Projeto:
O QUE É NÚMERO? PASSADO E PRESENTE DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS
Coordenação Wagner Rodrigues Valente

Financiamento:
CNPq - Edital Universal.

Situação:
Projeto em fase de desenvolvimento

Extrato do projeto:
Este projeto dá continuidade a estudos já realizados durante o período 2006-2008 quando do desenvolvimento da investigação, em cooperação internacional, entre Brasil e Portugal sobre a presença da Matemática Moderna nas escolas desses países. Finalizado o projeto, novas perspectivas de trabalho ficaram abertas.

Elas decorrem, sobretudo, da necessidade de um diálogo dos estudos históricos com a atualidade do ensino de Matemática. O projeto aqui elaborado insere-se nessa perspectiva: promover uma maior aproximação entre as investigações históricas e o cotidiano atual das aulas de Matemática.

Assim, este estudo tem por fim analisar o modo como novas teorias pedagógicas voltam-se para o passado
de maneira a constituírem-se como alternativas do presente.

Seu objetivo geral aponta para uma análise de como as referências para o ensino de Matemática nas séries iniciais afirmam-se na contraposição às concepções sobre o ensino de matemática de outros tempos.

De maneira específica, busca-se analisar como, na história, foram construídas as orientações pedagógicas para as séries iniciais no que diz respeito ao ensino do conceito de número.

Assim, é possível interrogar: Como o passado é mobilizado para dar crédito ao surgimento de novos
modos de pensar o ensino do número para crianças, ao longo da segunda metade do século XX?

Que contextos de sustentação são construídos para as pedagogias tradicionais, modernas e da didática da Matemática atual, sobre o quê e como devem as crianças aprender Matemática?

O estudo apóia-se em base teórico-metodológica vinda da história cultural.

WebDesign
Paulo Alves de Lima

 

Produção Científica - Sobre o GHEMAT - Projetos de Pesquisa - Arquivos Pessoais de Educadores Matemáticos
Arquivos Escolares - Livros Didáticos / Base de Dados - Seminários, Entrevistas, Fotografias e Filmes - Livros e CD-ROMs
Pesquisadores - Contatos - Mapa do Site - About this site