PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE – MESTRADO PROFISSIONAL
    Dissertação Mestrado Profissional - Unidade São Paulo
    Dissertação Mestrado Profissional - Unidade Baixada Santista
    Produção Técnica das Dissertações - Unidade São Paulo
    Produção Técnica das Dissertações - Unidade Baixada Santista
Produção Intelectual   CD-ROM "Aprendendo a Estudar"

Dissertação de Mestrado Acadêmico

2011

  • PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Cássia Augusta Amaral Buani. Orientadora: Profa. Dra Sylvia Helena Souza da Silva Batista. Texto completo

  • AVALIAÇÃO DO TUTOR REALIZADA PELOS DISCENTES NO CURSO DE MEDICINA DA UNIMONTES. Nair Amélia Prates Barreto. Orientadora Profa. Dra. Maria Cecília Sonzogno. Texto completo

  • CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES QUE VIVENCIARAM A TRANSIÇÃO CURRICULAR NO CURSO MÉDICO DA UNIMONTES. Anderson Gonçalves de Souza . Orientadora Profa. Dra. Maria Cecília Sonzogno. Texto completo

2010

  • A DOCÊNCIA EM FISIOTERAPIA: SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Claudinéa Guedes Yamashiro. Orientadora: Profa. Dra Carla Christina Medalha. Texto completo

  • A SESSÃO TUTORIAL NA ABP DO CURSO MÉDICO DA UNIMONTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Fátima Maria Barbosa Horta. Orientadora: Profa. Dra. Lidia Ruiz Moreno. Texto completo

  • O MUNDO DO TRABALHO NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS RECÉM-EGRESSOS. Douglas Henrique de Macedo. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • DESENVOLVIMENTO DOCENTE NOS CURSOS DE MEDICINA FUNDAMENTADOS NA APRENDIZAGEM BAS EADA EM PROBLEMAS: UMA REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA. Cinthia Fernanda Rêgo Marques. Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista. Texto completo

2009

  • A INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DO CURSO MÉDICO DA UNIMONTES. Maria das Mercês Borém Correa Machado. Orientadora: Profa.. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista . Texto completo

  • A FORMAÇÃO MÉDICA EM CURRÍCULO COM METODOLOGIA ATIVA- PBL: CONCEPÇÕES DOCENTES. Enedina Gonçalves Almeida. Orientador: Professor Doutor Nildo Alves Batista. Texto completo

  • A INTEGRAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NA COMUNIDADE EM UM CURSO MÉDICO: A VISÃO DISCENTE A RESPEITO DE SUA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA. Maria Luisa Faria Makabe. Orientador: Prof. Dr. José Antonio Maia. Texto completo

  • FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO GENERALISTA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO. Ana Lúcia Faria Ribeiro. Orientadora: Profa. Dra. Paulete Goldenberg. Resumo / Abstract

  • AVALIAÇÃO NA SESSÃO TUTORIAL DO CURSO DE MEDICINA NA UNIMONTES: APREENDENDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Vanessa Teixeira Duque de Oliveira. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • O ENSINO EM GERIATRIA NA GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS MÉDICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ÓPTICA DOS COORDENADORES DE CURSO OU DA DISCIPLINA. Bibiana Marie Semensato Povinelli. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cecilia Sonzogno. Texto completo

  • RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA PARA A SAÚDE PÚBLICA. Denise Pinto da Fonseca Piccinini . Orientador: Professor Doutor Nildo Alves Batista. Co-orientadora: Professora Doutora Silvia Maria Tagé Thomaz. Texto completo

  • A CONSTRUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURSOS MÉDICOS COM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Tânia de Cássia Moreira Soares . Orientadora: Sylvia Helena Souza da Silva Batista. Texto completo

  • PORTFÓLIO DO DISCENTE: RESGATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIMONTES . Maria de Fátima Silveira Lopes Cruz . Orientadora: Profa. Dra.Otília Maria Lucia Barbosa Seiffert. Resumo / Abstract

  • OS CENÁRIOS DA PRÁTICA EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E SUPERVISORES/PROFESSORES DE CURSOS DE PSICOLOGIA . Andréa Regina Soares Poppe. Orientadora: Profª Drª Márcia Thereza Couto Falcão. Texto completo

  • PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Leosmar Malachias Oliveira. Orientadora: Profª Dra. Maria Cecília Sonzogno. Texto completo

  • O ENSINO DA ODONTOGERIATRIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Marian Cristina Alvim Salvagnin. Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Sonzogno. Texto completo


2008

  • EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA AOS PAIS DE UM BEBÊ COM PARALISIA CEREBRAL EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO: UM ESTUDO DE CASO. Thais Oliveira Feliciano. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cecília Sonzogno. Texto completo

  • A DOCENCIA NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: CONCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. Marcia Regina de Toledo Costa Amaral. Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Helena S. S. Batista. Texto completo

  • A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NECESSÁRIA AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Vanessa Ferreira Campos.Orientadora: Profa. Dra. Otilia M. L. Barbosa Seiffert. Texto completo

  • INTERDISCIPLINARIDADE E A PROPOSTA DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA DA UNIFESP: Uma análise documental. Meiry Akiko Furusato. Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista Texto completo

  • O DESAFIO DA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA COMO EDUCADOR, Maria Virgínia Nunes Pereira, Orientadora: Profa. Dra.Paulete Goldenberg. Texto completo

  • O RACIOCÍNIO CLÍNICO EM CONTEXTOS DE INCERTEZA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE SITUAÇÕES EM GERIATRIA, Ronaldo Delmonte Piovezan, Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • TRANSFORMANDO MÉDICOS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO EM HOMEOPATIA NOS RELATOS DE EGRESSOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ., Maristela Schiabel Adler, Orientador: Prof. Dr. Dante Marcelo Claramonte Gallian Resumo / Abstract

  • UM OUTRO OLHAR SOBRE O EPILÉPTICO E A EPILEPSIA :UMA LEITURA DE "O IDIOTA" DE DOSTOIÉVSKI, Antenilson Franklyn Rodrigues Lima, Orientador: Prof°. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian Texto completo

  • A QUALIDADE DE VIDA NA FALA DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UATI / UNIFESP). Andréia Nóbrega de Mello. Orientadora: Professora Doutora Pola Maria Poli de Araujo. Co-orientação: Professor Doutor Nildo Alves Batista. Texto completo

  • A GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E O PREPARO PARA A PRÁTICA NA ÁREA DA SAÚDE: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Ivanete Pereira Silva. Orientador: Prof.Dr.Nildo Alves Batista. Texto completo

  • A PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA AMBULATORIAL DO ALUNO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: FORMAÇÃO E PRÁTICA, Vicentina Esteves Wanderley, Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Helena Batista. Texto completo

 

2007

  • A GERIATRIA E GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS FORMAIS DAS ESCOLAS MÉDICAS DO PARANÁ, Vitor Jorge Woytuski Brasil. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • A INFORMAÇÃO PARA E ADOLESCENTES E JOVENS: Um olhar a partir da BVS ADOLEC Brasil. Miriam Piazza. Orientadora: Profa. Dra. Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert. Texto completo

  • A SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ODONTÓLOGOS. Lucia Ayako Matsumura . Orientadora: Profa. Dra. Sylvia Helena S. S. Batista. Texto completo

  • A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO JORNAL DA PAULISTA (1987-2003): Uma Aproximação à Divulgação Científica, Carlos Antonio Teixeira. Orientador: Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Galian. Co-Orientadora. Márcia Regina Barros da Silva. Texto completo

  • ETNOCENTRISMO E CLAREAMENTO GENGIVAL - ENSAIANDO UMA APROXIMAÇÃO, Edson Daruich Bolla. Orientador: Profa. Dra. Paulete Goldenberg Texto completo

  • HUMANISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA: OLHARES DE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Cristina Camelo de Azevedo, Orientadora: Profª Drª Sylvia Helena Souza da Silva Batista Texto completo

  • O ENSINO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: O OLHAR DOS COORDENADORES. Isis Alexandrina Casanova . Orientadora: Prof Dr.ª Lídia Ruiz Moreno, Co-orientadora: Prof Dr.ª Ana Alcídia Moraes Texto completo

  • O ENSINO DE PSICOLOGIA CLÍNICA NA GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PSICÓLOGOS CLÍNICOS DOCENTES E NÃO DOCENTES. Ively Guimarães Abdalla. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

2006

  • A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA, NA PERSPECTIVA DOS COORDENADORES. Nazaré Portilho Amaral Castro .Orientadora: Profª Drª Maria Alice Nassif de Mesquita. Texto completo

  • A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO DE ACIENTES FORA DE RECURSOS TERAPÊUTICOS DE CURA. Vera Anita Bifulco. Orientador: Profa. Dra. Lúcia Christina Iochida. Texto completo

  • A INTERDISCIPLINARIDADE E AS MUDANÇAS CURRICULARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Lis Sandra Rodrigues de Oliveira. Orientadora: Profa. Dra. Lucia Christina Iochida. Texto completo

  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADE DOCENTE SOBRE SEU PAPEL NA FORMAÇÃO ÉTICO-MORAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UNIFESP. Aluisio Marçal de Barros Seródio. Orientador: Prof. Dr. José A. Maia de Almeida. Texto completo

  • ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE: Aproximações às estratégias de Ensino-Aprendizagem dos Professores de Terapia Ocupacional. Annie Betune Ramalhão Orientadora: Profa. Dra. Lidia Ruiz Moreno Co-orientadora: Profa. Dra.. Ana Alcidia Moraes. Texto completo

  • INTERDISCIPLINARIDADE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, Marly Bittencourt Galindo. Orientador: Profª Drª Paulete Goldenberg. Texto completo

  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADULTOS UNIVERSITÁRIOS: Um caso da Biologia Educacional na formação de educadores, Marisa Laporta Chudo. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cecília Sonzogno. Resumo / Abstract

  • O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA E A PRÁTICA GENERALISTA DA ODONTOLOGIA: Uma análise a partir da vivência profissional, Otavio Fernando Genta Cordioli. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: Possibilidades através da análise dos determinantes do Estado de Saúde e da Qualidade de Vida no Ambiente Ocupacional, Simone Pivaro Stadniky. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista, Co-orientador: Prof. Dr. Sérgio José Nicoletti. Texto completo

2005

  • A PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE COORDENADORES E EGRESSOS. Linda Omar Alves Bernardes. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

  • A DOCÊNCIA EM ODONTOLOGIA: ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE PROFESSORES DE ODONTOPEDIATRIA. Fernanda Valone Gorini. Orientador: Profa. Dra. Sylvia H. S. S. Batista. Texto completo

  • A IDENTIDADE PROFISSIONAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO, Maria Luiza Sampaio Banduk. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista, Co-Orientadora: Profa. Dra. Lídia Ruiz Moreno. Texto completo

  • A PESQUISA E O CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, Luciana Ávila Maltagliati. Orientadora: Profa. Dra. Paulete Goldenberg. Texto completo

  • O ALUNO NEGRO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERFIL E OPINIÕES SOBRE AS COTAS. Pedro Fernandes de Freitas. Orientadora: Profa. Dra. Paulete Goldenberg. Texto completo

  • PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA EM SAÚDE NA UNIFESP, Maria Aparecida de Oliveira Freitas. Orientadora: Profa. Dra. Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert. Texto completo

  • REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, Cátia Feresin. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cecília Sonzogno. Texto completo

2004

  • O ENSINO DA COMUNICAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UMA ABORDAGEM, Pedro Santo Rossi. Orientador: Prof. Dr. Nildo Alves Batista. Texto completo

 



 
 
  História
  Regimento
  Programa
  Roteiro para Anteprojeto
  Linha do Tempo
  Proficiência em Língua Estrangeira
  Qualificação
  Coordenação/Comissões
  Corpo Docente
Produção Intelectual
  Orientações para Pré e Pós Defesa de Dissertação
  Formulários
  Processo Seletivo
  Perguntas Frequentes
  Cronograma de Aulas
  Calendário de Defesas
  CEPG
  Credenciamento / Recredenciamento
  Autoavaliação PPGECS
  NEF
  Matriz de Soluções
  Ensino na Saúde e a COVID-19