Setor de Telemedicina Universidade Federal de São Paulo Hospital São Paulo
Você está aqui: Página Inicial Ambientes de Colaboração Audiovisual - ACAV Telepresença

Telepresença

Refere-se a transmissão e recepção sincronizada de video em alta definição e qualidade superior de áudio entre pessoas de diversos locais, tornando-se um ambiente imersível.

A ambientação das salas são similares em todos os pontos de presença e a voz direcionada, isso faz com que se tenha a sensação de que o participante está, de fato, sentado à sua frente no próprio local de reunião.

O sistema compõe-se de três conjuntos: codecs H323, camera FullHD, TV de plasma FullHD de 63", Caixas acustisca HiFi, e Microfones HiFi omidirecionais localizados no teto. Os codecs trabalham de forma simultânea e coordenada, permitindo o envio e a reprodução das imagens nas TV´s correspondentes, e em tamanho aparente quase o tamanho real. O posicionamento das câmeras é estático, portanto, não havendo a necessidade de controle. A captação do áudio é espacial assim com a reprodução que dá a sensação de direcionamento do aúdio exatamente da posição do locutor. Graças a arquitetura e mobiliario, reduz-se o eco, realimentações e ruído (em especial o ruído oriundo da climatização - ar condicionado), o que faz com que se tenha a sensação de que o participante está, de fato, sentado à sua frente no próprio local de reunião.

A transmissão e recepção de conteúdo é feita a partir de um notebook local, conectado ao sistema de telepresença por uma interface VGA ou aplicação de software de comunicação,  e utilizando o protocolo H239. A visualização se dá nos monitores de LED que ficam sobre a mesa, em resolução máxima 1024x768 pixels.

 

Todo o controle da sessão é feito por meio de uma interface em um monitor touchscreen, de fácil operação, análogo a um telefone um pouco mais sofisticado.

 

A sala possui uma mesa com capacidade para seis lugares em três posições, focadas cada uma por uma das três câmeras.

 

Além da telepresença, o sistema também tem capacidade de interagir com sistemas de videoconferência comum. Nesse caso, o sistema limita-se ao uso somente da câmera central captando a imagem ampla da mesa. A visualização do ponto remoto também é feita pelo monitor central.

Sala de Telepresença  do HU-HSP/Unifesp    
Ed. Octávio de Carvalho                
Rua Botucatu, 740 - 5o andar                
Vila Clementino – São Paulo – 04023-900

pg01

pg02

 

Ações do documento