Plano de Trabalho

O planejamento estratégico de uma instituição deve incluir i) a análise da sua situação atual, ii) a identificação de estratégias futuras importantes para o desenvolvimento institucional, e iii) forma de implementação das estratégias escolhidas.

O planejamento estratégico deverá abranger todo o funcionamento, administrativo e acadêmico, do Campus Diadema.

Tendo em conta que o planejamento depende, em absoluto, de informações detalhadas sobre a instituição, o GPE deverá promover a organização da informação relevante, seja como agente ativo de coleta e comunicação de informação sobre o funcionamento do campus, seja como agente catalisador da organização da informação por parte das estruturas administrativas do campus (administrativa e acadêmica).

O GPE deverá possibilitar uma discussão isenta e democrática, baseada em informações documentais, dos problemas atuais e desafios futuros, em diversas escalas de ação, facilitando a tomada de decisões coletivas e individuais na Unifesp/Campus Diadema.

A universidade é uma instituição complexa formada por uma comunidade de indivíduos altamente especializados, o que torna o planejamento muito desafiador. O primeiro desafio do GPE será assim o de motivar a comunidade a participar de forma construtiva e exigente num processo de planejamento que cumpra os anseios da comunidade, respeitando os princípios fundamentais da Administração Pública: LEGALIDADE (a administração está sujeita à lei); MORALIDADE (a administração não pode desprezar a ética (probidade)); IMPESSOALIDADE (evitar o favoritismo ou privilégios, o interesse público é norteador (finalidade)); PUBLICIDADE (divulgação dos atos ao público); EFICIÊNCIA (administração com qualidade).

O objetivo último do GPE é produzir um documento de planejamento que contribua para o Projeto de Desenvolvimento Institucional da Unifesp/Campus Diadema.

O trabalho do GPE deverá nuclear uma futura comissão de planejamento estratégico no Campus Diadema.



I- Tarefa emergencial: Identificar e discutir as demandas e necessidades atuais daUnifesp/Campus Diadema, a partir do documento de demandas docentes gerado pela ADUNIFESP, consultando instâncias representativas dos docentes, funcionários, e estudantes, e elaborando um relatório final explicitando as dificuldades detectadas, as propostas de ação para a sua resolução, estejam estas já implementadas ou por implementar, bem como as fundamentações para estas ações;

II- Planejamento Estratégico: Promover no campus de Diadema consultas e debates propositivos sobre o planejamento da Unifesp/Campus Diadema, para médio e longo prazos.



Identificar e discutir as demandas e necessidades atuais do campus da UNIFESP-Diadema, a partir do documento de demandas docentes gerado pela ADUNIFESP, consultando instâncias representativas dos docentes, funcionários, e estudantes, e elaborando um relatório final explicitando dificuldades detectadas, e propostas de ação para a sua resolução, estejam estas já implementadas ou por implementar, bem como as fundamentações para estas ações.

Metodologia

1 — Garantir a participação da comunidade do Campus Diadema, através de consultas às comunidades de docentes, servidores não docentes, e discentes, para a produção de um relatório sobre o estado atual do funcionamento do campus.

A) Consultas à comunidade

Docentes: a consulta deve ser feita oficialmente via Departamentos para os respetivos Setores.

Servidores não docentes: a consulta deve ser feita via diretoria administrativa, para encaminhamento para as respectivas divisões.

Discentes: a comunidade discente organizará essa consulta.

B) Características das consultas

A consulta deverá permitir aos consultados elaborarem as suas demandas em formato livre, solicitando-se:

incluir reinvindicações em qualquer hierarquia de administração, inclusive acadêmica;

hierarquização das prioridades;

para cada demanda, justificar e contextualizar a sua gravidade e necessidade de ação de maior ou menor prioridade.

Além dos relatórios produzidos pelas diversas representações supracitadas, será considerado o relatório produzido pela Comissão de Infraestrutura ligada à Comissão de Mobilização de Greve do campus Diadema, que utilizará metodologia própria para consulta à comunidade do campus.

C) Organização do relatório

Dividir as demandas segundo grandes áreas de administração do campus, aproveitando, por exemplo, a reestruturação administrativa atualmente em curso no campus Diadema.

Para cada conjunto de demandas, solicitar informação detalhada ao(s) órgãos administrativos relevantes sobre i) se já foi implementada a sua resolução e respectivas medidas implementadas, ii) não sendo o caso, o estado de resolução dos problemas, e o prazo respectivo para a consecução destas soluções.

Divulgação em 15/7/2012, por via eletrônica, de todos os relatórios de demandas produzidos pelas representações da comunidade conforme a tarefa I do GPE.

Produção de um relatório completo com a informação recolhida, e comunicação à comunidade através de página eletrônica do GPE (ver abaixo plano de comunicação).

O relatório deverá ser disponibilizado até 31/08/2012.



Promover no campus de Diadema consultas e debates propositivos sobre o planejamento do campus de Diadema, para médio e longo prazos.

Metodologia

1 — Garantir a participação da comunidade do Campus Diadema, através de consultas às comunidades de docentes, servidores não docentes, e discentes, para a produção de um relatório sobre o estado atual do funcionamento do campus.

A) O planejamento do campus Diadema deverá considerar:

o contexto histórico do campus, no âmbito da expansão da Unifesp;

a sua situação atual (incluindo relatório do Objetivo I);

a reflexão coletiva sobre o futuro do campus Diadema, que deverá resultar num projeto de desenvolvimento institucional do campus;

os grandes eixos temáticos resultantes da primeira Conferência sobre o Futuro da Unifesp.

Os eixos globais de planejamento da Unifesp são:

1.Integração (entre os campi, intra-campus e administrativa).
2.Equilíbrio entre o ensino, pesquisa e extensão (Indissociabilidade).
3.Infra-estrutura (física, humana e financeira).
4.Comunidade Valorizada e Propositiva (Motivação e Valorização do Capital Humano).
5.Gestão Participativa ( Gestão horizontal e democrática, compartilhada com plataforma de ação conjunta).
6.Alcance da autonomia financeira.
7.Reconhecimento Internacional ( Mobilidade acadêmica, internacionalização de mão dupla).
8.Unifesp - Universidade de Excelência ( Projeto Pedagógico Institucional que fomente o pensamento crítico, reflexivo, autônomo, ético e solidário).
9.Sustentabilidade ( Preservação do meio ambiente, conservação de água e energias alternativas).

B) Ações do GPE para o planejamento

Organizar o grupo que participará na Conferência de Planejamento do Campus de Diadema, informando sobre a dinâmica dessa reunião alargada (29/5/2012).

Elaborar fluxograma hierárquico da instituição bem como manual informativo dos procedimentos padrão a serem seguidos por docentes, servidores não docentes e discentes para tomadas de decisões, elaboração de reivindicações e compreensão dos processos acadêmico-administrativos do Campus Diadema (até 30/08/2012).

Organizar o primeiro seminário sobre planejamento estratégico da Unifesp/Campus Diadema em 11/09/2012.

Organizar reuniões setoriais em toda a comunidade com o objetivo de definir os eixos principais de planejamento do Campus Diadema no contexto do planejamento da Unifesp de (entre 25/09/2012 e 02/10/2012).

Organizar grupos setoriais de discussão e proposição de ações concretas para cada um dos eixos de planejamento, com redação de plano de base para implementação das ações propostas (entre 09/10/2012 e 01/11/2012).

Organizar o segundo seminário de planejamento estratégico da Unifesp/campus Diadema em 27/11/2012.

Organizar documento final de planejamento do Campus Diadema, incluindo uma sugestão de cronograma para implementação das propostas de planejamento (até 15/02/2013). Esse cronograma não deverá impedir que ações de planejamento julgadas prioritárias possam ser submetidas à aprovação da Congregação do Campus Diadema, e implementadas, antes de 15/02/2012.

Encaminhar o documento final de planejamento para discussão e aprovação na Congregação até 01/03/2012, após consulta pública no Campus Diadema.

Garantir o acompanhamento das ações de planejamento através de uma comissão permanente de planejamento, propondo a sua criação dentro do organograma institucional do Campus Diadema. Para tal, propôr a criação de uma Comissão Permanente de Planejamento Estratégico em reunião da Congregação do ICAQF, apresentando uma proposta de regimento para a referida comissão (até 01/02/2013).

Propôr a homologação da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico em reunião da Congregação do ICAQF (até 01/03/2013).