*

Home

Diagnóstico

Tratamento

Reabilitação

Contato

UNIFESP Virtual



DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA  

GRUPO DE APOIO ÀS PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

O CÂNCER DE MAMA

De onde vem o câncer?
Primeiro, devemos saber que todos os seres vivos são formados por milhões de células, que são as menores unidades de vida. Cada célula pode se reproduzir, formando outras células.
O crescimento desordenado das células forma os tumores, que podem ser
benignos ou malignos (câncer). Os tumores benignos crescem até um determinado tamanho e param, enquanto que os tumores malignos crescem descontroladamente, invadindo as células normais à sua volta. As céluas malignas podem também cair na circulação e chegar a outras locais do corpo, distantes do tumor inicial. Esse processo é chamado de metástase.
Apenas tumores malignos (câncer) podem originar metástases, que são combatidas através de tratamento adequado, como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

Câncer de mama
Esta doença é mais freqüente entre os 40 e 50 anos de idade. O mais comum é a mulher descobrir sozinha um caroço no seio (geralmente já de tamanho razoável) ou no exame de mamas com o ginecologista.
Mas isto não é o ideal! Quando palpamos um nódulo de 2 cm ou mais, ele já está crescendo há algum tempo, e o tratamento será mais difícil, podendo ser necessário retirar a mama. O melhor é fazer periodicamente a mamografia, capaz de detetar a doença precocemente, quando ainda não existe tumor palpável.

retorna

_________________________________________________________

Responsável por esta página: Dr. Luis Gerk de A. Quadros.
E-MAILe-mail: quadros.toco@epm.br
Data de inserção: 30 de Janeiro de 1998.
Última atualização: [an error occurred while processing this directive]

     

_________________________________________________________

Laboratório de Ensino a Distância - LED-DIS
Departamento de Informática em Saúde - UNIFESP