos de separação na indústria sucroalcooleira e de papel.

Professor Responsável: Roberto Nasser Junior

Dimensões Humanas da Conservação Ambiental Ética, sociedade e meio ambiente

Dimensões Humanas da Conservação Ambiental e Ética, sociedade e meio ambiente São temas a serem tratados nesta área de pesquisa: - Mudanças e conflitos sociais provocados a partir de políticas públicas e projetos e programas de conservação; - Influências do Ambientalismo e das Organizações Não-Governamentais como atores da conservação ambiental. - A abordagem ética e interdisciplinar a temas relacionados à questão ambiental; - Educação Ambiental e ambientalismo na constituição de uma ética da sustentabilidade; - Avaliação dos processos participativos feitos pelas ONGs e seus financiadores e mediadores nas comunidades locais.

Professor Responsável: Andrea Rabinovici

Dinâmica de Equações de Evolução

Equações de evolução desempenham um importante papel em muitas aplicações e no estudo de fenômenos naturais relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, como a Biologia, Química, Economia, Engenharia, Ecologia e Física. Os pesquisadores desta área trabalham em sistemas dinâmicos definidos por equações de evolução em espaços de Banach, incluindo equações diferenciais ordinárias, parabólicas, hiperbólicas e funcionais. Os temas principais estudados são o comportamento assintótico, estabilidade, bifurcação, variedades invariantes, conjuntos atratores, formação de padrões, discretização, entre outros.

Professor Responsável: Gleiciane da Silva Aragão

Dinâmica em sistemas não lineares

Pesquisa dedicada ao estudo de fenômenos decorrentes de sistemas não lineares. As linhas de investigação são, 1) Advecção caótica: processos envolvendo reações químicas e transporte de partículas sob efeito de fluxos em movimento caótico. 2) Sistemas eletrônicos: onde se estuda comportamentos e métodos de controle em caos e se desenvolve ferramentas para caracterização experimental de fenômenos não lineares. 3) Sistemas homoclínicos: realiza-se pesquisas teóricas sobre uma classe de sistemas dinâmicos presente em diversas áreas como biologia, ecologia, química, eletrônica, medicina, entre outros.

Professor Responsável: Rene Orlando Medrano Torricos

Direito Ambiental e Políticas Públicas

Nada Consta

Professor Responsável: Mario Roberto Attanasio Junior

Disfunções tiroidianas no cérebro e no coração.

A ação dos hormônios tireoidianos (HTs), no cérebro e no coração, têm um papel crucial no desenvolvimento e funcionamento fisiológico desses tecidos. Suas funções são regular a citoarquitetura, crescimento e metabolismo através de receptores localizados no DNA e ativando a expressão de vários genes que são de nosso interesse que podem estar alterados em diferentes estados tiroidianos como o hipotireoidismo, hipertiroidismo e no hipotireoidismo subclínico.

Impacto dos desreguladores endócrinos: glifosato, do bisfenol A e da nanopartícula de prata no céreb

Nestes projetos avaliaremos o efeito desses compostos que são desreguladores endócrinos (ou disruptores) endócrinos foi inicialmente usado pelo grupo de Ana Soto no início da década de 90 para descrever uma série de substâncias químicas exógenas que causam efeitos variados no desenvolvimento de animais selvagens e em humanos. Os desreguladores endócrinos podem ser definidos como compostos exógenos com potencial de alterar a regulação hormonal e o sistema endócrino normal.

Professor Responsável: Gisele Giannocco

Ecologia de Comunidades, Foraminíferos, Tecamebas, Qualidade da Água

Ecologia de comunidades de microrganismos aquáticos (foraminíferos e tecamebas) e análise da qualidade da água e de bioindicadores ambientais.

Professor Responsável: Décio Luis Semensatto Junior

Ecologia de mutualismos

Meu principal interesse é entender os mecanismos que permeiam o funcionamento e a evolução de mutualismos generalizados. No momento, tenho focado, principalmente, na identificação de fatores que podem regular o saldo final dessas interações em diferentes escalas temporais e espaciais. Para tal, tenho usado como principal sistema de estudo interações entre plantas e formigas, como a mirmecocoria (dispersão de sementes) e a proteção anti-herbivoria de plantas portadoras de nectários extraflorais.

Professor Responsável: Laura Carolina Leal

Ecologia de Paisagens e Planejamento Ambiental

Conservação da Natureza

Professor Responsável: Elisa Hardt Alves Vieira

Ecologia de populações e distribução de espécies em paisagens fragmentadas

A fragmentação e perda de habitat são consideradas as principais causas da extinção de espécies. Conhescimento sobre padrões de distribução de espécies e as causas subjacentes do declino de diversidade em paisagens fragmentadas é indispensável para a conservação de espécies e o manejo de paisagens antropogánicas. Nos usamos pequenos mamíferos da Mata Atlântica (i.e. roedores e marsupiais com menos de 1kg peso corporal) como modelos para entender as repostas de animais à fragmentação de habitat. Usando métodos de captura-recaptura, estimamos parâmetros populacionais e de comunidades e os relacionamos com variáveis espaciais na escala de fragmento e/ou da paisagem com o objetivo de entender pa

Professor Responsável: Thomas Püttker

Ecologia de populações e distribução de espécies em paisagens fragmentadas

Professor Responsável: Thomas Püttker

Ecologia funcional e ecologia vegetal

Esta linha de pesquisa aborda o estudo das respostas das comunidades vegetais ao uso do solo, assim como os efeitos das plantas sobre os processos dos ecossistemas, especificamente aqueles relacionados à ciclagem de nutrientes, como a decomposição. Assim, se abordam questões referentes à interação planta-solo, com ênfase em florestas tropicais.

Recuperação de áreas degradadas

Esta linha de pesquisa pretende aplicar os conhecimentos de ecologia funcional na restauração ecológica, com ênfase em florestas tropicais. Especificamente, se procuram métodos para subsidiar a escolha dos tipos de plantas mais apropriados em diferentes situações de degradação, assim como métodos orientados para a recuperação de processos ecológicos, nomeadamente aqueles relativos à ciclagem de nutrientes, como cobertura e criação de solo.

Professor Responsável: Leda Lorenzo Montero

Ecologia vegetal

Minhas linhas de pesquisas se concentram na área de ecologia vegetal, tanto no nível de organização das comunidades como dos ecossistemas. Atualmente tenho particular interesse em estudar o papel dos fatores abióticos sobre as interações entre plantas, com especial interesse nas interações positivas (facilitação) e em seus mecanismos subjacentes. Adicionalmente, tenho interesse em estudar o efeito de espécies individuais e da diversidade sobre processos ecossistêmicos.

Professor Responsável: Camila de Toledo Castanho

Economia Ambiental, Valoração Ambiental, Sustentabilidade, Poluição Atmosférica e Saúde Ambiental.

Professor Responsável: Simone Georges El Khouri Miraglia

Educação Ambiental através do Ecoturismo

Um mundo em rápida evolução requer que a gestão ambiental seja permanente e que reaja às intensas mudanças que se produzem. Ao adotar um enfoque global, ela cria uma perspectiva dentro da qual se reconhece a existência de uma profunda interdependência entre o meio natural e o meio social. Encontrar estratégias que possam ampliar essa interdependência, utilizando o Ecoturismo como instrumento para a Educação Ambiental é o objetivo maior deste projeto de pesquisa. Visa refletir sobre a Percepção Ambiental,fenômeno fundamental para a compreensão das inter-relações entre o ser humano e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas, requisitos para uma adequada elaboração de ações de Ecoturismo em bases locais, que conserve os recursos naturais através da Educação Ambiental.

Ecologia Humana e Sustentabilidade

Este projeto visa refletir sobre as possibilidades de práticas e ações que visam à minimização dos impactos negativos da ação humana em áreas naturais e seu entorno, otimizem os benefícios de práticas que envolvam e estimulem a sustentabilidade em todos os seus, e a adoção de atitudes responsáveis, promovendo a qualidade de vida humana e ambiental como pilar indispensável do desenvolvimento. Visa, também, realizar um diagnóstico sobre a produção científica em Ecologia Humana, analisar os grupos de pesquisas, suas dificuldades e oportunidades, de modo a compor um quadro de subsídios para a implementação de um Núcleo de Referência na área no campus Diadema da UNIFESP, para que o mesmo sirva de modelo para empreendimentos sustentáveis no Brasil.

Professor Responsável: Zysman Neiman

Efeito da 3,5,3 -triiodotironina na expressão dos genes relógio do coração

O coração é um dos principais órgãos-alvo do hormônio tireoidinao, T3. Assim, este estudo pretende avaliar a ação do T3, sobre a expressão dos genes do relógio presentes no coração, que sabidamente modulam o metabolismo cardíaco, incluindo situações como o hiper e hipotireoidismo.

O papel dos genes relógio na adaptação do coração ao quadro de diabetes induzido por estreptozotocin

Durante o diabetes é importante que o coração se adapte tanto em relação ao metabolismo do órgão quanto a expressão gênica. Os genes relógio contituem um importante sistema modulador da função cardíaca. Logo, neste estudo temos como objetivo investigar o papel desses genes durante a condição diabética, no que tange a adapatação do coração frente a esta patologia.

Professor Responsável: Rodrigo Antonio Peliciari Garcia

Efeitos de produtos naturais (polifenóis) em modelos de resistência à insulina, diabetes e obesidade

Dedicamos nosso trabalho para compreensão dos mecanismos moleculares da ação de produtos naturais, mais especificamente polifenóis, envolvidos com a prevenção e tratamento de doenças metabólicas. Estudamos os efeitos extratos de frutos brasileiros e compostos bioativos em ilhotas pancreáticas, células musculares e macrófagos.

Produção e avaliação do uso de objetos de aprendizagem interativos e móveis no ensino de ciências.

Focamos nossos estudos na produção e avaliação de MILOs (mobile interactive learning objects), onde analisamos e criamos aplicativos para aparelhos móveis (smartphones, tablets e laptops) utilizados no ensino de ciências e biologia. Além disso, pesquisamos novas estratégias didáticas para o ensino de anatomia, histologia e fisiologia.

Professor Responsável: Camilo Lellis-Santos

Eletroanalítica aplicada a compostos de interesse biológico e ambiental

Desenvolvimento e caracterização de novos materiais eletródicos aplicados ao estudo do comportamento eletroquímico e determinação eletroanalítica de compostos de interesse farmacológico e ambiental. Determinação eletroanalítica de contaminantes e poluentes em águas, solos e outras amostras de interesse da química ambiental, estudo de fitoterápicos.

Eletroquímica orgânica e combustão eletroquímica.

Degradação eletroquímica de compostos orgânicos potencialmente tóxicos utilizando eletrodos de diamante dopado com boro, determinação do mecanismo de oxidação dos compostos poluentes e caracterização dos produtos formados, visando o tratamento de efluentes industriais.

Professor Responsável: Lucia Codognoto de Oliveira

ELETROQUÍMICA DE FÁRMACOS E MOLÉCULAS BIOATIVAS

Estudar o comportamento voltamétrico de compostos bioativos que apresentem atividade contra as principais doenças negligenciadas, vale dizer, doença de Chagas, malária e leishmaniose. Neste sentido as técnicas eletroquímicas apresentam-se como excelente alternativa para o estudo de fármacos eletroativos e que possuam como característica da ação biológica processos de transferência de carga. A aplicação das técnicas eletroquímicas podem produzir importantes informações para o desenvolvimento de novos fármacos, enolvendo estudos da relação entre estrutura química e atividade biológica, além de estudos do mecanismos de ação.

Professor Responsável: Mauro Aquiles La Scalea

Eletroquímica, Eletroanálise, Polímeros Condutores, Nanotubos de Carbono, Pesticidas, Sensores

Desenvolvimento de sensores eletroquímicos / eletroanalíticos baseados em polímeros condutores e nanotubos de carbono para a determinação de pesticidas

Professor Responsável: Fábio Ruiz Simões

Emulsões

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as propriedades físico-químicas e de interface de emulsões, com o intuito de desenvolver novos compostos e mecanismos para a estabilização e desestabilização destes sistemas complexos. Para isso são utilizadas diversas metodologias, podendo-se destacar as análises de reologia e tensão interfacial.

Professor Responsável: Fabiana Perrechil Bonsanto

Engenharia bioquimica e biotecnologia industrial

Área de pesquisa envolvendo Engenharia de Alimentos e Engenharia bioquímica e bioprocessos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia industrial e seleção de microrganismos, processos enzimáticos e purificação de biomoléculas, biocombustíveis e produtos de biorrefinaria, utilização de rejeitos e subprodutos agro-industriais, além de planejamento experimental e otimização de bioprocessos e alimentos funcionais.

Professor Responsável: Saartje Hernalsteens

Engenharia de Reações de Polimerização

Modelagem, simulação, otimização e controle de processos de polimerização em meio homogêneo e heterogêneo. Análise da influência dos mecanismos de reação, fenômenos de transporte, tipos de reator e as condições de operação sobre a produtividade do processo e a qualidade do produto polimérico final como, por exemplo, distribuição de pesos moleculares, composição, ramificações, distribuição de tamanho de partículas, morfologia, teor de gel, e monômero residual.

Professor Responsável: Wilson Hideki Hirota

Engenharia Ecológica e Engenharia Ambiental

Modelagem e Simulação de Sistemas Naturais. Trabalha principalmente com recursos hídricos, rios e reservatórios. Simulação de cenários futuros para prevenção e mitigação de problemas. Análise Emergética de Sistemas.

Professor Responsável: Marlei Roling Scariot

Ensino de Ciências

Área 46 da CAPES

Educação

Área 38 da CAPES

Professor Responsável: Flaminio de Oliveira Rangel

Ensino de Ciências

Pesquiso as interfaces entre Ciências (especialmente os conhecimentos relativos à Física) e Educação (com destaque à discussão de adolescência X Ensino Médio e a pesquisa na formação continuada e inicial de professores), alinhando-os às perspectivas de Educação voltadas à transformação social.

Professor Responsável: José Alves da Silva

Ensino de Ciências (Biologia)

n/a.

Receptores do sistema imune inato

n/a.

Professor Responsável: Renato Barboza

Ensino de Ciências/Biologia

Formação continuada para professores de Ciências/Biologia

Professor Responsável: Ligia Ajaime Azzalis

Ensino de Química e Ensino de Bioquímica

Atualmente desenvolvo pesquisas na área de Ensino de Ciências, sub-áreas Química e Bioquímica. Dentre os meus objetos de estudo estão o desenvolvimento de currículos, produção de materiais educativos e educação inclusiva.

Professor Responsável: André Amaral Gonçalves Bianco

Equilíbrio de Fases/ Especialidade: Calorimetria

A área de pesquisa tem como objetivo investigar o equilíbrio de fases de sistemas graxos, que ocorrem no refino de óleos vegetais ou na produção de biocombustíveis, e a sistemas aquosos, que podem ser empregados na purificação de biomoléculas.

Operações Industriais/ Especialidade: Operações de Separação e Mistura

A área de pesquisa visa estudar a estabilidade e a caracterização das forças de interações das emulsões e nanoemulsões através de técnicas calorimétricas, envolvendo biocompostos presentes em diferentes tipos de óleos.

Professor Responsável: Rafael Maurício Matricarde Falleiro

Especiação química e métodos óticos de análise

Essa área de pesquisa visa desenvolver métodos analíticos aplicados à especiação química, utilizando técnicas de absorção e emissão atômica.

Bioanalítica

Essa área de pesquisa atua de modo interdisciplinar visando melhorar análises e identificações de macromoléculas de sistemas biológicos.

Professor Responsável: Aline Soriano Lopes

Especiação Química e Técnicas espectroscópicas

A determinação da concentração total elementar em diversas matrizes já não desperta tanto interesse na comunidade científica, uma vez que, para obter informações sobre a essencialidade e toxicidade de um elemento é de suma importância a identificação e quantificação das diferentes espécies desse elemento de interesse. Desta forma, estudos de especiação química são imperativos. O uso de técnicas espectroscópicas, principalmente a espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GF AAS) agrega algumas características fundamentais para ser utilizada como detector nesse tipo de estudo, que são alta seletividade e sensibilidade.

Professor Responsável: Juliana Naozuka

Espectrometria de Massas aplicada à Síntese Orgânica e Bioanálises

Estudos envolvendo a aplicação de Espectrometria de Massas em elucidações mecanísticas, caracterização de biomoléculas e derivados sintéticos, métodos bioanalíticos voltados à química clínica, farmacologia, toxicologia e monitoramento ambiental.

Professor Responsável: Diogo de Oliveira Silva

Estabilidade de compostos bioativos no processamento e armazenamento de alimentos

A proposta deste projeto é a avaliação da estabilidade de compostos bioativos (fenólicos e polifenólicos) em alimentos denominados “Food in black” em função de diferentes condições de processamento e armazenamento. Propõe-se quantificar os compostos e medir a atividade antioxidante por diferentes métodos. Serão aplicadas metodologias de superfície de resposta e análise de correlação entre as variáveis. A interpretação dos resultados será relacionada com as condições de processo e armazenamento de forma a otimizar as condições visando a máxima estabilidade destas moléculas. Estas informações poderão contribuir para o avanço em pesquisas em novas tecnologias de produção, visando preservar ao m

Características químicas, sensoriais e de aceitabilidade do arroz preto e vermelho, produção...

Neste projeto serão avaliados: a composição química do arroz integral preto e vermelho, incluindo os compostos fenólicos e os polifenóis majoritários, as características sensoriais e a aceitabilidade e intenção de compra de arroz integral branco, preto e vermelho por consumidores do município de São Paulo. O presente trabalho propõe ainda produzir flocos de arroz a partir de grãos pigmentados que possam ser incorporados em barras de cereais, bolachas tipo snacks, cereais matinais ou outros produtos alimentícios. Os resultados deste projeto tem como meta aumentar as possibilidades de utilização de arroz preto e vermelho na alimentação, agregar valor a um recurso pouco aproveitado na indústria

Professor Responsável: Patrícia Sinnecker

Estresse Oxidativo

Investigação dos mecanismos bioquímicos de geração e ação de espécies reativas de oxigênio (radical superóxido, radical hidroxila, peróxido de hidrogênio, oxigênio singlete) e de nitrogênio (peroxinitrito) sobre biomoléculas de interesse biomédico, a saber, alfa-aminocetonas, alfa-oxoaldeídos, acroleína e betadicetonas. Doenças metabólicas de interesse: diabetes, cetoacidoses, envelhecimento, porfirias, cri-du-chat.

Toxicidade de chumbo

Investigação de fontes e mecanismos bioquímicos de ação de chumbo sobre a saúde humana, em particular, o comportamento antissocial de adolescentes expostos ao metal na infância. Desenvolvimento de métodos analíticos para bioindicadores de porfirias e de outras doenças metabólicas.

Professor Responsável: Etelvino José Henriques Bechara

Estudo de patógenos de interesse médico

O fungo dimórfico Cryptococcus neoformans é um patógeno oportunista de pacientes imunocomprometido pela AIDS, transplantes e sob o tratamento contra o câncer. Dentro da espécie C. neoformans existem três variedades: neoformans, grubii e gattii, e 5 sorotipos: A (var. grubii) D e AD para C. neoformans e, B e C para C. neoformans var gattii. A distribuição de Cryptococcus neoformans vars neoformans e grubii é mundial, enquanto que C. neoformans var gattii é encontrada em regiões tropicais e subtropicais. O sorotipo A é prevalente tanto em isolados clínicos como ambientais. C. neoformans é um fungo heterotálico possuindo dois “mating-types”: Mata e Mata. As células do “mating-type” Mata são ma

Micologia médica

Professor Responsável: Marcelo A Vallim

Estudo de proteínas da família RhoGAP em neoplasias mieloides

As proteínas da família RhoGAP participam de muitas funções celulares importantes no desenvolvimento do câncer, através do controle da atividade de Rho GTPases ou interação com outras proteínas. Porém, pouco se sabe sobre o papel dos membros desta família na hematopoese e no desenvolvimento de neoplasias mieloides. A leucemia mieloide aguda (LMA) é uma neoplasia hematológica que pode ser decorrente da progressão de síndromes mielodisplásicas (SMD). A LMA e as SMD são caracterizadas por alterações moleculares que resultam em mudanças na expressão gênica, levando a alterações nos processos de proliferação, diferenciação e morte celular. Assim, a identificação de genes diferencialmente expresso

Papel das proteínas FMNL1 e ARHGAP21 no estabelecimento e progressão de neoplasias

Descrição: Ao longo dos últimos anos, nosso grupo de pesquisa tem caracterizado novos genes relacionados com base em pesquisa do banco de dados ORESTES gerados a partir do Projeto Genoma Humano do Câncer para ESTs similares a proteínas reguladoras de citoesqueleto expressa em neoplasias da medula óssa. Um destes genes codifica para a proteína RhoGAP ARHGAP21. Proteínas RhoGAPs regulam a tividade de Rho GTPases, conhecidos reguladores de citoesqueleto com diversas funções celulares e envolvidos no estabelecimento e progressão de diversos tipos de câncer. ARHGAP21 participa dos processos de proliferação, migração e adesão celular e regula as atividades de RhoA, RhoC e Cdc42. Uma outra proteína

Professor Responsável: Mariana Lazarini

Estudo fenotípico e molecular da resistência aos antimicrobianos em Gram-negativos

A linha de pesquisa é voltada ao estudo fenotípico e molecular da resistência aos antimicrobianos em Gram-negativos e ao diagnóstico epidemiológico molecular de infecções bacterianas de interesse clínico, com maior ênfase no isolamento e identificação bioquímica de microrganismos entéricos, detecção e caracterização de genes de resistência utilizando técnicas moleculares (PCR e sequenciamento) e genotipagem de microrganismos utilizando as técnicas de PFGE, RAPD e sequenciamento por multilocus (MLST).

Professor Responsável: Luciene Andrade da Rocha Minarini

Estudos sistemáticos e biogeográficos em angiospermas

Essa área de pesquisa tem como objetivos inferir as relações filogenéticas em angiospermas (principalmente com as família Rutaceae e Rubiaceae), utilizando a metodologia cladista em um contexto molecular, na tentativa de clarificar as relações entre os gêneros e apresentar novas propostas de circunscrição para alguns grupos. Características morfológicas e anatômicas também podem ser analisadas em um contexto evolutivo para a inferência de sinapomorfias dos grupos. Análises biogeográficas com grupos neotropicais também podem ser conduzidas utilizando metodologia cladista.

Estudos florísticos

Essa área de pesquisa tem como objetivo documentar a Flora do Brasil em âmbito local, regional ou nacional, principalmente com as famílias Dilleniaceae, Rutaceae e Rubiaceae, por meio de expedições de coleta e levantamento de herbários, com a publicação de trabalhos de floras completos e atualização do conhecimento da distribuição geográfica das espécies envolvidas. Chaves para os gêneros e espécies, descrições e ilustrações, além de comentários sobre a distribuição geográfica das espécies, fenologia e variabilidade são fornecidas nas publicações resultantes.

Professor Responsável: Carla Poleselli Bruniera

Etnofarmacologia

Estudos que registram e analisam o uso que certas culturas fazem, ou fizeram, dos recursos naturais disponíveis em seu ambiente (plantas, animais, fungos e minerais), com fins medicinais ou tóxicos.

Etnobotânica

Estudos que registram e analisam a manipulação de plantas ou produtos vegetais por diferentes culturas com finalidades diversas.

Professor Responsável: Eliana Rodrigues

Evolução de aves Neotropicais

Minha linha de pesquisa tem como foco a intersecção da evolução, genética e ornitologia. Meu grupo de pesquisa tem como objetivo explorar processos históricos por trás da diversificação de aves neotropicais, utilizando ferramentas da sistemática molecular, filogeografia e genômica.

Professor Responsável: Fabio Sarubbi Raposo do Amaral

Farmacologia dos mediadores inflamatórios

Imunofarmacologia dos mediadores inflamatórios em modelos de inflamação pulmonar alérgica ou induzida por LPS; desnutrição intra-uterina em modelos de inflamação.

Professor Responsável: Richardt Gama Landgraf

Fermentação, e sacarificação e fermentação simultâneas

O trabalho visa obter bioprodutos (dentre eles álcoois, ácidos orgânicos etc) a partir de diferentes fontes naturais (biomassa). Essa transformação pode ocorrer via processos fermentativos, ou por sacarificação e fermentação simultâneas. O principal objetivo é encontrar valores das variáveis de operação desses processos, através da realização de ensaios experimentais, visando incrementar principalmente rendimento e produtividade. Ainda, pretende-se estudar os principais mecanismos de inibição do crescimento celular, e desenvolver estratégias de processos para reduzir esse impacto, visando incremento nas taxas de transformação de substrato em produto.

Modelagem matemática de bioprocessos

Pretende-se desenvolver modelos matemáticos fenomenológicos e neurais para processos fermentativos (especialmente fermentação alcoólica) e enzimáticos. Os modelos desenvolvidos podem ser utilizados em trabalhos de simulação para encontrar condições ótimas de operação em processos, ou desenvolver controladores visando reduzir custos operacionais.

Professor Responsável: Rafael Ramos de Andrade

Filmes e Membranas biodegradáveis, embalagens ativas e inteligentes, alimentos funcionais

Projetos na a?rea: * embalagens biodegrada?veis ativas e inteligentes utilizando poli?meros de fonte renovável com ênfase na aplicac?ão em embalagens de alimentos; * desenvolvimento de membranas de polímeros naturais com incorporação de agentes bioativos naturais com aplicação na área de alimentos e de saúde; * estudo da liberação de agentes bioativos através de membranas biodegradáveis e aplicação em produtos alimentícios; * desenvolvimento de alimentos funcionais.

Professor Responsável: Cristiana Maria Pedroso Yoshida

Física atmosférica

Na área de física atmosférica estudam-se propriedades físico-químicas de constituintes da atmosfera (gases traço e partículas), processos dinâmicos, transporte, emissão e dispersão de poluentes, processos de formação de nuvens, interação de constituintes atmosféricos com a radiação solar, mudanças climáticas, entre outros processos.

Professor Responsável: Luciana Varanda Rizzo

Física das Radiações (Radiação Natural)

Nessa área de pesquisa são realizados alguns estudos com radiação natural. A radiação natural está presente no solo, no ar, na água, nos materiais de construção e nos alimentos. Nessa linha está sendo realizado o estudo do gás radônio em ambientes fechados. A disponibilidade de dados sobre concentrações de 222Rn é importante nos estudos epidemiológicos, além de proporcionar uma análise dos efeitos biológicos de baixas doses. Também, esse estudo, contribui para mapear a concentração de 222Rn no território nacional. A técnica consiste na exposição dos detectores SSNTDs em diferentes ambientes. Esses detectores são atacados quimicamente para a visualização dos traços (danos causados pela passagem da partícula). Os traços são vistos e medidos com o auxílio de um microscópio óptico.

Cálculos Teóricos envolvendo reações de fusão

Esse linha de pesquisa faz parte de uma colaboração internacional com o Prof. Pierre Descouvemont, Diretor de Pesquisa do FNRS do Laboratoire Physique Nucléaire Théorique et Physique Mathématique da Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Os temas desenvolvidos se dividem entre experimentos e teoria. Essa linha de pesquisa, em particular, está focado nos cálculos teóricos de seções de choque de reações de fusão empregando o modelo de Multicanal empregando o potencial conhecido como “Double Folding”.

Professor Responsável: Marlete Pereira Meira de Assunção

Física de Partículas Elementares

Fenomenologia de partículas elementares em aceleradores de altas energias como o LHC, Tevatron e LEP. Procura de nova Física além do Modelo Padrão das interações. Técnicas e métodos para a determinação do spin das partículas elementares e no discernimento entre modelos de nova Física. Correções em Next-to-Leading-Order de QCD no cálculo de seções de choque de espalhamento no regime de altas energias.

Professor Responsável: Alexandre Alves

Físico-Química de Superfícies

Físico-Química de Coloides e Superficies, Macromoléclas, Enzimologia, e Biofísica Molecular. Incorporação de biomacromoléculas, fármacos e polímeros sintéticos em filmes ultrafinos (monocamadas de Langmuir e filmes de Langmuir-Blodgett) para modelos de membrana celular, biossensores para diagnóstico clínico e ambiental, dispositivos optoeletrônicos, e investigação molecular de biocatálise em perspectivas energérticas

Professor Responsável: Luciano Caseli

Fisiologia Animal Comparada, Metabolismo Energético, Herpetologia

Professor Responsável: José Eduardo de Carvalho

Fisiologia Comparada

Ajustes cardiovasculares e respiratórios em vertebrados

Professor Responsável: Cléo Alcantara Costa Leite

Formação e prática do professor

Os objetos de estudo, pesquisa e extensão são: formação inicial e continuada presencial ou a distância do professor; a prática pedagógica presencial ou a distância do professor, especialmente do professor de educação superior.

Professor Responsável: Marilena Aparecida de Souza Rosalen

Função de leucócitos e interação com o endotélio no envelhecimento

Estudo da função de células polimorfonucleares, ou neutrófilos, de indivíduos idosos saudáveis, comparando-os a células de indivíduos jovens saudáveis, nas funções de produção de ERO e ERN no burst oxidativo, adesão a células endoteliais, mobilidade quimiotática, expressão de proteínas de adesão e vias de sinalização celular. Estudo da função do endotélio no envelhecimento, focando na produção de micropartículas endoteliais e sua correlação com marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo.

Professor Responsável: Karin Argenti Simon

Gênese e Mineralogia de Solos

Atualmente, a principal linha de atuação relaciona-se aos processos de formação e de funcionamento atual de solos sódicos e a caracterização e gênese de minerais de argila (principalmente 2:1) em áreas úmidas, especificamente no Pantanal Matogrossense.

Professor Responsável: Sheila Aparecida Correia Furquim

Genética celular e Molecular da Tireóide

A Linha de pesquisa inclui: estudos sobre genética molecular do Hipotireoidismo Congênito, com o objetivo de identificar e realizar avaliação funcional de mutações associadas à doença; estudos moleculares de outras doenças tireóideanas como câncer de tireoide, bócio e estudos sobre terapia gênica. Na área da epigenética, são realizados estudados a metilação do DNA, a expressão de microRNAs e os genes alvos envolvidos em patologias tireoidianas. Coordena o projeto de extensão “O teste do pezinho para todos”, com participação obrigatória dos alunos da disciplina Genética humana.

Professor Responsável: Ileana Gabriela Sánchez de Rubió

Geotectônica

Evolução geológica de riftes mesozóicos; Influência do embasamento na instalação dos riftes mesozóicos; Evolução da paisagem e Paleogeografia; e Neotectônica na Região Amazônica

Professor Responsável: Adilson Viana Soares Junior

Geotectônica e Geocronologia

Caracterização tectono-termal de zonas de cisalhamento e domínios tectônicos pré-cambrianos da região SE brasileira. Envolve áreas de Geologia Estrutural e Microtectônica, Geocronologia e Geologia Isotópica (método U-Pb em zircões e monazitas), e Geotectônica.

Professor Responsável: Cláudia Regina Passarelli

Gestão e Gerenciamento Ambiental

Estudos relacionados às diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, controle e monitoramento com objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, reduzindo, eliminando ou compensando danos ou problemas causados pelas ações antrópicas. Linhas de pesquisa: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Valorização Ambiental e Energética de Resíduos Sólidos Urbanos, Sistemas de Recuperação e Aproveitamento do Biogás de Aterro Sanitário e Sistemas de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos.

Estudos de Impacto Ambiental

Estudos relacionados à identificação e avaliação de prováveis impactos de uma atividade ou empreendimento com elevado potencial de degradação ambiental, analisando previamente os impactos sobre o meio ambiente físico, biológico e social. Linhas de pesquisa: Estudos de Impacto Ambiental em Aterros Sanitários, Unidades de Recuperação de Energia (URE), Pequenas Centrais Hidrelétricas e Termelétricas a Biogás. Análise de Aspectos e Impactos Ambientais, Medidas Mitigadoras e Compensatórias, Programas Ambientais e Licenciamento Ambiental.

Professor Responsável: Giovano Candiani

Gestão Industrial e Sistemas de Gestão Empresarial

Gestão industrial (indústria química, farmacêutica, etc.), Gestão da Manutenção, cadeia de suprimentos, cadeia de suprimentos sustentáveis, implantação de sistemas ERP.

Estudos Organizacionais e Sociologia organizacional

Identidade social, sustentabilidade e responsabilidade social no contexto organizacional, inteligência e ação coletiva e teoria institucional

Professor Responsável: Rogerio Scabim Morano

Grupo de Células a Combustível a Membrana Polimérica: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3539101412115226

1 - Modelagem de células PEM; 2 - Planejamento energético; 3 - Scaling up de células PEM.

Professor Responsável: Roque Machado de Senna

História da Educação Matemática

Tratar historicamente temas como: formação de professores de matemática, livros didáticos de matemática, práticas de ensino de matemática e currículo de matemática, educação matemática na infância e adolescência

Professor Responsável: Maria Célia Leme da Silva

História do Ensino das Ciências no Brasil

Procura-se verificar como se desenvolveu o ensino das ciências no nível secundário no Brasil desde sua organização em fins do século XIX até a atualidade a partir das concepções de ciência e de educação que prevaleceram em determinados períodos, dos documentos produzidos e dos indícios das práticas pedagógicas revelados pela materialidade que ainda sobrevivem nas instituições de ensino.

Professor Responsável: Reginaldo Alberto Meloni

História e Filosofia das Ciências e da Matemática no Ensino de Ciência

Esta linha de pesquisa investiga as dimensões histórica, filosófica e epistemológica das ciências relevantes para o Ensino das Ciências e da Matemática, com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos, por meio de projetos que procurarão reunir subsídios para analisar, de forma qualitativa e quantitativa, a História da Ciência e da Matemática como forma de abordagem teórica e metodológica na Educação em Ciências.

História da ciência na Divulgação científica

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar as dimensões histórica, filosófica e epistemológica da Física, bem como tratar da sua divulgação em meios formais e não-formais de ensino.

Professor Responsável: Thais Cyrino de Mello Forato

Identificação de novos marcadores moleculares para o câncer

O desafio atual da pesquisa em câncer é conhecer em detalhes as alterações moleculares que acontecem o genoma das células tumorais e utilizar esta informação para compreender melhor o processo de malignização e, com isso, poder desenvolver ferramentas mais racionais para o diagnóstico e tratamento dos tumores. O preciso conhecimento destas alterações moleculares pode proporcionar o desenvolvimento de métodos diagnósticos mais sensíveis e precisos e a descoberta de drogas mais eficazes e seletivas contra as células cancerosas do que os agentes quimioterápicos citotóxicos utilizados atualmente. Neste contexto, a minha principal linha de pesquisa visa identificar alterações moleculares presentes em tumores que possam ser úteis como marcadores para o diagnóstico, para a determinação do prognóstico, para o acompanhamento da eficácia do tratamento ou para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o tratamento dos pacientes acometidos por doença neoplásica.

Professor Responsável: André Luiz Vettore de Oliveira

Identificação de proteínas envolvidas em vias de sinalização em neoplasias de medula óssea

Nossa linha de pesquisa envolve o estudo da função de proteínas do citoesqueleto por nós descritas, como FMNL1, ARHGAP21 e ANKHD1. Essas proteínas foram identificadas em neoplasias de medula óssea através do Projeto Genoma do Câncer. A proteína FMNL1, por exemplo, tem sido estudada nas miolodisplasias e leucemias e sua participação na migração, proliferação e apoptose. As técnicas empregadas nesses estudos incluem cultura de células, silenciamento gênico através de siRNA e shRNA, PCR em tempo real, western blotting, citometria de fluxo e microarray.

Professor Responsável: Patricia Maria Bergamo Favaro

Imunologia Molecular do Reconhecimento Inato

A interação inicial entre os patógenos e o hospedeiro acontece por intermédio de receptores para padrões moleculares (PRR- Pathern Recognition Receptors) presentes em células da imunidade inata, como macrófagos e células dendríticas. Dentre as famílias de PPR, destacam-se os receptores transmembrânicos do tipo Toll (TLR) e os receptores citosólicos do tipo NOD (NLR). A ativação dos PPR induz uma série de cascatas intracelulares que culminam na produção de moléculas efetoras essenciais para conter a disseminação do patógeno e ativar a resposta imune específica. Diante da complexidade dos eventos de reconhecimento inato, um dos grandes desafios dessa linha é entender a contribuição relative/sinérgica e aditiva dos diferentes tipos de PRR na resistência contra patógenos, especialmente S. typhimurium e T. cruzi, buscando o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas para controle e tratamento de doenças infecciosas.

Imunobiologia dos macrófagos

Os macrófagos, células residentes em tecidos distintos, representam uma população celular altamente heterogênea. A heterogeneidade dessas células está presente tanto em seus aspectos morfológicos e fenotípicos, como metabólicos e funcionais. Nos últimos anos, muitas questões têm sido levantadas nesse tema, uma vez que além do microambiente, outros aspectos, que envolvem desde sua origem até seu estado de diferenciação, parecem igualmente refletir na heterogeneidade destas células. Desta forma, o objetivo desta linha é elucidar esses aspectos, utilizando como modelo experimental, os macrófagos peritoneais, uma vez que dados recentes do nosso grupo revelaram que os macrófagos peritoneais residentes são constituídos por subpopulações de macrófagos com expressão heterogênea de F4/80 e MHCII, morfologia particulares e perfis de ativação distintos.

Professor Responsável: Karina Ramalho Bortoluci

Infecção por Giardia lamblia: busca por moléculas envolvidas na interação parasita-hospedeiro

Giardia lamblia é um protozoário parasita de humanos e é o principal causador de diarreia veiculada por águas contaminadas. Por ser um parasita pertencente a um dos ramos mais antigos da linhagem de eucariotos é um excelente modelo para estudos da biologia celular de organismos primitivos. Assim, o foco do nosso grupo de pesquisa é entender os processos celulares e as relações entre a Giardia lamblia e o hospedeiro. Estamos interessados na identificação de moléculas de Giardia envolvidas na adesão dos trofozoítos ao epitélio intestinal, a identificação de seus receptores nas células hospedeiras e o estudo dos eventos que levam à disfunção da barreira epitelial na giardíase.

Professor Responsável: Renata Rosito Tonelli

Inflamação e nutrição

Estudo dos mecanismos e mediadores envolvidos no processo inflamatório associado a dietas lipídicas enriquecidas com ácidos graxos omega (w)-3, w-6 e w-9.

Professor Responsável: Vera Lucia Flor Silveira

Interações dos Sistemas Renina Angiotensina e Calicreína Cininas no Endotélio Vascular.

O controle das funções circulatórias é resultado, ao menos em parte, de interação funcional e complexa dos vários componentes dos Sistemas Calicreína-Cininas e Renina-Angiotensina. Nossos estudos baseiam-se na investigação da influência de receptores de cininas sobre os efeitos vasculares desencadeados por angiotensinas, tendo como enfoque principal a ativação de diversas vias sinalizadoras no endotélio vascular. Pretende-se que os resultados obtidos possam revelar novos aspectos intracelulares das possíveis interações desses sistemas, contribuindo para um maior esclarecimento dos efeitos finais de terapias anti-hipertensivas com fármacos bloqueadores do Sistema Renina Angiotensina.

Professor Responsável: Liliam Fernandes

Levitação eletromagnética, bioengenharia e energia de fontes renováveis

Suspensão magnética, dispositivos para assistência ventricular, motores e refrigeradores magnéticos

Professor Responsável: Isaias da Silva

Materiais Nanoestruturados

Síntese e caracterização de sílicas mesoporosas ordenadas, materiais híbridos, óxidos metálicos e compósitos com potenciais aplicações em catálise, células a combustível, sensores e cosméticos

Materiais Luminescentes

Síntese e caracterização de complexos de lantanídeos.

Professor Responsável: Tereza da Silva Martins

MECANISMOS DE SINALIZAÇÃO CELULAR DO CÂNCER E DAS RELAÇÕES PATÓGENO-HOSPEDEIRO

Nosso grupo tem como principal objetivo investigar mecanismos de sinalização celular envolvidos na regulação da sobrevivência em melanomas. Dentre os principais focos da nossa pesquisa estão as vias de sinalização das MAPKs e PI3K-AKT na regulação da resistência à morte celular por perda de adesão (anoikis). Ademais, em colaborações com outros grupos de pesquisa, investigamos mecanismos de sinalização celular envolvidos na relação patógeno-hospedeiro.

Professor Responsável: Joel Machado Jr.

Mecanismos imunomoduladores de vesículas liberadas da membrana do Trypanosoma cruzi

Vesículas liberadas por formas infectivas do Trypanosoma cruzi, agente da Doença de Chagas, modulam a resposta inflamatória e a infecção tanto em células em cultura como em animais pelo próprio parasita. Dados de nosso grupo sugerem que linhagens com maior virulência do T. cruzi liberam mais vesículas in vitro que formas não virulentas. Neste projeto procuraremos inicialmente caracterizar a composição e quantidade de vesículas de diferentes isolados do parasita e depois correlacionar a liberação destas vesículas dos vários isolados com a infectividade tanto em células em cultura quanto em modelos de animais experimentais. Como as vesículas tem um efeito imunomodulatório, em paralelo estudaremos o papel destas vesículas em um modelo de infecção heterólogo, o vírus da Influenza. Este trabalho permitirá demonstrar o papel destas vesículas como fatores imunomoduladores que atuam durante a infecção no modelo de Chagas experimental, bem como verificar se estes fatores atuam de maneira geral

Professor Responsável: Ana Claudia Trocoli Torrecilhas

Metagenômica, Biotransformações e Biocatálise

Nosso grupo de pesquisas atua na investigação de microrganismos ambientais, aeróbios e anaeróbios, quanto ao potencial à produção de metabólitos de interesse à manutenção/ preservação da saúde humana e ambiental. Neste contexto, utilizamos metodologias dependentes e independentes de cultivo de forma a explorar a maior parte da biodiversidade do ambiente amostrado, aplicando-se conceitos de análises baseadas em HTS (High Throughput Screenings).

Professor Responsável: Suzan Pantaroto de Vasconcellos

Microbiologia ambiental; ecologia microbiana do metano.

Professor Responsável: Cristina Rossi Nakayama

Microfísica de nuvens; Meteorologia Física; Interação aerossóis-nuvens

O papel das nuvens no clima é chave para o equilíbrio climático do planeta. Todavia, grandes incertezas sobre como as nuvens irão se comportar em um planeta mais quente ainda existem. O objetivo desta linha de pesquisa é, combinando ferramentas de modelagem, sensoriamento remoto e medidas diretas de propriedades de nuvens, inferir propriedades chaves destas bem como discutir possíveis alterações futuras.

Professor Responsável: Theotonio Mendes Pauliquevis Júnior

Mineralogia Aplicada

Caracterização mineralógica e tecnológica de minerais para aplicação na área ambiental; Estudo de reaproveitamento de resíduos sólidos como matéria-prima de outros materiais.

Professor Responsável: Mirian Chieko Shinzato

Modelagem e simulação via redes neurais artificiais

Redes neurais artificiais (RNAs) são uma alternativa à modelagem fenomenológica e são reconhecidas como uma ferramenta poderosa, especialmente no que diz respeito à generalização. São aplicadas para os casos em que as equações são complexas ou em que há dificuldade no ajuste de parâmetros. Para utilizá-las, não é preciso se estabelecer as relações entre a resposta e as variáveis que a influenciam, basta se conhecer quais são. Neste grupo, o foco é utilizar RNAs para se modelar (i) processos industriais, tais como: destilação, fermentação alcoólica, extração supercrítica e (ii) conjuntos de dados de equilíbrio, tais como: líquido-vapor, troca-iônica, cálculo de propriedades termodinâmicas.

Professor Responsável: Tiago Dias Martins

Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Organocatalisadores Estereosseletivos

Os projetos em andamento têm como foco o uso de métodos computacionais para o desenvolvimento de organocatalisadores e suas aplicações em reações orgânicas estereosseletivas. A organocatálise estereosseletiva compreende a uma ferramenta em fase de desenvolvimento que apresenta enorme potencial para a obtenção de intermediários sintéticos de alto valor agregado. Pretende-se com esta linha de pesquisa, desenvolver novos organocatalisadores quirais baseados em diaminas, guanidinas e tiouréias quirais e suas aplicações sintéticas, tais como: rearranjos sigmatrópicos-[3,3] assimétricos; reações de dessimetrização; reações dominó visando a síntese de cromonas e derivados da clausenamida.

Professor Responsável: Alessandro Rodrigues

Monitoramento on-line de regimes em leito fluidizado e jorro através de medidas de flutuação de pres

A defluidização parcial ou total de partículas sólidas é um fenômeno indesejável em aplicações industriais envolvendo operações com leito fluidizado. A utilização de técnicas que possam identificar rapidamente a região onde o leito torna-se instável é necessário tanto em aplicações industriais, quanto em pesquisas de laboratório, a fim de impedir perda de eficiência ou, até mesmo, a interrupção do regime de fluidização ou de jorro estável. A aplicação de análise espectral e análise Wavelet dos sinais de flutuação de pressão em leitos fluidizado e jorro são ferramentas poderosas para a identificação e controle em tempo real de regimes, podendo serem usadas para o entendimento dinâmico de proc

Controle de regimes fluidodinâmicos em leitos fluidizado e de jorro

O interesse pela utilização das técnicas de Inteligência Artificial tem crescido e se mostrado muito eficiente para controle de processos com dinâmica não-linear. Processos de recobrimento, granulação e secagem em leitos fluidizado e jorro são difíceis de controlar por que os mecanismos envolvidos tornam a modelagem fenomenológica complexa, exigem sensores com alto grau de confiabilidade e as características dinâmicas são fortemente não-lineares. Controle Fuzzy e Controle por Redes Neurais são estratégias que se adequam bem à dinâmica de atraso e a natureza oscilatória das variáveis de monitoramento do regime. Além do regime fluidodinâmico, o conteúdo de umidade é uma variável de grande impo

Professor Responsável: Carlos Alexandre Moreira Da Silva

Morte Celular e Sinalização Celular em Resposta à Poluição Atmosférica

Esta linha de pesquisa visa estudar os eventos moleculares associados aos danos pulmonares causados por poluição atmosférica em indivíduos que vivem em cidades com altos níveis de poluição, como São Paulo. Objetivamente, investigamos os mecanismos de morte celular desencadeados por poluição atmosférica em culturas de células alveolares.

Professor Responsável: Helotonio Carvalho

Nanomedicina

Preparação, caracterização e avaliação de toxicidade de nanopartículas poliméricas e metálicas doadoras de óxido nítrico para aplicações biomédicas

Síntese biogênica de nanopartículas metálicas

Preparação, caracterização e ensaios de toxicidade de nanopartículas metálicas sintetizadas biogenicamente

Professor Responsável: Amedea Barozzi Seabra

Nanopartículas metálicas aplicadas à biomedicina

Síntese e Caracterização estrutural, morfológica e magnética de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro e de nanpartículas bimetálicas de Fe e Au. O foco é aplicar estes sistemas nanoestruturados como carregadores de drogas no combate de células tumorais e como agentes de contraste em ressonância magnética de imagem para diagnósticos.

Síntese e caracterização de ferrofluidos e óxidos de manganitas

Esta pesquisa de baseia na preparação e investigação magnética de ferrofluidos e compostos nanoestruturados de óxidos de manganitas dopados com Cu e Ni com o objetivo de aplicações tecnológicas como refrigeradores magnéticos e biomédicas como hipertermia.

Professor Responsável: Paula Silvia Haddad Ferreira

Neurobiologia da Cognição

Nosso programa objetiva a caracterização, no âmbito celular e subcelular, dos mecanismos fisiológicos e adaptativos durante o processo de aprendizado e memória. Uma das principais linhas de pesquisa do programa é o estudo dos mecanismos e/ou identificação de alvos terapêuticos em patologias com comprometimentos cognitivos, assim como Doença de Alzheimer, esquizofrenia e depressão. Estamos usando uma combinação de abordagens comportamentais, biofísicas, farmacológicas e de biologia molecular para tratar dessas questões.

Mecanismos

Professor Responsável: Fernando Augusto de Oliveira

Obtenção de biodiesel e de mono e diglicerídeos utilizando catalisadores sólidos ácidos

Catalisadores sólidos de elevada acidez, como o TiO2 sulfatado são preparados, procurando se obter materias com características mais adequadas , como maior acidez, maior área superficial, maior estabilidade térmica. Os catalisadores são utilizados na reação de transesterificação de triglicerídeos de óleos vegetais com álcoois de cadeia curta, como metanol, etanol. Os produtos da reação de transesterificação são caracterizados e quantificados , As condições reacionais que favorecem a formação de mono e diglicerídeos também são avaliadas.

Nanotubos de carbono a partir da decomposição de compostos orgânicos usando catalisadores metálicos

Catalisadores metálicos suportados em SiO2 e Al2O3 são preparados por vários métodos, variando-se o teor de metal , para serem utilizados em reações de decomposição de compostos orgânicos, como álccois, hidrocarbonetos, com o objetivo de se obter como produto nanotubos de carbono. Os catalisadores são caracterizados, para se obter a estrutura, área superficial, porosidade e o grau de interação metal-suporte.

Professor Responsável: Lucia Kiyomi Noda

Óptica Não-Linear em Fluidos Complexos

Nessa área estudamos as propridades ópticas não-lineares de cristais líquidos e ferrofluidos. Os cristais líquidos são estados intermediários em que a matéria pode se apresentar, entre o estado líquido isotrópico e o sólido cristalino. Alguns desses cristais líquidos são formados por processos de auto-agregação e organização,possuindo uma interface direta com as estruturas celulares como as membranas de fosfolipídios.Os ferrofluidos, são constituídos por nanopartículas de óxido de Fe, dispersas em um fluido.Além de inúmeras aplicações industriais, os ferrofluidos têm sido utilizados como vetores de droga em tratamento de câncer e como elemento de contraste para a obtenção de imagens in vivo.

Óptica Não-Linear em sistemas lipoprotéicos

Essa área consiste no estudo de processos de modificação da lipoproteína de baixa densidade ou, de um modo mais específico, a sua oxidação, e a relação desse processo com a aterosclerose, através de técnicas de óptica não-linear. Uma vez que esse tipo de partícula tem uma relação direta com a formação de placas e trombos nos dutos do sistema circulatório, esse estudo assume fundamental importância não apenas para contribuir para a compreensão de todo o processo que leva ao estabelecimento da doença, como também para o desenvolvimento de métodos de detecção e terapêuticos.

Professor Responsável: Sarah Isabel Pinto Monteiro do Nascimento Alves

Paleontologia de Vertebrados

Estudo dos vertebrados fósseis (ênfase em répteis fósseis, particularmente Pterosauria) e sua evolução buscando-se explicar a aquisição de suas características morfológicas ao longo do tempo, características estas relacionadas à anatomia, osteologia, morfologia funcional e suas afinidades filogenéticas (taxonomia e sistemática).

Biologia e comportamento de Xenarthra  (Cingulata)

Estudo da biologia de Xenartros, particularmente tatus,  com enfoque na descrição dos diferentes repertórios comportamentais registrados.

Professor Responsável: Fabiana Rodrigues Costa Nunes

Palinologia, Paleoecologia e Estudos de Ambientes Quaternários

Estudo de palinomorfos (grãos de polens e de esporos) em sedimentos quaternários e ambientes atuais (chuva polínica) visando a reconstituição paleoambiental /ambiental, dispersão polínica e marcadores ambientais.

Geoarqueologia e Ecologia de Paisagens

Estudo da formação e gênese de sítios arqueológicos, envolvendo processos geológicos, antropogênicos e evolução de paisagens.

Professor Responsável: Ana Luisa Vietti Bittencourt

Papel do pré e probióticos na asma alérgica experimental

Asma é uma doença crônica das vias aéreas, caracterizada principalmente por contração exagerada da musculatura lisa dos brônquios (hiper-reatividade brônquica, HRB), produção exacerbada de muco, citocinas Th2 e eosinofilia. Nos países ocidentais observa-se um aumento nos casos de asma. Este fato se deve, em grande parte, a mudanças no estilo de vida da população, tais como: excesso de higiene ou pouca exposição a micróbios, uso de antibióticos e dieta com pouca fibra e rica em gordura. Sabendo que esses fatores interferem com a microbiota intestinal e essa com sistema imunológico, é possível que estratégias de mudança na microbiota (prébióticos, probióticos e pós-bióticos) possam ser ...

Influência da microbiota intestinal e pulmonar na hiper-reatividade das vias aéreas

A hiper-reatividade brônquica (HRB) é uma contração exagerada da musculatura lisa dos brônquios a um determinado estímulo. Sabe-se que camundongos da linhagem A/J apresentam aumento da HRB a metacolina quando comparados a animais da linhagem C57BL/6, tanto na presença quanto na ausência da inflamação pulmonar. Fatores genéticos do hospedeiro tem sido associados a essas diferenças. No entanto, esses animais possuem uma microbiota intestinal diferente quanto a sua composição e sabendo-se que a microbiota possui mais genes que as células do hospedeiro e controla várias funções fisiologicas, é importante entender a influência da microbiota na HRB. Dessa maneira, nosso grupo tem como objetivo...

Professor Responsável: Caroline Marcantonio Ferreira

Planejamento e síntese de pró-fármacos a partir de compostos bioativos oriundos de fontes naturais

Objetiva-se desenvolver pró-fármacos a partir de compostos bioativos naturais, apresentando melhor biodisponibilidade e menor toxicidade que os compostos matrizes.

Professor Responsável: Renato Farina Menegon

Polímeros Condutores

Síntese e Caracterização eletroquímica de polímeros condutores

Solventes Alternativos

Síntese, caracterização e aplicação de líquidos iônicos e seus derivados.

Professor Responsável: Fernanda Ferraz Camilo

Polímeros Convencionais e Condutores: preparação, propriedades, processamento e aplicação

- Preparação de Polímeros Condutores (PAni e PPy) e suas blendas e/ou compósitos com elastômeros e termoplásticos. - Processamento de polímeros termoplásticos e elastômeros a partir de técnicas utilizadas em indústrias de processamento de plásticos.- Aditivação de cargas condutoras e/ou cargas de reforços para obtenção de polímeros de interesse industrial.- Caracterização físico-química, térmica, elétrica, morfológica e mecânica de materiais poliméricos. - Estabilização e degradação de polímeros convencionais com ênfase nos processos interativos que ocorrem durante a degradação térmica, fotoquímica e mecânica de blendas poliméricas.

Eletroquímica aplicada em Corrosão

- Desenvolvimento e caracterização de revestimentos nanoestruturados híbridos, a base de organossilanos com matrizes poliméricas, obtidos via processo sol-gel, com a finalidade de proteção contra a corrosão de substratos metálicos, mais especificamente aços galvanizados ou não, utilizados na indústria automotiva, e ligas de alumínio utilizadas na indústria aeroespacial. - Incorporação de polímeros condutores (PAni, PPy) aos silanos: avaliação do desempenho anticorrosivo- Outros parâmetros de investigação: ensaios de aderência, flexibilidade e desempenho sob um sistema de pintura comumente utilizado.

Professor Responsável: Cristiane Reis Martins

Polímeros naturais para aplicações como biomateriais

Esta linha de pesquisa consiste no preparo de matrizes 2D (filmes) e 3D (hidrogéis) a partir de polímeros naturais para usos como biomateriais e scaffolds para regeneração de tecidos lesados. Estas matrizes podem ser preparadas com um único componente ou a partir da formação de múltiplas camadas, blendas ou compósitos, micro ou nanoestruturados. Além disso, a linha de pesquisa engloba o estudo destas matrizes como sistemas avançados para liberação controlada de fármacos.

Professor Responsável: Mariana Agostini de Moraes

Preparação, caracterização e processamento de Polímeros Condutores

Estudar a inter-relação entre processamento de polímeros condutores preparados em meio não convencional (líquidos iônicos) com elastômeros. Ainda, nesta linha estuda-se o efeito de polímeros condutores processamento de elastômeros (etapas de formulação e vulcanização)....

Materiais Sustentáveis na Agricultura

Desenvolver materiais para encapsulamento de nutrientes agrícolas para uso como liberação controlada/lenta no solo com a determinação in situ da liberação no solo.

Professor Responsável: Roselena Faez

Primatologia com foco em conservação das espécies, ecologia sensorial e escolha do alimento por primatas selvagens da Familia Atelidae.

Professor Responsável: Maurício Talebi Gomes

Probabilidade e Estatística Aplicadas

Modelagem de sistemas por meio de Teoria das Probabildiades e Inferência Estatística, com enfase na Teoria Bayesiana.

Física Geral

Modelagem de sistemas naturais.

Professor Responsável: Evaldo Araújo de Oliveira

Processos biotecnológicos: Purificação de biomoléculas por Cromatografia.

Nesta área são estudados processos biotecnológicos aplicados à purificação de biomoléculas utilizando processos cromatográficos de baixa pressão.

Professor Responsável: Iara Rocha Antunes Pereira Bresolin

Processos de Aproveitamento de Resíduos, Geração de Energia a partir de Fontes Renováveis, Projetos de Processos e Equipamentos Industriais.

Professor Responsável: Werner Siegfried Hanisch

Processos de Separação com ênfase em Destilação Molecular, Evaporadores de Filme e Produtos Naturais

Nesta área de pesquisa são desenvolvidos novos processos de purificação e concentração de substâncias naturais que façam uso da destilação molecular ou da evaporação de filme. Estas técnicas minimizam a degradação térmica, preservando os componentes ativos presentes no material de origem. Além disso, por não utilizarem solventes, estes processos são considerados ambientalmente compatíveis. Dessa forma, esta linha de pesquisa procura manter-se alinhada com os desafios globais de desenvolvimento sustentável, realizando estudos que promovam a utilização de matérias-primas renováveis, o desenvolvimento de processos tecnológicos limpos, e o aproveitamento de resíduos e co-produtos.

Professor Responsável: Patricia Fazzio Martins

Processos de Separação Não Convencionais e Tratamento de Efluentes Líquidos

A área de pesquisa visa estudar a aplicação de técnicas não convencionais à separação de poluentes presentes em efluentes líquidos. Esta linha tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis a serem aplicadas no controle e tratamento da poluição.

Professor Responsável: Alexandre Argondizo

Processos de Separação via Eletroquímica e Remoção de Poluentes Emergentes

A área de pesquisa abrange o desenvolvimento de equipamentos e técnicas de separação não convencionais, como reatores eletroquímicos e a eletroflotação, na remoção e/ou oxidação de poluentes presentes em efluentes líquidos, em especial, poluentes emergentes.

Professor Responsável: Alessandra Pereira da Silva

Processos Elementares de Interação em Baixa Dimensionalidade.

Esta linha objetiva estudar efeitos provenientes de forte confinamento geométrico sobre processos de espalhamento e/ou de interação binária em sistemas quantizados de duas ou mais partículas interagentes. Alguns exemplos são átomos frios confinados em armadilhas ou sistemas eletrônicos em nano-escala.

Sistemas Quânticos Abertos.

Objetivos: a descrição dos efeitos de dissipação e descoerência de sistemas quantizados em contato com reservatórios externos. Esta linha procura entender como é possível obter, dentre outras características, as propriedades clássicas (observadas no mundo macroscópico) a partir das propriedades quânticas (microscópicas) de um sistema.

Professor Responsável: Ji il Kim

Processos para Tratamento de Efluentes por Processos Oxidativos Avançados

Visa o estudo de processos de tratamento de efluentes de alta toxicidade com ênfase em processos oxidativos avançados tais como o processo Fenton, foto Fenton, oxidante persulfato e a combinação destes processos. Os processos oxidativos avançados são capazes de destruir compostos orgânicos tóxicos, representando em muitos casos uma solução tecnicamente viável para problemas de despejo ou reúso de água. A toxicidade aguda também pode ser avaliada ao longo dos diferentes tipos de tratamento pelo emprego da bactéria Vivrio Fischeri.

Modelagem e simulação de processo de degradação oxidativa

A pesquisa visa o tratamento de água contendo contaminantes orgânicos recalcitrantes por processos fotoquímicos. Será estudada a aplicação de modelos para taxas de remoção de compostos orgânicos calculadas empiricamente ou por reações cinéticas. As equações para as taxas de reação podem acopladas às equações de escoamento do fluido. É estudada também a aplicação de modelos envolvendo as taxas das reações de espécies químicas intermediárias nos processos de fotodegradação.

Professor Responsável: Katia Ribeiro

PROCESSOS RADIATIVOS NA ATMOSFERA TERRESTRE

Em última análise, é o balanço radiativo de um planeta que determina o seu estado de equilíbrio. Os constituintes atmosféricos (gases, nuvens e particulados) têm papel determinante no balanço radiativo do sistema Superfície Terrestre – Atmosfera e, consequentemente, no equilíbrio climático da Terra. Tais constituintes participam do balanço radiativo diretamente, através dos processos de espalhamento e absorção, e indiretamente, via modulação de outros processos (ex. termodinâmica da atmosfera). Portanto, a compreensão e a modelagem dos processos radiativos são fundamentais para avaliações e prognósticos acurados do estado do clima e da interferência antrópica no seu equilíbrio.

ESTUDO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA VIA SENSORIAMENTO REMOTO

A caracterização observacional da poluição atmosférica é fundamental para identificação dos níveis nocivos da concentração dos poluentes, para o embasamento de políticas publicas de controle da qualidade do ar e para compreensão dos processos atmosféricos envolvidos no transporte e destino dos poluentes. Medições in situ fornecem limitada perspectiva da distribuição espacial dos poluentes na atmosfera. Por outro lado, o Sensoriamento Remoto (SR) da atmosfera permite monitorar a poluição do ar com alta cobertura espacial. No entanto, a acurácia atual dos dados de SR é limitada quando se almeja a sua aplicação nos estudos da qualidade do ar próximo da superfície. Por isso, pesquisas que aprim

Professor Responsável: NILTON MANUEL ÉVORA DO ROSÁRIO

Projeto e otimização de processos de cristalização e precipitação por mudança de solvente

Processos de cristalização e precipitação, nos quais deseja-se obter produtos com características controladas tais como pureza, distribuição de tamanhos e forma dos cristais, são de grande interesse para indústrias químicas, farmacêuticas e de alimentos. Metodologia de pesquisa adotada: estudo experimental de processos de cristalização e precipitação; desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos envolvendo equações de balanço populacional e fluidodinâmica computacional; estudo de metodologias de projeto otimizado de processos industriais de cristalização de produtos orgânicos; estudos de otimização de processos e criação de um simulador simplificado de processos químicos.

Modelagem e simulação de processos fotoquímicos

Processos fotoquímicos têm características peculiares e sua utilização e difusão tem aumentado paulatinamente. Em polimerização fotoiniciada, a taxa de decomposição da espécie iniciadora das reações em cadeia pode ser ajustada de forma independente da temperatura. Na área de degradação de efluentes, o uso de radiação fotoquímica em combinação com agentes oxidantes típicos aumenta sua eficiência e permite degradar substâncias que não sofrem degradação pelas vias convencionais, com consequentes ganhos econômicos e ambientais. A modelagem do campo de fótons e das reações envolvidas constitui etapa essencial para transpor resultados de ensaios de bancada para a escala dos reatores industriais.

Professor Responsável: José Plácido

Proteômica e Metabolômica aplicada a Saúde Humana; Métodos aplicados a Biologia de Sistema utilizando Espectrometria de Massas, Eletroforese Capilar

Quimica de Materiais Aplicada a Bioanalítica

Professor Responsável: Nilson Antonio Assunção

psicologia da educação: educação inclusiva

educação inclusiva, violência escolar, indústria cultural e educação

Professor Responsável: Marian Ávila de Lima e Dias

Química de Materiais Inorgânicos Porosos e Híbridos

Desenvolvimento de materiais inorgânicos porosos e híbridos funcionais nanoestruturados gerados a partir da combinação de matrizes inorgânicas (silicas, niobatos, titanatos) com espécies de diferentes naturezas químicas (polímeros, enzimas, biopolímeros, líquidos iônicos) com o intuito de gerar materiais com propriedades diferenciadas para aplicações em áreas como catálise e fotocatálisse heterogêneas, adsorventes e removedores para tratamento de água, sistemas para entrega e liberação controlada de susbtâncias, suportes para cresimento celular, entre outras.

Professor Responsável: Marcos Augusto Bizeto

Quimica de Produtos Naturais

Nosso grupo de pesquisa tem voltado esforços para na busca e caracterização de derivados bioativos em espécies vegetais, pricipalmente aqueles com atividade antiparasitária, antiinflamatória, antimicrobiana e antitumoral, visando o desenvolvimento de protótipos moleculares que possam ser utilizados na profilaxia e/ou tratamento desses doenças.

Professor Responsável: João Henrique Ghilardi Lago

Química de Produtos Naturais

Prospecção química e biológica de algumas plantas pertencentes ao Cerrado e Mata Atlântica, especialmente aquelas com relato informal de utilização medicinal, visando à obtenção de extratos vegetais brutos que serão avaliados em ensaios biológicos específicos, a fim de identificar espécies vegetais interessantes de serem estudadas do ponto de vista químico e biológico

Professor Responsável: Thiago André Moura Veiga

Reatores Heterogêneos e Catálise

1. Reatores Heterogêneos e Catálise; ênfase nas seguintes áreas: síntese de peneiras moleculares, caracterização de materiais e sua aplicação em catálise heterogênea. 2. Desenvolvimento de processos químicos.

Professor Responsável: Eliezer Ladeia Gomes

Recuperação e Purificação de Biomoléculas (RPB

Esta área está voltada para a purificação de biomoléculas de interesse comercial e farmacêutico, com destaque para enzimas e anticorpos, fazendo uso de operações unitárias como precipitação, centrifugação, ultrafiltração e métodos cromatográficos baseados nos princípios de troca iônica, interação hidrofóbica e afinidade (bioespecífica e pseudobioespecífica).

Ensino de Engenharia Química

Nesta área são estudados aspectos de ensino-aprendizagem em Engenharia Química, com destaque para o uso de novas ferramentas como mídias sociais (Facebook, Youtube)

Professor Responsável: Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin

Recuperação e Purificação de Biomoléculas (RPB)

Esta área está voltada para a purificação de biomoléculas, com destaque para anticorpos monoclonais e policlonais, fazendo uso de operações unitárias como como precipitação, centrifugação, ultrafiltração e adsorção fazendo uso de métodos cromatográficos baseados nos princípios de troca iônica, interação hidrofóbica e afinidade (bioespecífica e pseudobioespecífica).

Obtenção de bioprodutos pelo cultivo de células animais

Professor Responsável: Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin

Segurança e eficacia de cosméticos nanoparticulados

Estudo de segurança, realizando testes in vivo e in vitro, com substancias cosméticas nanoparticuladas, especialmente filtros solares fisicos veiculados ou nao em nanoemulsoes.

Professor Responsável: Vânia Rodrigues Leite e Silva

Separações Físicas: Extração Supercrítica e Extração sólido-líquido com solventes a Baixa Pressão

- Modelagem e simulação aplicada ao processamento de produtos naturais;  - Cinética de extração supercrítica: obtenção de parâmetros de processo - Engenharia econômica de novas tecnologias: estimativa de custos de produção de extratos vegetais; óleos essenciais, corantes, etc. - Determinação de parâmetros de processo; Estudo das propriedades funcionais de extratos vegetais.

Professor Responsável: Priscilla Carvalho Veggi

Simulação computacional da matéria condensada

Realizamos simulações computacionais baseadas no método de dinâmica molecular de sistemas como líquidos iônicos e polímeros de interesse como eletrólitos para bateria de lítio. Também fazemos desenvolvimento de modelos polaríveis de líquidos iônicos em colaboração com o grupo do Prof. Mathieu Salanne (Universidade de Paris).

Professor Responsável: Leonardo José Amaral de Siqueira

Síntese e caracterização de híbridos orgânicos - inorgânicos multifuncionais obtidos pelo processo sol gel para aplicações como materiais sustentáveis

Esta linha visa a obtenção e caracterização de Híbridos Orgânicos – Inorgânicos (HOI) obtidos pelo processo sol gel, vislumbrando a otimização de processos e condições de síntese para aplicações como materiais sustentáveis. Materiais fotossensíveis (fotocrômicos e luminescentes) podem ser aplicados como sensores de radiação ultravioleta, controladores de intensidade luminosa, emissores de luz. A versatilidade dos HOI e processo sol gel permitem a aplicação nas mais variadas formas, como em filmes finos depositados sobre diferentes superfícies como vidro ou plásticos flexíveis por técnicas como spin coating e impressora jato de tinta

Professor Responsável: Celso Molina

Síntese Orgânica

Desenvolvimento de metodologias sintéticas eficientes e seletivas para a formação de ligações C-C, C-N e C-O fazendo uso de paládio, níquel e cobre como catalisadores. Preparação e utilização de sililaril triflatos na formação de arinos, obtidos sob condições reacionais brandas, em reações de inserção em ligações sigma e em reações de cicloadição. Aplicação das metodologias sintéticas desenvolvidas em nosso grupo de pesquisa na síntese de produtos naturais e substâncias com atividades biológicas pronunciadas.

Professor Responsável: Cristiano Raminelli

Sistemas Dinâmicos

O tema geral de estudo da Dinâmica são os sistemas cujo estado evoluiu no tempo, tais como são encontrados nas mais diversas áreas da Ciência e da atividade humana: Física, Ecologia, Metereologia, Biologia, Economia, e tantas outras disciplinas. A área tem portanto uma vocação plenamente multidisciplinar.

Professor Responsável: Renato de Sá Teles

Sistemas Dinâmicos Não Lineares

Investigação das características topológicas de sistemas dinâmicos, motivados por exemplos recorrentes às diversas áreas de aplicação. Considera-se o estudo de sistemas dinâmicos contínuos, governados por equações diferenciais ordinárias, para os quais existe uma teoria topológica qualitativa bem estabelecida que permite uma compreensão madura de bifurções e rotas para o caos. Recentemente, a abordagem de sistemas dinâmicos com descontinuidades têm recebido especial atenção por apresentarem fenômenos diferenciados tais como os pontos pseudo-equilíbrios e as regiões de deslize, costura e escape.

Professor Responsável: Karen de Lolo Guilherme Paulino

Sistemática Vegetal

Estudos taxonômicos, biogeográficos e filogenéticos em Euphorbiaceae, com ênfase nos grupos Neotropicais.

Florística

Levantamentos florísticos regionais.

Professor Responsável: Maria Beatriz Rossi Caruzo

Taxonomia, evolução e biogeografia de Insecta: Heteroptera, com ênfase em Pentatomoidea.

O heterópteros representam uma das linhagens mais numerosas de Insecta, suas espécies apresentam grande diversidade de hábitos alimentares e ocupam praticamente todos tipos de habitats. Por essas razões o conhecimento da história evolutiva do grupo e suas interações com outras espécies de organismos, em especial o ser humano, são de extrema importância. Meus estudos são focados principamente na morfologia comparada (adultos e imaturos), bionomia, interações com plantas e diversidade faunística deste grupo de insetos. Também tenho interesse no uso de diferentes conjuntos caracteres e aspectos teóricos em taxonomia.

Professor Responsável: Cristiano Feldens Schwertner

Tecnologias para o desenvolvimento de bioprodutos industriais

Aplicação do processo de secagem e de métodos acoplados de desidratação visando o desenvolvimento de novos produtos industriais mediante: -Estudo do processo de secagem como operação unitária (equilíbrio e cinética), propriedades de transporte de calor e massa, modelagem e desenho de equipamentos. -Secagem combinada/acoplada através das técnicas de convecção, vácuo, desidratação osmótica, ultrassom, entre outras. -Avaliação do processo de secagem e reidratação de produtos. -Otimização das condições de operação e da qualidade do produto final. -Característica dos produtos, composição, textura, cor, granulometria, reologia, estrutura celular e encolhimento.

Professor Responsável: Lívia Chaguri e Carvalho

Teoria Quântica de Campos e Gravitação

Linhas de pesquisa atuais: * Física além do Modelo Padrão. * Teorias não-comutativas e/ou com dimensões extras. * Modelos para a gravidade com termos f(R). * Potenciais efetivos de modelos supersimétricos aplicados à fenomenologia.

Professor Responsável: Marco André Ferreira Dias

Termodinâmica do Equilíbrio de Fases com ênfase em biomoléculas, Proteômica e Peptidômica

Nos estudos de Proteômica e de Peptidômica, utilizo as técnicas de Espectrometria de Massas e de Bioinformática para a caracterização de misturas complexas de proteínas e peptídeos oriundos de secreções animais e lisados de células. Além da caracterização, busco entender as interações que existem entre as diversas moléculas no estudo através da comparação entre as amostras submetidas a variadas condições experimentais. Os aspectos Termodinâmicos são abordados para sistemas menos complexos de biomoléculas que tenham interesse industrial. Nestes casos, a descrição termodinâmica do equilíbrio de fases é um dos aspectos fundamentais a considerar para o projeto de processos de purificação.

Professor Responsável: Alexandre Keiji Tashima

Termodinâmica do equilíbrio de fases, determinação de propriedades termofísicas de compostos de interesse da indústria do biodiesel, estudo da estabil

Professor Responsável: Luciana Yumi Akisawa Silva

Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia

Avaliação ecotoxicológica de amostras ambientais e de contaminantes emergentes.

Professor Responsável: Fábio Kummrow

Tratamento de Dados e Quimiometria, Química Verde e Instrumentação Analítica (Microfabricação e Miniaturização de Sistemas)

Métodos Quimiométricos e Instrumentação Analítica para Química Verde/Validação de Métodos e Processos, Planejamento Experimental (Análise Fatorial, Mistura e Composto Central), Análise Exploratória de Dados Paramétricos e Não-Paramétricos (PCA, PLS, Clusters, etc...), Calibração Multivariada e Redes Neurais. Também o Desenvolvimento de Processos de Microfabricação e Miniaturização de Sistemas Analíticos para Química Verde.

Professor Responsável: Heron Dominguez Torres da Silva

Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos, tratamento de efluentes industriais; processos oxidativos avançados; modelagem e otimização.

Professor Responsável: José Ermírio Ferreira de Moraes

Uso de fitoterápicos no tratamento da obesidade e doenças associadas

Na expectativa de elucidar os mecanismos de ação do Ginkgo biloba sobre a resistência insulínica, utilizaremos ratos com obesidade induzida pela dieta (DIO) e resistentes à insulina submetidos a um tratamento prolongado com extrato padronizado de Ginkgo biloba. Avaliaremos o teor das proteínas das etapas iniciais da via de sinalização insulínica e da sinalização dos receptores do tipo “Toll” tanto no tecido adiposo retroperitoneal quanto no músculo gastrocnêmio. Além disso, avaliaremos o consumo alimentar diário, o ganho de peso corporal, a sensibilidade à insulina, os níveis séricos de insulina, glicose, leptina e adiponectina e o teor das citocinas IL-6, TNF-a e IL-10 tanto no tecido adiposo retroperitoneal quanto no músculo gastrocnêmio ao término do tratamento.

Professor Responsável: Mônica Marques Telles

Voltametria com microeletrodos

1) Estudos fundamentais empregando soluções micelares de tensoativos visando descobrir como a presença destes agregados em solução afeta comportamento eletroquímico de espécies eletroativas. 2) Investigações sobre interações soluto-micela e soluto-solvente (em misturas binárias de solventes). 3) Determinação de coeficientes de partição e distribuição (logP e log D) de espécies eletroativas.

Desenvolvimento de eletrodos mesoporosos a partir de soluções-molde de tensoativos.

1) Emprego de soluções de tensoativos em estudos eletroquímicos com a finalidade de avaliar o efeito destes compostos em processos de eletrodo e como agentes na deposição de filmes mesoporosos.2) Modificação de superfícies eletródicas em soluções líquido-cristalinas de tensoativos com o intuito de se produzir filmes mesoporosos metálicos em eletrodos.

Professor Responsável: Tiago Luiz Ferreira

Vulcanologia, Geoquímica, Petrologia, Mineralogia

Pesquisador da área de vulcanologia (vulcões ativos e inativos), geoquimica e petrologia de rochas básicas. Projetos em andamento na área do pré-sal (PETROBRAS).

Professor Responsável: Fábio Braz Machado

Síntese e avaliação biológica de ligantes de receptores H3 e H4

Diante do importante papel que a histamina desempenha nos processos inflamatórios crônicos, e da recente descoberta do receptor H4, esta linha objetiva desenvolver compostos antagonistas desse receptor, com seletividade principalmente frente ao receptor H3, devido à grande homologia entre eles.

Planejamento e síntese de compostos com atividade no SNC

Visando novos compostos com atividade no SNC, pretende-se nesta linha de pesquisa sintetizar e avaliar biologicamente in vitro e in vivo diversas moléculas potencialmente úteis no tratamento de neurodegenerações e de alterações comportamentais, atuando principalmente em transportadores transmembrânicos e vesiculares, e em receptores monoaminérgicos, principalmente serotoninérgicos.

Professor Responsável: João Paulo dos Santos Fernandes