SEGUNDA PARTE (Total de 2 partes)
A ESCOLA
A revista A Escola foi criada no mês de Abril de 1923 era uma revista pedagógica mensal e reservava uma sessão ao Ensino Primário, trazendo artigos específicos sobre as diferentes áreas do ensino.
Revista A Escola, Jun. 1923. nº3
“Arithmetica” Julieta Arruda
Revista A Escola, Jun. 1923. nº3
“Geometria” Matilde Cirne Bruno.
Revista A Escola, Mai. 1924. Ano II nº14
“Arithmetica- 2º ano” Matilde Cirne Bruno.

REVISTA DO ENSINO
Em meados da década de 1920, emerge a Revista do Ensino que havia sido criada em 1892, e após apenas três números, foi extinta. Nesse sentido aparece reorganizada, sob a responsabilidade da Diretoria da Instrução do Estado de Minas Gerais, com publicação mensal. Essa revista veiculava orientações aos professores públicos sobre evolução do ensino primário, bem como artigos referentes componentes curriculares do programa de ensino primário.
Revista de Ensino, Ago. 1929. Ano IV. nº36.
“A propósito do Ensino da Arithmetica”, Mauricio Murgel.Professor da Escola Normal.
Revista de Ensino, Out. 1929. Ano IV. nº38
“O Ensino vivo do Cálculo”, adaptação de R.Thabault.
Revista de Ensino, Nov. 1929. Ano IV. nº39.
“A propósito do Ensino da Arithmetica”, Mauricio Murgel. Professor da Escola Normal.
Revista de Ensino, Jan. 1930. Ano V. nº41.
“Como ensinar até 6”, H.Cohen e R. Flantz.
Revista de Ensino, Fev. 1930. Ano V. nº42
“O centímetro e o decímetro”, J. Fabre.
Revista de Ensino, Jul. 1930. Ano V. nº47.
“A propósito do Ensino da Arithmetica”, Mauricio Murgel. Professor da Escola Normal.
Revista de Ensino, Abr. 1933. Ano VII. nº85.
“O Ensino da Arithmetica e a resolução dos problemas”, X.
Revista de Ensino, Jun. 1933. Ano VII. nº89.
“Uma particularidade da adição”, Mário Casasanta.
Revista de Ensino, Jul. 1933. Ano VII. nº90-91.
“Os Problemas”, Mário Casasanta.
Revista de Ensino, Jul. 1933. Ano VII. nº92.
“Aritmética”, parte do plano de aula J.Emidio.
Revista de Ensino, Out. 1934. Ano VIII. nº107.
“O valor dos jogos no Ensino da Arithmetica”, Gilberto Guaracy.

REVISTA BRASILEIRA DE PEDAGOGIA
Esta revista, organizada pela Confederação Católica Brasileira de Educação, publicada entre 1934 e 1938, no Rio de Janeiro, teve como objetivo apresentar e discutir questões do campo educacional fundamentada nos princípios católicos.
Revista Brasileira de Pedagogia, Abr. 1934. Ano I. nº3.
“Secção de Matemática”, Nicanor Lemgruber (escola Técnica).
Revista Brasileira de Pedagogia, Out-Nov. 1934. Ano I. nº9-10.
“Algumas considerações sobre o Ensino da Arithmetica”, Zulmira de Queiroz Breiner (professora da Escola Normal).
Revista Brasileira de Pedagogia, Abr. 1937. Ano IV. nº33.
“Metodologia do Ensino da Arithmetica”, Maria José Clark Lima (Colégio Coração de Jesus. BH).
Revista Brasileira de Pedagogia, Jul-Ago. 1937. Ano IV. nº36-37
“Metodologia dos problemas”, Carmem Espindola (Escola Normal de Ubá).

EDUCAÇÃO
A revista Educação foi editada pela Diretoria Geral da Instrução Pública e pela Sociedade de Educação de São Paulo
Educação. nov. 1927, v. 1, n. 1, p. 40-54.
“Para entender as fracções”, José Escobar. Lente da Escola Normal da Capital.
Educação. nov. 1927, v. 1. n.2, p.183-194.
“Operações sobre as Fracções”, José Escobar. Lente da Escola Normal da Capital.
Educação. p 302-307.
“O Ensino Rápido da Tabuada de Multiplicar”, Francisco Antunes. Professor Adjunto do 1º Grupo Escolar de Baurú.

REVISTA DO PROFESSOR
No período compreendido entre 1934-1965, o CPP - Centro do Professorado Paulista editou o periódico Revista do Professor, que tinha por finalidade ser como porta-voz dos professores de São Paulo. Essa revista veiculou textos voltados à orientação didático- pedagógica, com sugestões para o cotidiano das aulas. O periódico tratou de diversas áreas do ensino.
Revista do Professor, Mar.1934, nº1.
“Tabuada”. Poesia de Aldemar Tavares
Revista do Professor, Abr. 1934, nº2.
“Erros no Ensino da Aritmética Elementar”, Antonio Firmino de Proença (Instituto de Educação).
Revista do Professor, Mai.1934, nº3.
“Erros no Ensino da Aritmética Elementar”, Antonio Firmino de Proença (Instituto de Educação). (continuação).
Revista do Professor, Jun. e Jul. 1934, nº4.
“Erros no Ensino da Aritmética Elementar”, Antonio Firmino de Proença (Instituto de Educação). (continuação).
Revista do Professor, Ago. 1934, nº5.
“Erros no Ensino da Aritmética Elementar”, Antonio Firmino de Proença (Instituto de Educação). (continuação).
Revista do Professor, Mai. 1937, nº19.
“BRIC-Á-BRAC. Respostas a Consultas várias”. Processo de Ensino da tabuada sem a multiplicação, sabendo a adição e subtração.
Revista do Professor, Nov.1939, nº22.
“Um Programa Escolar de Teixeira Mendes”. A título de curiosidade o Plano de Ensino organizado em 1892 pelo Chefe da Igreja Positivista do Brasil e que abrangia dos 7 a 14 anos.
Revista do Professor, Fev. 1950, nº3.
“Ensino de Matemática (Curso Primário) - Bases Metodológicas”. José Américo da Costa (Inspetor técnico de Ensino em Minas Gerais).
Revista do Professor, Fev. 1951, nº7
“A Divisão por dois Algarismos” Paulo Roland Lordello. (Diretor de Grupo Escolar)
Revista do Professor, Nov. 1951, nº10.
“Aritmética na Escola Primária: Noção de Número”, José Américo da Costa. (Inspetor Técnico de Ensino).
Revista do Professor, Fev. 1952, nº 11.
“Frações por Equivalência”, José Américo da Costa. (Inspetor Técnico de Ensino).
Revista do Professor, Mai. 1957, nº 32.
“A Aritmética e os Exames de Admissão ao Ginásio” Frederico Heyden (Catedrático de Matemática).
Revista do Professor, Out. 1958, nº42.
“Metodologia da Tabuada de Multiplicar” Professor Francisco Antunes (Inspetor Escolar aposentado).
Revista do Professor, Mar. 1960, nº52.
“IV Congresso Nacional de Professores Primários”. Conclusões e recomendações do referido congresso ocorrido em Recife.
Revista do Professor, Abr. 1960, nº53.
“O Programa do 4.º ano Primário Fundamental e a Divisão pelos Meses letivos do Ano”, Jair Augusto de Oliveira.
Revista do Professor, Mai. 1960, nº54.
“O Ensino Instantâneo da Tabuada de Multiplicar”, de autoria do Professor Francisco Antunes (Inspetor Escolar aposentado).
Revista do Professor, Dez. 1960, nº60.
Dia da Tabuada. Noticia de dia da Tabuada promovido por Professor Francisco Antunes.
“Programas de Matemática do Ginásio” Miguel Oliva Feitosa e refere ao programa do primário.
Revista do Professor, Jan. e Fev. 1961, nº61.
“O Xadrez nas Escolas: Desenvolvimento da Inteligência”, Lannoy Dorin.
Revista do Professor, Mai. e Jun. 1961, nº63.
“Aritmética nos Terceiros Graus” Geraldo Pinheiro Faria. Refere-se ao Ensino Primário.
Revista do Professor, Mar. e Mai. 1962, nº67.
“Resolução de Problemas na Escola Primária”, Miguel Ribeiro Filho.
Revista do Professor, Ago.. e Set. 1962, nº69.
“Como Ensinar a Tabuada do Nove”, João Grigolon.
Revista do Professor, Out. e Nov. 1962, nº70.
“Jogo da Tabuada”, Olívio de Araújo.
Revista do Professor, Mai. 1964, nº74.
“Tabuada: seu ensino - meios práticos de fixação-tabuada simples-processos de verificação”, Silvio de Araujo.
Revista do Professor, Ago. 1965, nº76.
“Jogos de Aritmética 1º. Ano”, Mylton Pinto dos Santos.

REVISTA DE PEDAGOGIA
Essa revista foi editada pelos professores da Universidade de São Paulo, especificamente da antiga Cadeira de Didática Geral e Especial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Circulou entre 1955 e 1967, referindo-se a diversas áreas do ensino.
Revista de Pedagogia, Jul. e Dez. 1958. Ano IV. vol. IV. nº8.
“O Ensino da Matemática Elementar” E. P. Rosenbaum. Refere-se a Matemática e as possibilidades de mudança nos currículos.
Revista de Pedagogia, Jul. e Dez. 1958. Ano IV. vol. IV. nº8.
“O Ensino do Calculo” de autoria do professor Onofre de Arruda Penteado Junior (Professor Catedrático da USP).
Revista de Pedagogia, Jan. e Jul. 1961. Ano VII. vol.VII. nº13.
“O Ensino do Cálculo na Escola Primária e Secundária”, de autoria do professor Onofre de Arruda Penteado Junior (Professor Catedrático da USP).
Revista de Pedagogia, Jan. e Dez. 1962. Ano VIII. vol.VIII. nº15.
“Ensino da Matemática (Digressão Filosófica)”, Leônidas Hegenberg (professor do instituto Tecnológico da Aeronáutica de São José dos Campos).
Revista de Pedagogia, Jun. e Ago. 1963. Ano IX. vol. IX. nº16.
“A Psicologia de Jean Piaget e a Didática” de autoria do professor Onofre de Arruda Penteado Junior (Professor Catedrático da USP).
Revista de Pedagogia, Jan. e Dez. 1963. Ano XIII. vol. XIII. nº23.
“A Matemática na escola atual” de autoria do professor Scipione de Pierro Neto (Professor de prática de Ensino de Matemática da USP).

REVISTA DE EDUCAÇÃO
No ano de 1933, dividindo espaço de circulação com as outras revistas, teve início a publicação da Revista de Educação, editada em São Paulo, sob responsabilidade do Departamento de Educação do Estado de São Paulo, distribuída gratuitamente para o professorado paulista. Essa revista, dirigida ao nível primário de Ensino, passou por diversas fases. Tratava de assuntos relacionados à metodologia de ensino de diversas disciplinas, fornecia informações sobre a educação no Brasil e exterior e ainda sobre a legislação, moral, civismo, etc.
Revista de Educação, Jun. 1933. Vol.II. nº2.
“O Programa de Didática”, José Ribeiro Descobar. Apresenta um programa para o Ensino Primário de 1ª a 4ª séries.
Revista de Educação, Set. 1934. Vol.VII. nº7.
“Projecto de Programma Mínimo para o Curso Primário”. Francisco Azzi. Diretor de Ensino. Dentro encontra-se “Iniciação Matemática” subdividido em “Cálculo” que aborda os conceitos matemáticos e e “Formas” que aborda os conceitos Geométricos.
Revista de Educação, Mar.e Jun. 1936. Vol.XIII e XIV. nº13-14.
“O Ensino da Taboada no 2.º Ano”, Luiz Gonzaga Fleury. Chefe de serviço de Educação Primária da Diretoria de Ensino.
Revista de Educação, Set.e Dez. 1936. Vol.XV e XVI. nº15-16.
“Arithmetica”, João Alfredo de Souza de Oliveira. Diretor do Grupo Escolar.
Revista de Educação, Set.e Dez. 1937. Vol.XIX e XX. nº19-20.
“O Ensino da Arithmetica”, Renato de Arruda Penteado.
Revista de Educação, Mar e Jun, Set. e Dez. 1940. Vol.XXVIII. nº29 a 32.
“Didática do Cálculo”, Benedito Caldeira. Diretor de Grupo Escolar.
Revista de Educação, Mar. 1951. Vol.XXXVII. nº58.
“Problemas Sobre as Quatro Operações”, Maria Aparecida de Arruda Campos. Diretora de Grupo Escolar.
Revista de Educação, Set.a Dez. 1951. Vol.XXVII.( Nova Fase), nº60-61.
“Metodologia do Cálculo”, Aquiles Archero Júnior. Catedrático de Educação.
Revista de Educação, Mar -Jun-Set.- Dez. 1952. Vol.XXXVIII. (Nova Fase). nº62-63-64-65.
“Didática do Cálculo”, Professor Benedito Caldeira. Inspetor Escolar.
Revista de Educação, 1961. nº66.
“Subtraindo Números Compostos”, Marlene de Almeida Lemos. Do setor de Aperfeiçoamento de professores.
Revista de Educação, 1961. nº67.
“Problema dos Problemas”, Aurora Vicente Rico. Do setor de Aperfeiçoamento de professores do serviço de Expansão Cultural.

REVISTA DO ENSINO
A Revista do Ensino/RS contava com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul e, após o ano de 1956, passou a ser uma publicação oficial da Supervisão Técnica do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais – CPOE/RS, constituindo-se em uma publicação que divulgava as orientações pedagógicas desse centro de pesquisa.
Revista do Ensino, set.1958. ano VIII. p. 22-26.
“O Ensino da Divisão de Inteiros”. Palestra realizada pelo Professor França Campos. Departamento de Educação Primária. Setor de bibliotecas e auditórios da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal
Revista do Ensino, set.1958. ano VIII. p.27-32.
“Frações Decimais” de autoria de Odete Campos Gross. Técnica em Educação da SEC- R.G.S. Traduzido e adaptado de “Metodologia de la Aritmética Elemental” de José Elpidio Perez Somossa.Centro de Pesquisas e e Orientação Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura.Rio Grande do Sul.
Revista do Ensino, nov.1958, ano VIII. p.37.
“Ensine a Desenhar”, sem autor. Apresenta desenhos e cantos que relacionam às operações em Matemática.
Revista do Ensino, nov.1958, ano VIII. p.32
“Jogo”, sem autor. São apresentados desenhos de coleções de objetos para o aluno identificar os Símbolos numéricos que relacionam com essas coleções.
Revista do Ensino, nov.1958, ano VIII. p. 37-46.
“Objetivo do Ensino da Aritmética e das Noções de Geometria, na Escola Primária. Fundamentos. Contagem- Numeração- Tabuadas”, de autoria do professor França Campos do Instituto de Educação do Distrito Federal.
Revista do Ensino, jun.1959, ano IX. p. 55- 59.
“Metodologia do Cálculo. Ensino das operações de Adição e Subtração de Inteiros”. 3º de uma série. Professor França Campos. Distrito Federal.
Revista do Ensino, ago.1959, ano IX. p. 29- 32.
“Mecanismo e Significação da Aritmética”, palestra proferida pela professora Irene de Albuquerque no Ministério da Educação. Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal. DEP-SBA.
Revista do Ensino, out.1959, ano IX, nº64.
“Metodologia do Cálculo”, de autoria do professor França Campos. Catedrático de Metodologia do Cálculo no Instituto de Educação-Professor de Matemática no Colégio Bennett- Distrito Federal.
Revista do Ensino, nov.1959, ano IX, nº65. p.33-40
“Metodologia do Cálculo” 6º de uma série. De autoria do professor França Campos. Catedrático de Metodologia do Cálculo no Instituto de Educação-Professor de Matemática no Colégio Bennett- Distrito Federal.
Revista do Ensino, mar.1960, ano IX, nº66.
Programa Experimental de Matemática; O Ensino da Grafia dos Algarismos no 1º Ano; O Ensino do problema no Curso Primário
Revista do Ensino, jun.1960, ano IX, nº69. p.10-14.
“O Problema de Matemática na Escola Primária”. Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais.
Revista do Ensino, ago.1960, ano IX, nº70. p.16-17.
“Prontidão para Aritmética”, prof. Maria Lobato Lisboa; do Serviço de Orientação e Educação Especial.Rio G. do Sul.
Revista do Ensino, ago.1960, ano IX, nº70. p. 22-26.
“A Matemática em Nossa Vida”. Sugestões de planejamento da Campanha da Matemática, promovida pelo Departamento de Educação Primária da Prefeitura do Distrito Federal sob responsabilidade de Haydée Gallo Coelho.
Revista do Ensino, set.1960, ano X, nº71.
“A Matemática em Nossa Vida II” de autoria de Haydée Gallo Coelho. Setor de bibliotecas e auditórios. Departamento de Educação Primária. Secretaria Geral de Educação e Cultura. Estado da Guanabara.
Revista do Ensino, out.1960, ano X, nº72.
“A Matemática em Nossa Vida III”. 3ª série. De autoria de Haydée Gallo Coelho. Setor de bibliotecas e auditórios. Departamento de Educação Primária. Secretaria Geral de Educação e Cultura. Estado da Guanabara.
Revista do Ensino, nov.1960, ano X, nº73.
“A Matemática em Nossa Vida IV”. 4ª série. De autoria de Haydée Gallo Coelho. Setor de bibliotecas e auditórios. Departamento de Educação Primária. Secretaria Geral de Educação e Cultura. Estado da Guanabara.
Revista do Ensino, mar.1961, ano X, nº74.
“Contagem”. Professora Rizza Araujo Porto com colaboração de Evelyn l. Bull. “Arithmetic Adivisor”. Programa de assistência Brasileiro-Americana do Ensino Elementar- PABAEE.
Revista do Ensino, abr.1961, ano X, nº75.
“Somando Números Inteiros”. Reserva para a coluna das dezenas. Programa de Aritmética 1º ano. Programa de assistência Brasileiro-Americana do Ensino Elementar- PABAEE.
Revista do Ensino, mar.1962, ano XI, nº81. p.41-46.
“Campanha de Matemática” de autoria da professora Neiza Dias da Cruz Azevedo.
Revista do Ensino, mar.1962, ano XI, nº81. p.48.
“Aproveitamento de Curiosidades Matemáticas no Ensino”, de autoria do professor Manoel Jairo Bezerra.
Revista do Ensino, mar.1962, ano XI, nº81. p.48.
“Geometria na 1ª série- Noção de Cilindro” de autoria da professora Neiza Dias da Cruz Azevedo.
Revista do Ensino, abr.1962, ano XI, nº82. p. 36-38.
“O Ensino de Tabuadas no Curso Primário”. Fundamentado na obra Jogos e Recreações Matemáticas de Irene de Albuquerque.
Revista do Ensino, abr.1962, ano XI, nº82. p. 56-57.
“Tabuada de Multiplicar”. De autoria de Ginez Inglez. Apresenta como ensinar tabuada por meio de umas roletas de cartolina, confeccionada pelos próprios alunos.
Revista do Ensino, abr.1962, ano XI, nº82. p. 84-86.
“Introdução aos sinais das operações fundamentais no 1º grau” de autoria de Mário Junqueira da Silva. Inspetor Escolar-Campinas.SP.
Revista do Ensino, mai.1962, ano XI, nº83.
“Aritmética Concretizada” de autoria de professora Adla Neme (orientadora de metodologia da Aritmética das classes experimentais do CRPE da Universidade de São Paulo.)
Revista do Ensino, jun.1962, ano XI, nº84.
“Origem dos Números” de autoria de Malba Tahn.
Revista do Ensino, jul.1962, ano XI, nº85.
“Medidas”, integrante do Programa de assistência Brasileiro-Americana do Ensino Elementar - PABAEE, de autoria de Riza Araújo Porto.
Revista do Ensino, jun.1962, ano XI, nº86.
“Blocofrações” de autoria do professor Manoel Jairo Bezerra dos colégios Pedro II e Metropolitano.
Revista do Ensino, set.1962, ano XII, nº87.
“Processos para o Desenvolvimento do Vocabulário de Aritmética na Escola Primária” de autoria de Síria Marques da Silva. Integrante do Programa de assistência Brasileiro-Americana do Ensino Elementar-PABAEE,
Revista do Ensino, nov.1962, ano XII, nº89.
“Partes Fracionárias”, de autoria de Riza Araújo Porto. “Exercícios e Divertimentos” de autoria de Gilda Garcia Bastos.
Revista do Ensino, mar.1963, ano XII, nº90.
“Aprendizagem da Numeração”, de autoria de Alfredina Paiva de Souza da Divisão de Orientação e pesquisa Pedagógica da Secretaria da Educação e Cultura -ES.
Revista do Ensino, abr.1963, ano XII, nº91.
“A Sala de Aula: um Laboratório de Aprendizagem” de autoria de Riza Araújo Porto. Integrante do Programa de assistência Brasileiro-Americana do Ensino Elementar-PABAEE
Revista do Ensino, jul.1963, ano XII, nº94.
“Para Levar a Criança a Compreender a Subtração” de autoria de Dayse A. Tarozzo, professora de Metodologia da Aritmética do Serviço de Expansão Cultural(SEC)-SP.
Revista do Ensino, Ago.1963, ano XII, nº95.
“Contribuição do Folclore ao Ensino da Matemática na Escola Primária”, de autoria de Corina Maria Peixoto Ruiz.
Revista do Ensino, mai.1963, ano XII, nº92.
“Ajude seus alunos a fixar os fatos fundamentais” (sem autor). Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Paulo. Departamento de Educação. Serviço de Expansão Cultural.
Revista do Ensino, jun.1963, ano XII, nº93.
“Construção de Problema Aritmético pelo Aluno”, de autoria de Maria Clementina de Medicis do Instituto Souza Leão-GB.
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