Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 55 Janeiro, Fevereiro, Março 2005

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

PUBLICAÇÕES E EVENTOS CIENTÍFICOS

2. Da história do alcoolismo: alcoolatria, abstinência total, beber moderado, tolerância, intolerância, fermentados e destilados: passado e presente.
Levine, H.: The alcohol problem in America: from temperance to alcoholism. British Journal of Addiction 79: 109-119, 1984. Beatriz Carlini-Cotrim. Movimentos e discursos contra as drogas: o caso da sociedade norte-americana. Revista ABPAPAL 17(3): 93-101, 1995.

O trecho abaixo foi compilado a partir dos dois trabalhos acima.
“O Movimento de Temperança norte-americano foi um dos movimentos de massa de maior vigor dos fins do século XIX e vai cumprir um papel fundamental na configuração da ideologia capitalista norte-americana de que ‘o mundo da livre concorrência é justo; são certas pessoas que não colaboram’.
O Movimento de Temperança culpa o álcool e seus consumidores por tudo aquilo que não ia bem na nação norte-americana emergente: pobreza, crime, violência, insucessos pessoais, falências financeiras.

O álcool e seus consumidores passam a ser o bode expiatório de uma sociedade que acredita piamente que a livre concorrência irá trazer bemestar a todos. Como diz o sociólogo Harry Levine: ‘Para problemas sociais e econômicos muito concretos a ideologia de temperança colocava o demônio do álcool como o grande responsável e a abstinência como a grande solução’. Levine, p. 111, 1984.

Nesse contexto é que o discurso feito por Billy Sunday, famoso pregador religioso da época, feito um dia após a aprovação da Lei Seca, deve ser entendido: ‘O reinado das lágrimas terminou. Em breve, favelas e cortiços serão apenas lembranças do passado. Transformaremos nossas prisões em fábricas e nossas cadeias em armazéns. A partir de hoje, os homens andarão de cabeça erguida, as mulheres sorrirão e as crianças mostrarão sua alegria. O inferno permanecerá para sempre vago e para alugar.’

Se do ponto de vista individual, é bem possível que Billy Sunday acreditasse piamente no que estava falando, do ponto de vista histórico e sociológico seu discurso representou o pensamento simplista, que vem atravessando séculos e continentes. Seu discurso representa a idéia de que remover uma substância da sociedade, ou simplesmente ignorar que uma substância é consumida por diferentes segmentos sociais, é uma forma eficaz de resgatar o sistema social e culpar os setores sociais que não conseguem se ajustar ao mesmo, insistindo em ter comportamentos não sancionados, como os culpados em ‘estragar’ uma estrutura social justa e igualitária.”

MUNDO CÃO! MUNDO LOUCO


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo