Projetos de Extensão

O objetivo geral da Extensão Universitária na UNIFESP Diadema é introduzir-nos à e na Comunidade de Diadema, podendo então despertar o interesse da comunidade pela vida universitária, incentivar a busca do conhecimento científico e o desenvolvimento de competências e habilidades nos visitantes e nos universitários, incluindo socialmente os grupos, contribuir para a formação cidadã dos graduandos, tornando-os profissionais críticos e cientes do papel de transformadores sociais e formadores de opinião. Enfim, deixar claro que uma das funções da Universidade é atuar junto à Comunidade, devendo esta última contribuir efetivamente para esta atuação.

Confira abaixo nossos Projetos:




É um projeto extensão da Unifesp – campus Diadema – que agrupa um conjunto de ações de extensão universitária no campo dos Direitos Humanos, notadamente na reflexão e defesa, no espaço educacional, dos direitos sexuais (sexualidade e gênero), das políticas e dos direitos nas relações étnico-raciais, bem como na promoção da laicidade enquanto reflexão central sobre a “neutralidade confessional de um Estado” garantidor, no limite, da emergência dos direitos de minorias (DINIZ, 2011; BLANCARTE, 2008). A proposta do FÓRUM como programa de extensão veio em linha de continuidade das questões suscitadas pela Roda de conversa: Questões de gênero e homofobia no espaço da Educação, evento realizado em novembro de 2011 no campus Diadema pelos alunos do curso de Ciências (Licenciatura), contando com a colaboração dos Professores Dr. Carlos Eduardo Ribeiro (Diadema), professora Dra. Cristiane Gonçalves (Baixada Santista), do aluno de pós-graduação Bruno Puccineli (mestrando campus Guarulhos), alunos dos campi Diadema e Baixada Santista bem como da comunidade externa.




Envelhecer é um processo natural de todo organismo e um dos primeiros sinais visíveis ocorre na pele. Com o tempo algumas células presentes nessa estrutura sofrem diminuição na velocidade de divisão, comprometendo, assim, a síntese e atividade de proteínas importantes que garantem a sustentação e elasticidade da pele. Essa disfunção promove maior fragilidade e menor capacidade da pele de atuar como barreira para fatores externos, resultando também em uma cútis seca e rugosa. O envelhecimento cronológico natural, também denominado de senescência ou senectude, é caracterizado por alterações fisiológicas das funções da pele, que são próprias do avanço da idade. As características dessas alterações são afinamento da pele, diminuição do fluxo sanguíneo, o que também compromete a habilidade de divisão e reparo celular, mudanças na estrutura do colágeno, que diminui a elasticidade, redução da função imune das células promovendo seu envelhecimento, já que a pele perde a capacidade de se defender do ataque de bactérias, maior permeabilidade, que permite maior absorção de substâncias químicas, porém, menor excreção das mesmas devido à diminuição da vascularização. A exposição frequente ao UV durante anos provoca alterações celulares na pele, resultando no foto envelhecimento ou envelhecimento actínico. Dentre as dermatoses comuns observadas nesta faixa etária estão a Melanose Solar, ou “Lentigo Senil”, “Mancha Senil”, causada pela ação de raios UV, que provoca irritação primária e progressiva e é caracterizada por manchas que surgem em locais do corpo que foram expostos ao sol. A Xerose, desidratação anormal da pele, ocorre comumente na região das tíbias e no dorso das mãos e antebraços, é caracterizada por coceira e escamação da pele. A condição de pele seca pode levar ao prurido, também chamado de coceira, que, quando provocada com frequência, rompe a pele levando a infecções e, por fim, à dermatite. Além desses danos visíveis causados à pele, há uma redução da sede e, consequentemente, diminuição da ingestão de água pelos idosos.O baixo consumo de líquidos, especialmente de água pode causar desidratação, contribuindo para maiores desconfortos de pele e principalmente de outros órgãos, implicando em diversos problemas de saúde. Através de orientação e informações básicas é possível resolver ou mesmo evitar alguns desses problemas comuns que acometem pessoas idosas, como pele extremamente seca, desconforto com pele sensível, coceiras e pruridos, além de melhorar a autoestima. O presente projeto tem por finalidade orientar os idosos da cidade de Diadema a diminuir e evitar problemas de pele característicos da idade, melhorando a saúde e o bem-estar, utilizando de substâncias de baixo custo e que podem ser encontradas em suas próprias residências. Tais orientações e informações serão proporcionadas ao público alvo por meio de palestras, além de que o projeto será realizado em parceria com a Prefeitura da cidade de Diadema, que disponibilizará local e recursos necessários.




Pesquisas indicam que a adolescência constitui uma fase de grande vulnerabilidade às DST, à aids e à gravidez não planejada. Essa situação, para muitos autores, é o reflexo da omissão familiar e das deficiências do sistema educacional e de saúde no fornecimento de informações efetivas aos adolescentes. O objetivo do projeto é desenvolver ações voltadas para a promoção da saúde sexual para reduzir doenças sexualmente transmissíveis, infecção pelo HIV e gravidez precoce entre os estudantes da rede pública de Diadema, SP. O projeto tem como eixo estruturante a integração saúde-educação para a promoção da saúde sexual nas escolas públicas de Diadema/SP. Para trabalhar temas ligados à sexualidade, à prevenção, à gravidez não planejada, entre outros, utilizaremos a metodologia participativa, que facilita o processo de reflexão pessoal, interpessoal e de ensino-aprendizagem, integra o grupo e estabelece vínculos de afetividade e respeito mútuos. Serão usadas técnicas de dinâmica de grupo, jogos dramáticos e outros.




Por meio de uma proposta metodológica investigativa, os idealizadores do presente projeto propõem-se a construir ações pedagógicas junto com professores da escola básica que lecionam matemática ou ciências afins. O trabalho investigativo, a ser elaborado na parceria, tece um pensar filosófico sobre a prática docente que valoriza as vivências, perplexidades, sucessos e fracassos do docente ao exercer sua profissão e, além disto, busca também uma compreensão da realidade escolar e de seus protagonistas, considerando suas complexidades, os objetivos sociais, culturais e científicos implícitos nos projetos pedagógicos das instituições escolares e suas relações com o ensino superior e profissionalização de seus alunos. O produto das investigações poderá ser: elaboração de atividades para a sala de aula ou espaços escolares, estruturação de procedimentos didáticos pedagógicos e outros. Esse projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa e Estudos Filosóficos em Educação Matemática e Interfaces com outras Ciências - GPE-FEMIC cadastrado no banco de dados do CNPq e certificado pela UNIFESP. O professor interessado em refletir a prática docente e em participar do nosso projeto deverá estar inscrito no Programa Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco e ter sido aprovado no Módulo: Introdução aos Fundamentos de Pesquisa do citado programa.




O projeto caracteriza-se por um programa de formação continuada de professores de Ciências e Matemática.




Esta proposta objetiva a formação continuada de professores da escola básica, para lidar com a inserção de conteúdos de história, sociologia e filosofia da ciência (HFC) na sala de aula, visando benefícios para o letramento científico e para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Buscando a articulação entre aspectos conceituais de distintos campos do conhecimento, recursos materiais e metodologia de trabalho, será realizado um levantamento inicial das dificuldades que os professores encontram para a implementação efetiva da HFC em suas aulas. Quanto a fundamentação teórica, serão estudados os principais tipos de distorção da história e epistemologia da ciência presentes no ambiente escolar, e suas conseqüências na formação do estudante, fundamentando o professor para reconhecer e lidar com a pseudo-história. Para o encaminhamento metodológico, serão analisadas algumas propostas para a superação de obstáculos implementadas em ambiente escolar, inscritas em uma metodologia de trabalho previamente desenvolvida e avaliada por meio da pesquisa. A seguir, os professores selecionarão temas da história da ciência de seu interesse e desenvolverão propostas para a sala de aula, respaldados pela fundamentação teórica estudada e vivenciada. Pretende-se preparar o professor para a autonomia em sua prática reflexiva, fundamentando-o para transpor a metodologia desenvolvida para outros conteúdos da HFC.




Este projeto aborda a prática docente sob o prisma da Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (do inglês Problem-Based Learning), método construtivista centrado no aluno, no qual um problema é usado para favorecer a construção de conhecimentos e promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes. O objetivo é incentivar o uso desta metodologia para encaminhar soluções a impasses da prática docente junto a professores de Biologia do Ensino Médio de escolas da rede pública municipal e estadual do Município de Diadema (SP), avaliando-se as contribuições que a implementação da PBL pode trazer à formação continuada dos professores. A seleção dos participantes será feita a partir da avaliação de proposta escrita e de entrevista do professor e o processo formativo utilizará como ferramentas exposições dialogadas, encontros com os professores e alunos, discussões livres e/ou baseadas em literatura e composição de textos. A avaliação do processo e dos resultados alcançados será construída entre os professores participantes e professores do Programa. O professor interessado em participar deste projeto deverá se inscrever no Programa Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco e ter sido aprovado no Módulo: Introdução aos Fundamentos de Pesquisa do citado programa.




As Universidades desempenham (ou deveriam desempenhar) um papel essencial na resolução dos problemas socioambientais, por meio da educação e divulgação do conhecimento científico. A população, em geral, precisa dessa informação (total ou parcial) descodificada para poder fazer suas escolhas ou ter uma participação social ativa sobre determinados assuntos, particularmente os de origem ambiental, muitas vezes associada também à parte social. Afinal, apenas com um público informado e participante é que se dá a autêntica apropriação social do conhecimento produzido na academia. A escolha consciente só pode acontecer com informação. E é nesse sentido que o presente projeto de extensão objetiva contribuir. Levar o conhecimento científico a espaços formais e não formais de educação para que a população em geral se aproprie do mesmo e possa utilizá-lo suas escolhas, notadamente aqui, em suas escolhas de consumo.




Está bem estabelecido que a exposição à radiação ultra violeta é um dos principais agentes etiológicos do câncer de pele. Em conseqüência de mudanças dos hábitos de vida com exposição solar excessiva, esse fator tem contribuído para o aumento na prevalência dessa doença. Certamente melhores hábitos de exposição solar e maiores cuidados de foto proteção são indispensáveis para diminuir o número de casos novos que estão aparecendo. Partindo da avaliação de conhecimentos já existentes sobre riscos do excesso de exposição solar, fotoproteção e câncer da pele, o objetivo deste projeto consiste em avaliar o conhecimento dos Professores do Ensino Infantil, da Rede Pública da cidade de Diadema bem como capacitá-los para a prevenção dos riscos decorrentes de exposição solar excessiva entre escolares. A etapa inicial do projeto será desenvolvida por meio da realização de grupos focais compostos por professores da própria rede, que serão realizados até obtenção de saturação dos dados. Após diagnóstico do conhecimento dos professores da rede sobre o tema, será definido o conteúdo a ser abordado no processo de capacitação, por meio de palestras oferecidas e distribuição de material informativo.




O presente projeto visa dar continuidade às atividades de formação continuada iniciadas em 2010, direcionadas aos professores da rede pública de Diadema, mas envolvendo também alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Unifesp - campus Diadema.




Responsável: Prof. Marco André Ferreira Dias

Resumo:O Programa de Educação em Software Livre (PESL) tem como objetivos: -Difundir a cultura de liberdade da informação e filosofia do Software Livre, dentro e fora do campus; -Fomentar o uso de ferramentas de Software Livre por meio da realização de cursos, oficinas, organização de eventos, apoio a projetos de software e criação de material didático. Criado em 2007, a cada ano o PESL se estabelece como um importante veículo de transferência de conhecimentos da Universidade para a sociedade.




Responsável: Profº Nilana Meza Tenório de Barros

Resumo: É de fundamental importância a participação da sociedade na elaboração das políticas públicas que envolvem a ciência e tecnologia, e assim não é possível ignorar a ampla necessidade da alfabetização científica. Como já alertava Prewitt (1983), há a necessidade de compreensão por parte do público, de assuntos como energia nuclear, aditivos químicos, engenharia genética, controle ambiental, saúde pública, para se fazer um julgamento bem informado sobre os temas. Desta maneira, a população pode conhecer e optar de maneira consciente como parte de seus direitos em uma sociedade democrática. Considerando esta necessidade, e que no ensino básico a linguagem das Ciências Naturais constitui um meio para o indivíduo ampliar o seu universo de conhecimento, a sua cultura, como cidadão inserido na sociedade (Leonir Lorenzetti & Demétrio Delizoicov, 2001), temos como objetivo neste projeto o desenvolvimento de material didático voltado para a alfabetização científica de estudantes do ensino básico em forma histórias em quadrinhos - gibi. Esta proposta almeja contemplar um projeto educacional que articule o ensino, a pesquisa e a extensão, trabalhados através da alfabetização científica de estudantes no ensino fundamental e comprometimento social de dos graduandos.




Responsável: Prof. Dr. Renato de Sá Teles

Resumo: PAPMEM é um programa que visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de forma continuada em módulos independentes que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, a saber, nos meses de janeiro e julho de cada ano durante uma semana.

Outras Informações em http://papmemunifesp.blogspot.com.br/




Responsável: Antonio Távora de Albuquerque Silva
Área Temática: Saúde
Contato: tavora08@gmail.com

Resumo: Em 1962 surgiu o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), na Universidade de Kentucky (EUA). Sendo importante destacar que o CIM/SIM é caracterizado por fornecer informação farmacológica, farmacotécnica, terapêutica, toxicológica, entre outras, sempre atualizada, objetiva, oportuna e isenta de influências políticas, econômicas e comerciais. O presente Projeto piloto para implantação de Serviço de Informação sobre Medicamentos da UNIFESP (SIM-UNIFESP), tem como objetivo, promover o uso seguro e racional de fármacos e medicamentos, por meio de informações técnico-científicas (objetivas, atualizadas, confiáveis, oportunas, pertinentes e devidamente processadas e avaliadas) a profissionais da saúde do HU Unifesp/Hospital São Paulo. É uma área importante para o desenvolvimento profissional do estudante de graduação em Farmácia, onde poderá desenvolver competências e habilidades para busca e processamento de informações, comunicação, farmacovigilância e educação sobre utilização de medicamentos, com foco no uso racional dos mesmos.