oi Linguagem e Cognição: processos de aquisição, aprendizagem e ensino (SEP)

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Seminários Estudos Pesquisas Linguagem e Cognição: processos de aquisição, aprendizagem e ensino (SEP)

Linguagem e Cognição: processos de aquisição, aprendizagem e ensino (SEP)

Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo

Linha de Pesquisa

1 - A Integridade Física, Emocional e Intelectual da Criança e do Adolescente

2 - Questões Relacionadas à Infância e Adolescência na Formação de Educadores e Profissionais da Saúde

Núcleo Temático 07

Linguagem e Cognição : processos de aquisição, aprendizagem e ensino

Seminário de Estudos e Pesquisas

Linguagem e Cognição: processos de aquisição, aprendizagem e ensino (SEP)

Docente Responsável pela Disciplina - Profa. Dra.

Claudia Lemos Vóvio

ementa

Pretende discutir os trabalhos de pesquisa afeitos aos Estudos da Linguagem, Cognição, Aprendizagem e Ensino. Além de abordagem teórica, a disciplina tem como objeto a análise dos projetos de pesquisa em andamento. A avaliação será contínua, envolvendo a apreciação da atuação nos debates e apresentações, do envolvimento com as leituras de textos-base, da participação e contribuição em trabalhos, da presença e interesse nos encontros. Tal apreciação será somada à avaliação de trabalho (seminário) que será ligado ao processo de orientação.

bibliografia

BAUER, M. W. ;GASKELL, G. (Orgs) Pesquisa qualitativa com texto. imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Pedrinho A. Guareschi, 2003.

CASTRO, M. F. P. de O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas : Editora da Unicamp, 1996.

FREITAS, M. T.; SOUZA, S, J,; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikail Bakhtin. São Paulo : Cortez, 2003.

FRANKEL, J-J. Da interpretação à glosa: por uma metodologia da reformulação. In: VOGÜÉ, S.; FRANKEL, J-J; PAILLARD, D. Linguagem e enunicação: representação, referência e regulação. São Paulo : Contexto, 2011.

LOPES, L. P. da M. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo : Parábola, 2006.

MATENCIO, M. de L. M. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas : Mercado de Letras, 2001.

MINAYO, M.C.S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1999.

ROCKWELL, E. La experiência etnográfica: historia y cultura en los processos educativos. Buenos Aires: Paidós, 2011.

Última atualização em Qua, 11 de Junho de 2014 19:39

abril/2009