UNIFESP - EPM  

Edições Anteriores

Informações


Número 36
Abril/99 a
Agosto/99

Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas


E-mail


    EPIDEMIOLOGIA

09. A Maconha entre os estudantes brasileiros. Dados do IV Levantamento sobre o Uso de Drogas entre os Estudantes do 1º e 2º graus em 10 Capitais Brasileiras – 1997 (130 páginas).

No levantamento de 1997, um dado que chama bastante a atenção (em relação aos levantamentos de 1987-1989-1993) é que pela primeira vez, em 10 anos, a maconha ultrapassa os solventes como a droga de maior uso na vida, mesmo que isto tenha ocorrido apenas em Porto Alegre. Nas demais capitais embora a maconha apareça na segunda ou terceira posições houve aumento da tendência do uso na vida. Esta unanimidade de crescimento de uso em todas as dez capitais só foi observada para esta droga.
A comparação dos quatro levantamentos mostrou que uso freqüente (uso de seis vezes ou mais no mês) e o uso pesado (uso de vinte vezes ou mais no mês) cresceram de maneira estatisticamente significante.
Frente a esses resultados ao menos duas hipóteses podem ser aventadas: ou as pessoas diminuiram seus medos em confessar o uso que sempre foi elevado ou, por outro lado, de fato cresceu o uso entre os jovens estudantes. De qualquer forma os resultados apresentados alertam para a necessidade de programas de prevenção mais adequados à nossa realidade. Ao que parece “esqueceram” da maconha e esta silenciosamente foi ocupando maiores espaços no dia-a-dia dos estudantes.
Além disso, recentemente as atitudes da sociedade frente à maconha têm sofrido mudanças gradativas, sendo possível atualmente os debates sobre a sua discriminação ou o uso terapêutico do THC. Talvez essa distensão social em relação a esta droga justifiquem os achados mostrados acima.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização:
 

Próximo