UNIFESP

GBB: Projetos

Novas estratégias analíticas para MicrocistinasMC-LA

Desenvolvimento de métodos alternativos para o monitoramento de Microcistinas (MC) em águas destinada ao consumo humano. A principal estratégia analítica que vem sendo explorada neste estudo é o uso da reatividade da porção Mdha das MCs para a introdução de grupamentos que proporcionem a preparação de variantes sintéticas (para serem usados como padrão interno) e de probes para análises com detectores ópticos.

GP-ColinaAnálise de lipídios: efeito da dieta hiperlipídica saturada

Monitoramento da variação dos glicofosfolipídios (GP) em indivíduos com dieta hiperlipídica saturada por LC-MS/MS. Com a quantificação relativa das diferentes subclasses dos GP se pretende complementar as informações sobre a influência da dieta na disposição destes metabólitos, assim como a correlação destes com indicadores precoces de obesidade, diabetes e depressão.

Síntese de metabólitos ativos do tamoxifeno e monitoramento terapêuticoTAM

O Tamoxifeno (TAM) éum fármaco extensamente metabolizado pelo sistema enzimático citocromo P450, formando diversos metabólitos com diferentes afinidades por receptores de estrógeno. A síntese dos dois principais metabólitos ativos do TAM (4-HO-TAM e endoxifeno) permitirá o uso destas substâncias como padrões analíticos em estudos de biodisponibilidade, metabolismo e resposta terapêutica.

Participação da proteína tirosina quinase Src e do óxido nítrico em vias de sinalização celular

A clonagem de células tumorais, seguida da expressão da proteína Src quinase modificada serve como “isca molecular” para as outras proteínas sinalizadoras. A identificação das proteínas constituintes deste complexo por Espectrometria de Massas e Western Blot revelará a importância destas proteínas nos processos de migração e proliferação celular.

Estudos de fragmentação e elucidações mecanísticas por Espectrometria de Massas

A Espectrometria de Massas se tornou uma ferramenta indispensável nos vários setores da Pesquisa & Inovação. Em nosso grupo, esta técnica desempenha um papel fundamental em estudos de elucidação estrutural, reações em fase gasosa e experimentos de “ion fishing” nos estudos mecanísticos.