Laboratórios Multiusuários - Microarray


A tecnologia de microarray consiste na utilização de um microarranjo no qual as sondas são imobilizadas em posições precisamente definidas, para se fazer a hibridização com um “pool” de mRNAs extraídos de amostras biológicas, que foram previamente marcados com fluoróforos. Este tipo de ensaio possibilita a avaliação simultânea da expressão de milhares de genes em diferentes tecidos de um determinado organismo, e em diferentes estágios de desenvolvimento ou condições ambientais. Devido seu caráter prospectivo, essa tecnologia tem sido largamente utilizada em experimentos de genômica funcional projetados para estudar as funções e as interações dos genes.


Além de ensaios de expressão gênica diferencial em larga escala, esta tecnologia também pode ser aplicada em estudos de análise de metilação do DNA, citogenética, genotipagem, expressão de microRNA, entre outros.

Importante: Nas publicações científicas onde este equipamento multiusuário tenha sido utilizado, inclua nos agradecimentos a seguinte informação: ” Microarray Core Laboratory” - UNIFESP, supported by FAPESP"