ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS IMPORTANTES PARA PACIENTE DIABÉTICO



1. Fracionar a alimentação em 3 refeições principais ao dia (café da manhã, almoço e jantar), intercalando uma fruta ou iogurte diet entre estas refeições, evitando assim, longos períodos em jejum. Incluir nas refeições principais os três grupos de alimentos: energéticos (arroz, massas, pães, batatas); construtores (carnes, ovos, leites e derivados). As carnes devem sempre ser magras e leites e seus derivados desnatados e os reguladores (verduras, legumes e frutas).

 

2. Substituir os produtos refinados por integrais, por serem ricos em fibras , ajudam a controlar a glicemia por terem um menor índice glicêmico. Ex: substituir o pão e o arroz branco pelo integral.

 

 

3. Não consumir mais de 4 porções de frutas ao dia, pois ao contrário do que todos pensam elas sobem rapidamente a glicemia, pois contém frutose (açúcar das frutas, que não necessita de insulina para ser transportada). Prefira frutas com menor teor de glicose e frutose, evitando a uva, manga, banana, caqui. Estas frutas podem ser consumidas, mas sempre com moderação. Evite o consumo de suco de fruta, procure sempre diluí-lo em água, pois estes além de serem pobre em fibras, elevam a glicemia, por serem rapidamente absorvidos, prefira consumir a fruta in natura.

 

4. Não consumir refrigerantes, doces, mel, açúcar mascavo, pois aumentam rapidamente a glicemia. Somente o refrigerante dietético pode ser consumido.

 

 

5. Usar produtos diet com moderação, pois alguns podem apresentar maior valor calórico (ex. chocolates, bolachas e bolo diet), pelo alto teor de gordura.

 

 

6. Evitar bebidas alcóolicas,contém açúcar e são bastante calóricas.

 

 

7. Evitar carnes gordas, embutidos (queijos amarelos, salame, presunto, mortadelas, salsichas, bacon, lingüiça).

 

 

8. Evitar misturar numa mesma refeição alimentos como: macarrão, batata, arroz, farofa; utilize um deles por vez.

 

9. Não cozinhar demais os alimentos, pois o cozimento aumenta o índice glicêmico do alimento.

 

 

10. Não consumir abusivamente café, chá mate, refrigerante (devido ao alto teor de cafeína, pois esta aumenta a glicemia por ser um estimulante do sistema nervoso central).

 

 

11.Beba bastante água. O organismo necessita, em média de 6 a 8 copos por dia.



12. Coma com calma, mastigando muito bem os alimentos.

13. Respeite os horários dos medicamentos e refeições, evitando desta forma comer fora deles ou ficar longos períodos em jejum.

14. Leia sempre os rótulos dos produtos dietéticos para conhecer os ingredientes.

15. O plano alimentar é extremamente importante para estabilizar as descompensações da DM , considerando que a quantidade de glicose absorvida da dieta determina a resposta da glicemia .

16. Em caso de dúvidas ou informações adicionais, procure sempre uma Nutricionista.

Topo

|<voltar para educação <|<anterior<|>próximo>|
|<Glossário de termos técnicos<|>Referências bibliográficas>|