RESIDÊNCIA EM ORL

 

Supervisora: Profa. Dra. Shirley Shizue Nagata Pignatari
Preceptor-Chefe:  Dr. Eduardo Macoto Kosugi (edumacoto@uol.com.br )

O Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia da UNIFESP-EPM é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e reconhecido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF - http://www.aborlccf.org.br), e consiste em programa de acesso direto (sem pré-requisito) através de concurso público, com duração de 03 (três) anos conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica. Contamos com 05 (cinco) vagas para cada ano, com bolsa pelo MEC.

O Programa de Especialização em Otorrinolaringologia também é reconhecido pela ABORL-CCF, com mesma duração e carga horária da residência. A UNIFESP-EPM oferece 03 (três) vagas para cada ano, porém sem direito a bolsa de estudos.
Ambas visam promover treinamento em serviço sob supervisão, para aperfeiçoamento técnico, científico e ético.

Fazem parte da formação do residente os estágios de Otologia, Rinologia, Laringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia Pediátrica, Otoneurologia, Estomatologia, Faringologia, Urgências e Emergências na Especialidade. No primeiro ano, há ainda os estágios cumpridos no Programa de Cirurgia Geral (residentes). O treinamento é feito no Complexo do Hospital São Paulo e hospitais associados (Hospital Geral de Pirajussara, Hospital Estadual de Diadema e Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho), sempre sob supervisão.

Os residentes cumprem ainda um estágio de 06 (seis) meses no Departamento de Cirurgia. O nosso objetivo é proporcionar uma formação mais completa possível na especialidade, enriquecer os conhecimentos médicos adquiridos na graduação, possibilitar que o residente tenha capacidade de desempenhar corretamente o seu papel de especialista no diagnóstico e tratamento das afecções otorrinolaringológicas, introduzir ou incrementar a sua participação em pesquisas científicas, sem se esquecer do lado humano de assistir ao paciente (relação médico-paciente).

O residente assume funções no atendimento de urgências e emergências na especialidade, serviço este disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana. Este atendimento é sempre supervisionado pelo chefe de plantão, médico especialista em otorrinolaringologia com pós-graduação (mestrado ou doutorado) ou em curso desta, pelo Departamento de Otorrinolaringologia da UNIFESP/EPM.

O atendimento e acompanhamento de pacientes em caráter ambulatorial é realizado nos ambulatórios específicos de cada área, com a orientação dos professores responsáveis. O atendimento das interconsultas se responsabiliza pelas avaliações solicitadas nas diversas especialidades médicas do Hospital São Paulo e está incluída na formação do residente.

O estágio cirúrgico inclui a participação em bloco cirúrgico e também a realização de procedimentos ambulatoriais, em caráter eletivo ou de urgência, disponível em todos os períodos da semana. Os procedimentos cirúrgicos são efetuados pelos Residentes/Especializandos ou Orientadores/Professores de acordo com o grau de experiência e o ano de residência do estagiário e a gravidade do caso em questão. Participam ainda do Programa de Educação Continuada (PEC) em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (reuniões quinzenais), Reunião de Revista, e reuniões dos diversos setores. E desde 2008, os residentes cumprem estágio anual de 5 dias em Rio Branco – Acre com supervisão, para realização de cirurgias na Fundação Hospitalar do Acre.

Os editais do concurso de ingresso na residência e especialização estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão (http://proex.epm.br/residencia/residmed.htm ).

 

Residência em CCP

Residência - Atuais

Residência - Anos Anteriores