Amamentação

CIAAM - Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno

Eventos

Perguntas e Respostas

Contato

Curso

Publicações


Perguntas freqüentes respondidas por especialistas

( Neste espaço ficam as perguntas enviadas e as respostas )


Desmame

A Academia Americana de Pediatria recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Ela considera que o leite materno é suficiente do ponto de vista de proteção, desenvolvimento e crescimento.

A partir do sexto mês inicia-se a associação de alimentos como frutas e papa salgada a seguir conforme orientação do seu pediatra.

Recomenda-se o aleitamento até o primeiro ano de vida em conjunto com outros alimentos.

A introdução de outros alimentos deve ser gradual, assim como o desmame. Claro que o vínculo criado entre o binômio mãe / filho durante a amamentação é muito grande, mas as necessidades energéticas nesta idade são diferentes daquela que o leite materno pode oferecer.

Nesta fase a melhor pessoa para aconselhar é o profissional especializado.

topo


Leite Anterior e Posterior

O leite anterior, como o próprio nome diz é o leite que sai logo no início da mamada. É rico em fatores de proteção (células, como os macrófagos, imunoglobulinas e outros). O leite posterior vem em seguida e é rico, principalmente, em calorias.

Não existe tempo exato para diferencia-los. O recomendado é que o bebê mame pelo menos 15 minutos na mesma mama para atingir o leite posterior e ter um bom ganho de ponderal. Mas somente a visita ao pediatra ou profissional especializado é que poderá determinar este andamento.

topo


Colostro e Leite Maduro

O colostro é a primeira secreção láctea, entre o 0 e 7 dias, é rico em fatores de proteção, principalmente imunoglobulina, por isso a importância de amamentar o recém nascido neste período.

O leite maduro desce a partir do 14º dia. Tem diferentes características durante a mesma mamada, o dia e todo o período da lactação. Contém 4% de gordura, rico em polinsaturados de cadeia longa e proteínas do soro.

topo


Posição e Pega

Para o sucesso do aleitamento materno é de suma importância a posição do recém-nascido e a pega correta do peito.

Posição: da Mãe: deitada ou sentada confortavelmente com as costas e os pés bem apoiados. do Recém-nascido: alinhado a mãe, de frente para o peito.

Pega: o recém-nascido deve abocanhar a maior parte da areola (parte escura do peito), nunca somente o bico. A ponta do nariz deve tocar a mama assim como o queixo. Durante a mamada os lábios devem estar voltados para fora.

clique aqui - para visualizar a Posição e Pega

topo


Fissura de Mamilo

A melhor proteção da fissura de mamilo é a pega e posição corretas.

Mas eventualmente pode acontecer pontos avermelhados e dolorosos no mamilo que posteriormente tornam-se rachaduras bem mais dolorosas. Neste caso deve ser evitado períodos longos de sucção nesta mama alterada – deixando que a criança sugue cerca de 5 minutos e o restante do leite deve ser ordenhado para evitar engurgitamento mamario. Este procedimento deve continuar até a cicatrização do mamilo.

Evitar a umidade no local da lesão. A mama deve estar arejada, tomando sol na mama antes da 9:00 e depois das 16:00, por cerca de 10 minutos.

Outras intervenções podem ser necessárias, assim a visita a um profissional especializado deve acontecer logo no início dos sintomas.

topo


Intervalo das mamadas

A Academia Americana de Pediatria, preconiza que os bebês sejam amamentados de 8 a 12 vezes ao dia e que mame pelo menos de 10 a 15 minutos em ca da mama. Na prática, muitas vezes o bebê mama em torno de 20-30 minutos em uma única mamada e adormece, não se preocupe. Na próxima mamada dê o outra mama.

O importante é que ele mame pelo menos 10-15 minutos para poder ingerir o leite posterior que é rico em calorias e ficar mais tempo saciado.

A visita periódica ao seu pediatra é a melhor maneira de evitar o desmame.

topo


Meu leite está diminuindo

Em alguns momentos, seja por menor hidratação ou por algum tipo de “stress” (emocional ou físico) realmente a produção de leite pode diminuir. Mas, não se preocupe. O importante é manter a regularidade das mamadas, manter intervalos de 3/3hs no período diurno, para preservar os níveis dos hormônios que estimulam a secreção do leite elevados - a prolactina e a oscitocina.

É muito importante que a mãe que está amamentando mantenha uma ingestão diária de cerca de 3 litros de água.

A visita regular ao seu pediatra é essencial para acompanhamento do seu bebê.

topo


Existe leite fraco?

Não. Geralmente, no inicio da amamentação o leite é clarinho, as vezes até transparente, dando a impressão de que não irá satisfazer as necessidades do seu bebe. Entretanto, este é o leite inicial, chamado de colostro. Beba muita água ou liquidos em geral e coloque seu bebe para sugar seu peito a cada 2 ou 3 horas e a produção do seu leite vai aumentando gradualemente.

topo


Se a sua questão não está respondida aqui, use o quadro abaixo para enviar sua pergunta:

Nome:

Local:

*e-mail:

 

 Todos os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
 

Desenvolvimento e Manutenção: DIS Unifesp/EPM
Última atualização: [an error occurred while processing this directive]

Home Objetivos Integrantes Hospital São Paulo Unifesp - EPM