AS REVISTAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO:
1902-1965
Buscando falar diretamente ao professor, as revistas pedagógicas constituem material precioso para uma aproximação à sala de aula de matemática de outros tempos. Incontáveis foram as publicações destinadas ao professorado desde o século XIX. O inventário de periódicos inclui algumas delas, sobretudo aquelas que tiveram vida mais longa e que foram disseminadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Alguns desses materiais, infelizmente, tiveram digitalizados apenas alguns de seus números, por impossibilidade de encontrar os restantes. De todo modo, o conjunto das revistas trazidas para o DVD permite a construção de um panorama das discussões sobre o ensino de matemática nas séries iniciais. Elas passam de verdadeiros cursos dados para os professores durante vários números consecutivos de um periódico, como é o caso de geometria, na Revista de Ensino, nas duas décadas iniciais do século XX; para discussões breves e pontuais do ensino de aritmética, onde o ensino da tabuada reinou soberano, como se pode ler em muitos artigos na Revista do Professor, nos anos 1930 a 1960. As revistas mostram, ainda, a chegada do Movimento da Matemática Moderna, através do surgimento de textos que tratam dos estudos de Piaget. Esses, de fato, são apenas alguns temas presentes nos periódicos. Uma infinidade de outros assuntos relativos ao desenho, à geometria, à aritmética e à metodologia do ensino de matemática no ensino primário pode ser lida nesses documentos.
PRIMEIRA PARTE (Total de 2 partes)
REVISTAS PEDAGÓGICAS, 1902-1965
Revista de Ensino
A Revista de Ensino, periódico criado pela Associação Beneficente do Professorado de São Paulo, circulou no período 1902-1918. Através do periódico é possível acompanhar o movimento pedagógico das duas primeiras décadas do século XX, em específico das discussões relativas ao ensino de matemática no curso primário.
RE 1902, Ano I, n. 1, p. 3-46
“Cartas de Parker para o ensino de Arithmetica nas escolas primárias” (da 1ª. carta à 10ª.)
RE 1902, Ano I, n. 1, p. 146
Notícia do recebimento de livro didático que “trata do ensino intuitivo de Arithmetica, e é baseado no systema do eminente educador americano, Mr. Parker”.
RE 1902, Ano I, n. 2, p.
165-166 “Methodos e processos de ensino” - Questões sobre o ensino de Aritmética na escola primária, por Arnaldo Barreto.
RE 1902, Ano I, n. 2, p. 202-212
“Qual a ordem a seguir e qual o melhor processo para o ensino das frações”
RE 1902, Ano I, n. 2, p. 270-280
“Cartas de Parker – para o ensino da Arithmetica nas escolas primárias” (da 11ª. à 21ª. cartas)
RE 1902, Ano I, n. 2, p. 318-321
Avaliação pela Revista do livro “Contador Infantil” de Heitor Galvão de Moura Lacerda
RE 1902, Ano I, n. 2, p. 364-365
Decreto 1015 de 19 de março de 1902 - Pontos do exame de suficiência para ingresso no 1º. Ano da Escola Normal. Junto, os livros didáticos indicados como bibliografia. (Aritmética e Álgebra)
RE 1902, Ano I, n. 3, p. 410-418
“Pedagogia Pratica – Geometria” (1ª. e 2ª. lições)
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 467-475
“Cartas de Parker – para o ensino da Arithmetica nas escolas primárias” (da 22ª. à 30ª. cartas)
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 494a-510
Cartografia para as escolas preliminares
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 661-667
Geometria 3ª., 4ª. e 5ª. lições
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 681-685
“Cartas de Parker – para o ensino da Arithmetica nas escolas primárias” (da 31ª. à 35ª. cartas)
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 722-734
Cartografia para as escolas preliminares (continuação)
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 762-765
“Crítica sobre trabalhos escolares – Arithmetica dos Principiantes”
RE 1902, Ano I, n. 4, p. 820
“Noticiário: Cadernos de Desenho”
RE 1902, Ano I, n. 5, p. 846-857
“Pedagogia Pratica – Geometria” (6ª. à 9ª. lições)
RE 1902, Ano I, n. 5, p. 874-879
Cartografia para as escolas preliminares (continuação)
RE 1902, Ano I, n. 5, p. 880-887
“Cartas de Parker – para o ensino da Arithmetica nas escolas primárias” (da 36ª. à 42ª. cartas)
RE 1902, Ano I, n. 5, p. 976-983
“A propósito da Arithmetica dos Principiantes – I”
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1060-1066
“Pedagogia Pratica – Geometria” (10ª. à 12ª. lições)
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1066-1072
“Cartas de Parker – para o ensino da Arithmetica nas escolas primárias” (da 43ª. à 48ª. cartas)
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1076-1085
Cartografia para as escolas preliminares (final)
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1137-1145
“Lei Geral para divisibilidade dos números”
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1154-1168
“A propósito da Arithmetica dos Principiantes – II”
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1222
“Novo processo de divisibilidade”
RE 1902, Ano I, n. 6, p. 1223
“Livros escolares”
RE 1903, Ano II, n. 1, p. 19-22
“Geometria – 13ª. lição – continuação do 2º. Ano”
RE 1903, Ano II, n. 1. p. 54-55
“Crítica sobre trabalhos escolares – A propósito da Arithmetica dos Principiantes”
RE 1903, Ano II, n. 1, p. 66-67
Apresentação do livro “Elementos de Trigonometria” de Francisco Furtado Mendes Vianna
RE 1903, Ano II, n. 1, p. 78-80
“Lei Geral para a divisibilidade” comentário de Francisco Furtado Mendes Vianna
RE 1903, Ano II, n. 2, p. 138-143
“Pedagogia Prática – Geometria” (15ª. à 18ª. lições)
RE 1903, Ano II, n. 2, p. 144-147
“Trabalho Manual” (construção de sólidos geométricos)
RE 1903, Ano II, n. 3, p. 234-238
“O ensino da arithmetica” – por Arnaldo Barreto
RE 1903, Ano II, n. 3, p. 244-251
“Geometria” – (19ª. à 23ª. lições)
RE 1903, Ano II, n. 5, p. 460-462
“Geometria” – (24ª. à 25ª. lições)
RE 1904, Ano III, n. 1, p. 19-20
“Geometria” – (26ª. lição)
RE 1904, Ano III, n. 2, p. 83-86
Sobre o falecimento de Godofredo Furtado (prof. de matemática)
RE 1904, Ano III, n. 2, p. 107-116
“Geometria Plana” (transcrição de aulas do prof. Godofredo Furtado)
RE 1904, Ano III, n. 2, p. 121-124
“Ensaios de cartografia”
RE 1904, Ano III, n. 3, p. 290-293
“Geometria Plana” (aulas do prof. Godofredo Furtado - continuação)
RE 1904, Ano III, n. 3, p. 313-314
“Diversão arithmetica”
RE 1904, Ano IV, n. 4, p. 387
“Diversão arithmetica”
RE 1904, Ano IV, n. 5, p. 459-463
“Geometria Plana” (aulas do prof. Godofredo Furtado - continuação)
RE 1905, Ano IV, n. 1, p. 575-579
“Pedagogia prática – Arithmetica” (transcrição e comentários de obra didática escrita pelo Prof. Odorico Castello Branco)
RE 1905, Ano IV, n. 3, p. 697-699
“Pedagogia prática – Arithmetica” (transcrição e comentários de obra didática escrita pelo Prof. Odorico Castello Branco - continuação)
RE 1906, Ano IV, n. 4, p. 767-770
“Desenho” – (Plano de uma lição do Prof. Cyridião Buarque)
RE 1906, Ano V, n. 2, p. 53-56
“Um pouco de arithmetica” (frações decimais e ordinárias)
RE 1907, Ano VI, n. 3, p. 26-29
“O Desenho na escola”
RE 1908, Ano VII, n. 3, p. 6-11
Biografia e foto do Prof. Arnaldo Barreto
RE 1909, Ano VIII, n. 3, p. 32-33
“Cartografia - Noções sobre escalas”
RE 1909, Ano VIII, n. 4, p. 34-35
“Cartografia II – Noções sobre escalas”
RE 1910, Ano IX, n. 1, p. 22-23
“Cartografia – Noções sobre escalas”
RE 1911, Ano X, n. 2, p. 66-67
“Jogos escolares – números”
RE 1911, Ano X, n. 2, p. 70-72
“Mapas e escalas – algumas notas para o professor”
RE 1911, Ano X, n. 3, p. 126-138
“Desenho do natural”
RE 1912, Ano XI, n. 1, p. 38-45
“Arithmetica”
RE 1912, Ano XI, n. 1, p. 63-73
“Em classe e para a classe: ensino de desenho, método gerais e processos”
RE 1912, Ano XI, n. 1, p.73-75
“A arithmetica nas escolas”
RE 1912, Ano XI, n. 1, p. 156
Anúncio do livro “Série graduada de mathematica elementar” de René de Oliveira Barreto, com descrição e elogios.
RE 1912, Ano XI, n. 2, p. 98-100
“Problemas sobre números invertidos – Raciocínio”
RE 1912, Ano XI, n. 2-3, p. 102-121
Exercícios de geometria para o Jardim da Infância
RE 1912, Ano XI, n. 3, p. 125-130
“Aula de contagem com pauzinhos coloridos”
RE 1913, Ano XII, n. 2, p. 23-30
“Theoria e pratica do desenho”
RE 1915, Ano XIV, n. 1, p. 5
“Da insufficiencia do tempo destinado ao ensino da mathematica”
RE 1918, Ano XVIII, n.1-4, p. 44-75
“Methodologia do ensino e literatura didactiva” por Sampaio Doria
RE 1918, Ano XVIII, n.1-4, p. 87-97
“Um padrão de livro didactico”
SEGUE PARA SEGUNDA PARTE (Total de 2 partes)