oi Forma Escolar, Modelos Pedagógicos e Impressos Educacionais

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Seminários Estudos Pesquisas Forma Escolar, Modelos Pedagógicos e Impressos Educacionais

Forma Escolar, Modelos Pedagógicos e Impressos Educacionais

Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo

Linha de Pesquisa

2 - Questões Relacionadas à Infância e Adolescência na Formação de Educadores e Profissionais da Saúde

Núcleo Temático 05

Educação, Discursos Pedagógicos e Cultura Impressa

Seminário de Estudos e Pesquisas

Forma Escolar, Modelos Pedagógicos e Impressos Educacionais

Docentes Responsáveis pela Disciplina - Profs. Drs.

Cleber Santos Vieira
Daniel Revah

ementa

Constituição da forma escolar. Modelos pedagógicos e impressos educacionais. Cultura escolar e saberes educacionais.

bibliografia

CARVALHO, M. M. C. Pedagogia da Escola Nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, M. C.; KUHLMANN JR., M. (orgs.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo : Cortez, 2002.

CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores. Configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J., FREITAS, M.C., MOGARRO, M.J., CARVALHO, M.M.C. História da Escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa : Colibri, 2006.

CARVALHO, M. M. C. Pedagogia Moderna, Pedagogia da Escola Nova e Modelo Escolar Paulista. In: CARVALHO, M. M. C. , PINTASSILGO, J. (orgs.). Modelos Culturais, Saberes Pedagógicos e Instituições Educacionais. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, jan./jun. 2001.

SOUZA, R.F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo : Fundação Editora da UNESP, 1998.

VINCENT, G., LAHIRE, B., THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista. Belo Horizonte : FAE/UFMG, nº 33, jun./2001.ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34,2007.

ROLDÃO, M. C. A formação de professores como objecto de pesquisa - contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrônica de Educação da UFSCAr, São Carlos, Brasil. v. 1, n. 1, set. 2007. Disponível em

TARDIF, M; LESSARD, C. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Última atualização em Qua, 11 de Junho de 2014 19:39

abril/2009