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9 SE Análise situacional dos modos de dizer em Educação e SaúdeUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
8 DOP Adolescência e o uso de álcool e outras drogas detecção, prevenção e intervençãoUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
7 DOP Ferramentas metodológicas para as pesquisas sobre a linguagem da criançaUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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6 DOP Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Ensino nas áreas de Educação e SaúdeUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
5 DOP Linguística Aplicada uma perspectiva crítica para a formação docenteUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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4 SE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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3 SE Temas Fundamentais de PesquisaUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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2 SE Bourdieu, as questões de escolarização e o trabalho docente
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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1 DOP Neurodesenvolvimento InfantilUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
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Disciplina/Seminário de Estudos e Pesquisas II: Desigualdades na participação nas culturas do escrit
Disciplina/Seminário de Estudos e Pesquisas II: Desigualdades na participação nas culturas do escrito: desafios da escolarização
Núcleo Temático: Linguagem e Cognição Professor(es) Responsável (eis): Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio Dia da Semana sexta-feira Horário 14h00 às 17h00 Local: Campus Guarulhos Ementa: Prevê a orientação e a análise de projetos de pesquisa em andamento que refletem sobre a desigualdade na distribuição de oportunidades para usufruir de produções culturais que demandam ler, compreender e tirar proveito de textos escritos e produzir textos para interação e comunicação. Com foco na alfabetização e no letramento, tomados, atualmente, como fundamentais para se atingir uma escolaridade de longa duração e inserir-se com autonomia em práticas sociais de uso da linguagem escrita, os projetos em andamento devem tomar a escola como campo de geração de dados, já que é principal instância social na qual se depositam expectativas sobre o aprendizado da linguagem escrita e de seus variados usos em sociedade.
Bibliografia BásicaALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa., Dez 2008, vol.34, no.3, p.527-544. ISSN 1517-9702 BATISTA, A. A. G.; RIBEIRO, V. M. (2004). Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação e Realidade, Porto Alegre, jul./dez. 2004. http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25394/14729 BERNSTEIN, B. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p.26-42, maio 1984. ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável . Caderno de Pesquisa, Ago 2012, vol.42, no.146, p.640-666. ISSN 0100-1574 GALVÃO, A. M. de O. História das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. GOMES-NONATO, S. N. A escrita nas formas do trabalho docente. [no prelo] KATZMAN, R. 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Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2010. p. 75-90. ROJO, R. Práticas de ensino em língua materna: interação em sala de aula ou aula como cadeia enunciativa? In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M.C. (Orgs.) Linguística aplicada: suas faces e e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007. ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo : Parábola, 2009. SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 335-382 SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. Bibliografia Complementar ALVES, F. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Belo Horizonte : Argvmentvm, 2009. ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. 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Abr 2006, vol.36, no.127, p.223-246. ISSN 0100-1574 http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a1036127.pdf CRAHAY, M. (2007). Qual pedagogia para aos alunos em dificuldade escolar?. Cadernos de Pesquisa., Abr 2007, vol.37, no.130, p.181-208. ISSN 0100-1574 http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/09.pdf DUBET, F. (2003) A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 29-45, jul 2003. DUBET, F. (2004) O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, set/dez.2004. http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf FELICIO, F.; VASCONCELOS, L. O efeito da educação infantil sobre o desempenho escolar medido em testes padronizados. [200-] Disponível em http://www.anpec.org.br/encontro2007/artigos/A07A093.pdf FRANCO, C.; ALVES, F. BONAMINO, A. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.989-1014, out. 2007. Especial LAHIRE, B.. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 2004.. MORTIMORE, P. et al. A importância da escola : a necessidade de se considerar as características do alunado. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 163-186. REYNOLDS, D.; TEDDLE, C. (2008) Os processos da eficácia escolar. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 297-328. GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo : Martins Fontes, 1991. KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. MONTENEGRO, F. et al. Inaf 2009: um diagnóstico para a inclusão social: avaliação de leitura e escrita. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro; Ação Educativa. Disponível em: LODI, A. C. B.; HARISSON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L de; TESKE, O. (Orgs.) Letramentos e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2009. RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 2013-06-08. SOARES, J. F. Qualidade e equidade na educação brasileira: fatos e possibilidades. In: Os desafios da educação no Brasil, p. 87-114. [200-] Disponível http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/3equidade.pdf SOARES, J. F. ; ALVES, M. T. G Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, Jun 2003, vol.29, no.1, p.147-165. ISSN 1517-9702 ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M.; AMES, P. (Orgs.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarollo de las Ciências Sociales en el Peru, 2004. |
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