DIABETES MELLITUS

        O Diabetes Mellitus (DM), é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.

       As consequências do DM a longo prazo incluem: danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sangüíneos. Com freqüência os sintomas clássicos (perda inexplicada de peso, polidipsia e poliúria) estão ausentes, porém poderá existir hiperglicemia de grau suficiente para causar alterações funcionais ou patológicas por um longo período antes que o diagnóstico seja estabelecido.

       Antes do surgimento de hiperglicemia mantida, acompanhada de quadro clínico clássico do DM, a síndrome diabética passa por um estágio de distúrbio do metabolismo da glicose, caracterizado por valores glicêmicos situados entre a normalidade e a faixa diabética.

CLASSIFICAÇÃO

         A classificação baseia-se na etiologia do DM, eliminando-se os termos “diabetes mellitus insulino-dependente”(IDDM) e “não insulino-dependente” (NIDDM), como indicado a seguir:

 

EPIDEMIOLOGIA

FATORES DE RISCO

SINAIS E SINTOMAS

ESTÁGIOS DA TOLERÂNCIA A GLICOSE E DIAGNÓSTICO

TRATAMENTO

 

|>próximo>|
|<Glossário de termos técnicos<|>Referências bibliográficas>|