Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 55 Janeiro, Fevereiro, Março 2005

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

PUBLICAÇÕES E EVENTOS CIENTÍFICOS

1. V Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos e outros Profissionais de Saúde – Mais um curso promovido pelo CEBRID.

Nos dias 3 e 17 de setembro e 1, 15 e 29 de outubro de 2005, o CEBRID e a UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) ministrarão o “V Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos e outros Profissionais de Saúde”.

Breve histórico do curso
Em 1993, o CEBRID iniciou uma série de aulas, especialmente planejadas para alguns psicólogos que então estagiavam no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. A iniciativa agradou os psicólogos participantes, tanto que foi repetida nos 3 anos seguintes, sendo sempre aprimorada. Finalmente, em 1997 o curso foi submetido e aprovado pelo Conselho de Extensão da Pró- Reitoria de Extensão da UNIFESP sendo então considerado como o primeiro Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos. Em 1999, 2001 e 2003 foram realizados o II, III e IV cursos, sendo que em 2003 o nome foi ampliado para Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos e outros Profissionais da Saúde.

Neste ano de 2005, temos a satisfação e o orgulho de realizar o V Curso que esperamos, como os anteriores, possa ser útil aos profissionais da área. É ainda motivo de alegria termos estabelecido uma parceria com a Universidade Cidade de São Paulo para a realização do evento.

Professores
E. A. Carlini,
Médico Psicofarmacologista Master of Sciences pela Yale University. Visiting- research professor pela Mount Sinai School of Medicine, NY, EUA. Membro Titular eleito do International Narcotics Control Board – ONU (2002-2006). Diretor do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas).

José Carlos Fernandes Galduróz, Médico Psiquiatra Ex-Residente de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Mestre em Ciências pela UNIFESP. Doutor em Ciências pela UNIFESP. Professor Afiliado da UNIFESP. Professor orientador do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

Solange Aparecida Nappo, Farmacêutica- Bioquímica Mestre em Saúde Pública pela USP. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Ex-Chefe de Seção de Psicotrópicos do Ministério da Saúde. Ex-Diretora da Divisão de Medicamentos do Ministério da Saúde. Ex-Estagiária da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA. Professora orientadora do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

Ana Regina Noto, Farmacêutica e Psicóloga Mestre em Ciências pela UNIFESP. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora Afiliada da UNIFESP. Professora orientadora do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

Programa

1o dia – 03/09/05 (sábado)
•Manhã
Abertura e entrega do material
Drogas psicoativas e drogas psicotrópicas: conceitos e definições Conceitos básicos de neurotransmissão
• Tarde
Classificação das Drogas Psicoativas Como agem as drogas psicoativas? •  Drogas e medicamentos: um risco à saúde?

2o dia – 17/09/05 (sábado)
• Manhã

Intoxicação e Reações Adversas dos Medicamentos Psicotrópicos: Psicofarmacovigilância
Drogas Psicotrópicas e Legislação Internacional. As Convenções da ONU Drogas Psicotrópicas e Legislação Nacional: Leis, Portarias e Resoluções
Tarde
Meios de comunicação: drogas na imprensa Violência associada ao consumo de psicotrópicos: uma relação de causa-efeito? Uso de drogas entre jovens em situação de rua nas capitais brasileiras. Qual a ilegalidade maior? Não ao cigarro e sim ao álcool: por que este privilégio?

3o dia – 01/10/05 (sábado)
• Manhã
Neurolépticos: para que servem? Ansiolíticos: a pílula da tranqüilidade? Vale a pena? Opiáceos: subuso; opiofobia; uso irracional; dependência e overdose
Tarde
Os antidepressivos: agem? Produzem dependência? Intoxicam? Anfetaminas I: rebite ou bolinha: o motorista de caminhão; a gordura/magreza da mulher brasileira  Anfetaminas II: utilidade clínica; uso no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH

4o dia – 15/10/05 (sábado)
• Manhã
Cocaína I: “craqueros” e “baqueros” – qual a diferença? Cocaína II: crack, trabalhadores do sexo e AIDS Esteróides Anabolizantes e Síndrome de Adonis
Tarde
Alucinógenos I: Tipos e mecanismos de ação Alucinógenos II: Êxtase e a dança Alucinógenos III: Indólicos e FEA: arte, religião e o barato Alucinógenos IV: Anticolinérgicos, ketamina e outros

5o dia – 29/10/05 (sábado)
• Manhã
LSD-25 Ayahuasca Anticolinérgicos (trombeteira, Artane®, Benzidamida, etc.)
Tarde
Histórico da maconha no Brasil Maconha e ∆9-THC: o que realmente fazem? Maconha e ∆9-THC como medicamentos.

 


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo