Projetos

O modelo Danio rerio para entender a interrelação entre a neurotoxicologia do desenvolvimento de espécies metálicas e algumas doenças neurodegenerativas.

Pesquisador Responsável: Dr. Raúl Bonne Hernández

Instituição Sede: Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas/ICAQF/UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo.

Sumário

O Brasil é um dos principais produtores de manganês e alumínio, os quais são neurotóxicos durante o desenvolvimento, e associados com doenças próprias do envelhecimento (Parkinson, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica), com elevados custos, para saúde pública. Por exemplo, a prevalência nacional de Alzheimer pode chegar até o 63% do total de casos de demência no país. Entretanto, 4% da população brasileira com idade acima de 50 anos deve padecer de Parkinson no ano 2030. Embora existam alguns avanços, os mecanismos para explicar o desenvolvimento das doenças supracitadas e a neurotoxicidade destes metais ainda são controversos, onde a especiação química e potenciais associações de espécies metálicas têm sido negligenciadas reiteradamente. Desta forma, este projeto pretende estudar a importância da especiação química do Al e do Mn, e das interações inter-metálicas para os mecanismos da neurotoxicidad induzida por esses metais durante o desenvolvimento, e suas implicações na ocorrência de doenças neurodegenarativas. Este projeto contribuirá para o aprimoramento dos estudos de avaliação de riscos ambientais e neurotoxicológicos de metais.

Financiamento Fapesp: 2011/11921-4

Desenvolvimento de Dispositivos Filtrantes para Purificação de Águas destinadas ao Consumo Humano – DIFIPA

Pesquisador Responsável: Dr. Raúl Bonne Hernández

Instituição Sede: Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas/ICAQF/UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo.

Sumário

O projeto visa contribuir para as ações de saneamento básico do Brasil, mediante o desenvolvimento de purificadores de águas de consumo, utilizando médios filtrantes que apresentam simultâneos mecanismos de ação em termos de troca iônica, exclusão por tamanho de partícula, processos de adsorção e absorção, entre outros, que quando aplicados de forma integrada devem gerar resultados de purificação aditivos e/ou sinérgicos.