A MATEMÁTICA DO COLÉGIO:
LIVROS DIDÁTICOS PARA A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA

Livros didáticos têm sido objeto e fonte de um grande número de pesquisas na Educação Matemática. Historiadores da educação mostram o quão complexo é esse material didático. Trata-se de um produto cultural. Como tal, é preciso compreendê-lo em seu processo de produção física, material; em seu contexto de elaboração intelectual; nas múltiplas faces que por vezes se entrecruzam na autoria dos textos; nas formas de circulação que os livros ganham; no uso deles em diferentes épocas; nas suas diferentes edições e em tantos outros aspectos necessários ao entendimento de um bem cultural.

Dentre os variados interesses de pesquisa que lançam mão dos livros didáticos, um deles diz respeito aos modos constituintes que um dado saber escolar, ao longo do tempo, ganha corpo, definição e chega até nossos dias. O GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, em boa medida, atenta para essa perspectiva. Assim, por exemplo, o Grupo publica o livro "O nascimento da matemática do ginásio". Na análise de livros didáticos, é possível compreender como é organizada a matemática para ser ensinada depois dos anos iniciais do antigo ensino primário.

Diferentemente dessa matemática do ginásio, porém, suspeita-se da existência de outra disciplina escolar: a matemática do colégio. Em boa medida, sujeita às necessidades postas pelo ensino superior, essa matemática, ao que tudo indica, tem história diversa daquela do ginásio. Como compreender essa organização diferente em seus objetivos, conteúdos, formas de motivação dos alunos, exercícios, provas e outros quesitos da organização didático-pedagógica de uma disciplina escolar? A resposta pode ser encontrada, novamente, nos livros didáticos. Alguns deles são de fácil acesso através de bibliotecas e alfarrábios. Outros constituem material muito raro por sua forma material original não acartonada, por sua tiragem muito limitada, por sua publicação em casas editoras pequenas, por terem ficado guardados apenas como relíquias de arquivos pessoais de professores, dentre tantos outros fatores.

Assim, este DVD tem por finalidade apresentar aos pesquisadores e interessados, uma base de dados de livros didáticos destinados ao curso colegial, desde o período da estruturação desse nível escolar (década de 1930) até finais do chamado Movimento da Matemática Moderna (1980). Com esta base de dados, por certo, há possibilidade da realização de vários estudos como: as transformações e organização do saber matemático para ser ensinado no atual Ensino Médio; a introdução e supressão de conteúdos matemáticos ao longo de 50 anos; as mudanças didático-pedagógicas envolvidas no ensino da matemática para o colégio, dentre outros temas.

É preciso considerar, de outra parte, que as obras estão digitalizadas parcialmente. De fato, em muitos casos haverá necessidade de consultar na íntegra as obras. Isso poderá ser feito no Centro de Documentação do GHEMAT (www.unifesp.br/centros/ghemat), depositário de toda a documentação. Como já de costume, noutras bases de dados já elaboradas pelo Grupo, a intenção é a de encurtar as distâncias entre os materiais de pesquisa e os interessados na história da educação matemática brasileira.

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