Marcia Cristina Consolim

Professora Adjunta III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Credenciada na Pós-Graduação dessa instituição desde agosto de 2011. Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Filosofia (1997) e doutorado em Sociologia (2007), todos pela Universidade de São Paulo. Suas atividades acadêmicas e publicações concentram-se nas seguintes áreas de pesquisa: história social dos intelectuais; sociologia das ciências humanas e sociais; sociologia da cultura; intelectuais franceses no fim do século XIX e início do XX; ensino superior e institucionalização disciplinar na França. Durante os últimos anos, suas pesquisas focalizaram autores sem vínculo com a universidade, gêneros sociológicos para o grande público e instituições de ciências sociais privadas, iniciativas típicas dos meios dos reformadores sociais franceses. Tratou-se, pois, da história (social) das ciências sociais francesas e, em particular, das práticas e agentes envolvidos nas disputas pela definição legítima das ciências sociais num contexto da precária institucionalização dessas ciências na universidade. Atualmente, desenvolve projeto sobre a trajetória social e intelectual de Georges Dumas (1866-1946), professor reconhecido dentro e fora da universidade, associado ao desenvolvimento da psicologia científica na França e às Missões Francesas na América Latina, motivo pelo qual focalizar sua trajetória implica tratar das condições sociais e intelectuais da institucionalização da psicologia científica na França e da circulação internacional de intelectuais entre a França e a América Latina.. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes