O curso de Engenharia Química

O curso de Engenharia Química da UNIFESP tem como objetivo a formação de um profissional com capacidade analítica, bons conhecimentos de biologia e sólidos conhecimentos de matemática, física e química em toda sua dimensão. Além dos conhecimentos típicos da formação de um engenheiro químico, este profissional deve ser capaz de compreender e atuar no meio socioeconômico de forma técnica, ética e cidadã.

O Engenheiro Químico possui capacitação para contribuir no avanço tecnológico e organizacional da moderna produção industrial, comprometida com sua eficiência, qualidade e competitividade, além de poder relacionar os problemas de natureza tecnológica, social, econômica e ambiental associados com os processos produtivos.

Neste contexto, o curso de Engenharia Química da UNIFESP abrange basicamente a pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos químicos, bioquímicos e físico-químicos industriais; o projeto de plantas e equipamentos de produção química; a implementação e colocação em operação de unidades de produção químicas, além da operação e controle de processos.

O campus Diadema da UNIFESP está localizado estrategicamente na Região Metropolitana do Estado de São Paulo (RMSP) próximo a indústrias de pequeno, médio e grande porte, ou dos centros administrativos das mesmas. A localização privilegiada permite o contato direto dos alunos com as indústrias, facilitando inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, também permite a consolidação de projetos de pesquisa entre docentes com profissionais das indústrias que constantemente buscam soluções práticas, econômicas e sustentáveis para os problemas industriais.

A região do ABC tem localização privilegiada, pela proximidade com o município de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Porto de Santos, acompanhando ferrovias e rodovias. Nessa região encontram-se grandes aglomerações industriais, como o Polo Petroquímico de Capuava, localizado entre Santo André e Mauá, e o Polo Industrial do Sertãozinho, em Mauá.

Somente a UNIFESP (campus Diadema) apresenta um curso noturno gratuito na RMSP, implantado em 2010, além do seu curso integral implantado em 2007. No período integral a carga horária total poderá ser integralizada em 10 semestres ou 5 anos e com um prazo máximo de 15 semestres ou 7,5 anos. E no período noturno a integralização do curso poderá ser em 12 semestres ou 6 anos tendo como prazo máximo 21 semestres ou 10,5 anos.