Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo |
|
Linha de Pesquisa |
1 - A Integridade Física, Emocional e Intelectual da Criança e do Adolescente |
2 - Questões Relacionadas à Infância e Adolescência na Formação de Educadores e Profissionais da Saúde |
|
Núcleo Temático 07 |
Linguagem e Cognição : processos de aquisição, aprendizagem e ensino |
Seminário de Estudos e Pesquisas |
Linguagem e Cognição: processos de aquisição, aprendizagem e ensino (SEP)
|
Docente Responsável pela Disciplina - Profa. Dra. |
Claudia Lemos Vóvio |
ementa |
|
Pretende discutir os trabalhos de pesquisa afeitos aos Estudos da Linguagem, Cognição, Aprendizagem e Ensino. Além de abordagem teórica, a disciplina tem como objeto a análise dos projetos de pesquisa em andamento. A avaliação será contínua, envolvendo a apreciação da atuação nos debates e apresentações, do envolvimento com as leituras de textos-base, da participação e contribuição em trabalhos, da presença e interesse nos encontros. Tal apreciação será somada à avaliação de trabalho (seminário) que será ligado ao processo de orientação.
|
|
bibliografia |
|
BAUER, M. W. ;GASKELL, G. (Orgs) Pesquisa qualitativa com texto. imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Pedrinho A. Guareschi, 2003. CASTRO, M. F. P. de O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas : Editora da Unicamp, 1996. FREITAS, M. T.; SOUZA, S, J,; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikail Bakhtin. São Paulo : Cortez, 2003. FRANKEL, J-J. Da interpretação à glosa: por uma metodologia da reformulação. In: VOGÜÉ, S.; FRANKEL, J-J; PAILLARD, D. Linguagem e enunicação: representação, referência e regulação. São Paulo : Contexto, 2011. LOPES, L. P. da M. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo : Parábola, 2006. MATENCIO, M. de L. M. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas : Mercado de Letras, 2001. MINAYO, M.C.S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1999. ROCKWELL, E. La experiência etnográfica: historia y cultura en los processos educativos. Buenos Aires: Paidós, 2011. |
Próximo > |
---|