oi Defesa
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Pós-graduandos Defesa
Defesa

Orientações: Defesa - ingressantes Mestrado 2014

1ª parte


01/06/2016: Prazo final para a entrega da composição das bancas para Defesa - devem ser indicadas pelo orientador.
Essas bancas tramitarão na reunião da CEPG do mês de Junho para que a Coordenação possa fazer um "checklist" dos problemas a corrigir.
A banca de defesa será homologada na reunião da CEPG do mês de julho, e posteriormente será encaminhada para a aprovação pela Câmara de Pós-Graduação da EFLCH.
Para a entrega da composição das bancas, é necessário:
a) formulário que será disponibilizado para todos os docentes do programa;
b)consultar a cópia do trecho do Regimento que dá os parâmetros legais para a composição das bancas.
No formulário há indicação de data para a defesa. Quanto a isso considerar:

 

  • que o prazo regimental é de no mínimo 45 e no máximo 60 dias após o depósito;
  • a data limite para o depósito é de 14 a 29/07/2016;
  • as bancas só tramitarão se todos os dados estiverem preenchidos. Sem esse preenchimento não conseguimos tramitar a homologação tampouco inserir a conclusão do aluno na Plataforma Sucupira.
  1. Artigo 36 - Para o mestrado o aluno depositará 05 (cinco) exemplares impressos (encadernados em espiral) da dissertação organizados conforme o Manual de Normalização de Trabahlos Acadêmicos da Biblioteca Central da EFLCH da Unifesp, caso os membros da banca prefiram a versão digital, deverá ser entregue 05 (cinco) cópias no lugar dos exemplares impressos; (Os exemplares deverão conter capa com todas as informações necessárias para sua identificação conforme item 2.4.2 do Manual de Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Unifesp; Deverão conter ficha catalográfica, conforme modelo na página Normalização de Trabalhos Acadêmicosç; Deverão seguir a formatação exigida pelas normas, conforme Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Unifesp; Deverão seguir a pré-estrutura com formatação exigida pelas normas, há modelos e orientações no manual de normalização da EFLCH)
  • 01 (uma) cópia da folha de rosto;
  • 01 (uma) cópia da ficha catalográfica;
  • 01 cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética;
  • Histórico Escolar do Programa de Pós-Graduação que deverá ser solicitado junto à Câmara de Pós-Graduação da EFLCH.

 

Legislação


Após defesa


Após realização da defesa o aluno deverá entregar a versão final de sua dissertação em um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, para tanto será necessário:

  • duas cópias em versão digital, sendo uma em PDF e outra em DOC, gravadas em cds, em arquivo único ( A capa do CD-ROM deverá ser apresentada conforme modelo na página Normalização de Trabalhos Acadêmicos ).
  • AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO ELETRÔNICA DE TESE/DISSERTAÇÃO assinada pelo orientador (este documento deve ser solicitado a secretária do programa, caso o aluno ainda não o tenha recebido).

 

2ª parte


14 a 29 de julho de 2016: Período de depósito das dissertações pelos alunos.
O depósito deve ser agendado previamente com a secretária do Programa (responsabilidade do pós-graduando).
Será disponibilizado o formulário necessário para a realização do depósito.
O preenchimento completo é obrigatório e alguns dados dependem de informações obtidas com o orientador.
Uma vez preenchido deverá ser impresso e assinado, uma cópia digital deve ser enviada para a Secretária do programa em .doc junto com a solicitação de agendamento de depósito.
IMPORTANTE: O preenchimento completo do formulário é pré-requisito para confirmar o depósito da dissertação (responsabilidade: aluno e orientador).
No dia agendado para o depósito da dissertação, o aluno deverá entregar juntamente com o formulário:
"Artigo 34 - O prazo final para depósito da dissertação ou da tese é fixado pela CEPG do Programa e não é admitido nenhum expediente de entrega que substitua o depósito formal na Secretaria do Programa;"
"Artigo 38 - A dissertação de Mestrado ou a tese de Doutorado será considerada APROVADA ou REPROVADA, conforme decisão da maioria simples dos membros da Comissão Julgadora.
Artigo 39 - A avaliação da dissertação de Mestrado poderá ocorrer de forma não presencial por meio de pareceres circunstanciados de cada membro da Comissão Julgadora e a defesa da Tese de Doutorado obrigatoriamente será presencial;"
"Artigo 45 - Os membros titulares e suplentes das comissões julgadoras são definidos pela CEPG e homologados pela Câmara de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas;
Artigo 46 - A Comissão Julgadora da dissertação de Mestrado será constituída por 3 (três) avaliadores.
Parágrafo único - No caso de defesa presencial, o Orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer.
Artigo 47 - A Comissão Julgadora da tese de Doutorado será constituída por 05 (cinco) avaliadores sendo um deles o Orientador do candidato que também ocupará a posição de Presidente da Comissão Julgadora. A Comissão julgadora da tese de Doutorado terá 02 (dois) suplentes externos à Unifesp."
"Artigo 50 - Na composição da Comissão Julgadora da dissertação de Mestrado pelo menos um dos membros titulares deverá ser externo à Universidade Federal de São Paulo e outro não pertencente ao corpo de Orientadores do Programa de Pós-Graduação em que estiver matriculado o candidato; podendo apenas um ser do quadro do próprio Programa.
Parágrafo único - A Comissão Julgadora da dissertação de Mestrado deverá ter 1 (um) membro suplente, externo ao Programa.
Artigo 51 - Na composição da Comissão Julgadora da tese de Doutorado, além do Orientador, somente 1 (um) dos membros titulares poderá pertencer ao Programa de Pós-Graduação em que estiver matriculado o candidato e pelo menos 2 (dois) dos membros deverão ser externos à Universidade Federal de São Paulo e não pertencentes ao corpo de Orientadores do Programa;"
"Artigo 53 - É vedada a indicação pelo aluno de membros da comissão julgadora que avaliará sua tese ou dissertação;"

 

Última atualização em Qui, 05 de Maio de 2016 17:28
 



abril/2009