AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS APROPRIADAS (IMAGENS)

Vários exames por imagens podem contribuir significativamente para a avaliação e o tratamento das doenças do pé diabético. As imagens são um valioso auxiliar do exame físico dos pés, ajudando a demonstrar a distribuição e a gravidade dos processos mórbidos.

A radiologia convencional: é a modalidade com menor relação-custo benefício, e está prontamente disponível para o exame dos pés e deve ser utilizada de início para investigar o pé diabético com suspeita de infecção.

Cintilografia óssea: A cintilografia tem sido relatada como útil na detecção da osteomielite aguda nos pés de pacientes diabéticos.

Ressonância magnética: A ressonância magnética, oferece uma imagem direta em múltiplos planos e excelente contraste de partes moles, proporcionando detalhadas imagens anatômicas superiores a outras modalidades de exames por imagens.

Tomografia computadorizada: o papel é avaliar as anormalidades das radiografias simples. A tomografia consiste em imagens de corte delgado e alta resolução , perpendiculares ao córtex ósseo que oferece a máxima sensibilidade para as erosões sutis. Mesmo com os atuais métodos de exames por imagens, ainda poderá ser impossível diferenciar rapidamente uma osteomielite progressiva da osteomielite aguda. Estudos comparativos futuros poderão definir ainda melhor o papel específico dessas várias e importantes modalidades de exames por imagem.

|<voltar para Infecções<|>próximo>|
|<Glossário de termos técnicos<|>Referências bibliográficas>|