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Início Matriz Curricular Ementas
Ementas

9 SE Análise situacional dos modos de dizer em Educação e Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 15:51 Leia mais...
 

8 DOP Adolescência e o uso de álcool e outras drogas detecção, prevenção e intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 15:51 Leia mais...
 

7 DOP Ferramentas metodológicas para as pesquisas sobre a linguagem da criança

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:37 Leia mais...
 

6 DOP Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Ensino nas áreas de Educação e Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
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5 DOP Linguística Aplicada uma perspectiva crítica para a formação docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
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4 SE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:24 Leia mais...
 

3 SE Temas Fundamentais de Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Sex, 16 de Janeiro de 2015 08:36 Leia mais...
 

2 SE Bourdieu, as questões de escolarização e o trabalho docente


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

 

Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:12 Leia mais...
 

1 DOP Neurodesenvolvimento Infantil

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Última atualização em Ter, 13 de Janeiro de 2015 13:18 Leia mais...
 

Disciplina/Seminário de Estudos e Pesquisas II: Desigualdades na participação nas culturas do escrit

Disciplina/Seminário de Estudos e Pesquisas II: Desigualdades na participação nas culturas do escrito: desafios da escolarização
Núcleo Temático: Linguagem e Cognição
Professor(es) Responsável (eis): Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio
Dia da Semana sexta-feira Horário 14h00 às 17h00 Local: Campus Guarulhos
Ementa:
Prevê a orientação e a análise de projetos de pesquisa em andamento que refletem sobre a desigualdade na distribuição de oportunidades para usufruir de produções culturais que demandam ler, compreender e tirar proveito de textos escritos e produzir textos para interação e comunicação. Com foco na alfabetização e no letramento, tomados, atualmente, como fundamentais para se atingir uma escolaridade de longa duração e inserir-se com autonomia em práticas sociais de uso da linguagem escrita, os projetos em andamento devem tomar a escola como campo de geração de dados, já que é principal instância social na qual se depositam expectativas sobre o aprendizado da linguagem escrita e de seus variados usos em sociedade.
Bibliografia Básica
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa., Dez 2008, vol.34, no.3, p.527-544. ISSN 1517-9702
BATISTA, A. A. G.; RIBEIRO, V. M. (2004). Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação e Realidade, Porto Alegre, jul./dez. 2004. http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25394/14729
BERNSTEIN, B. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p.26-42, maio 1984.
ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável . Caderno de Pesquisa, Ago 2012, vol.42, no.146, p.640-666. ISSN 0100-1574
GALVÃO, A. M. de O. História das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
GOMES-NONATO, S. N. A escrita nas formas do trabalho docente. [no prelo]
KATZMAN, R. (2001) Seducidos y abandonados: el aislamento social de los pobres urbanos. CEPAL, nº75, Dez/2001 http://www.eclac.org/publicaciones/xml/6/19326/katzman.pdf
KLEIMAN, A. Diálogos truncados e papéis trocados: o estudo da interação no ensino de língua materna. Alfa Revista de Linguística, v. 37, 1993, p.59-63.
MAHER, T. M. A. Educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M.C. (Orgs.) Linguística aplicada: suas faces e e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
LAHIRE, B.. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.
MENEZES-FILHO, N. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP. Disponível em http://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/biblioteca/f4e8070a-8390-479c-a532-803bbf14993a.pdf
ROJO, R. Alfabetismo(s), letramento(s), multiletramento(s): desafios contemporâneos à Educação de Adultos. In: COSTA, R. P.; CALHAU, S. (Orgs.) ...E uma educação pro povo, tem? Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2010. p. 75-90.
ROJO, R. Práticas de ensino em língua materna: interação em sala de aula ou aula como cadeia enunciativa? In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M.C. (Orgs.) Linguística aplicada: suas faces e e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo : Parábola, 2009.
SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 335-382 SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
Bibliografia Complementar
ALVES, F. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Belo Horizonte : Argvmentvm, 2009.
ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências associadas à eficácia escolar. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 482-500.
ANDRADE, R. J. Qualidade e equidade na educação básica brasileira: evidências do SAEB 1995-2003. Tese [Doutorado] Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais., 2008.
BARBOSA, M. L.O. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte : Fino Traço, 2011.
BEARD, R. Estratégia nacional de alafebtização: resenha da esquisa e outras evidências. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 393-410.
BERNSTEIN, B.. A pedagogização do conhecimento:estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa., Nov 2003, no.120, p.75-110. ISSN 0100-1574
CRAHAY, M. (2006). É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?. Cadernos de Pesquisa. Abr 2006, vol.36, no.127, p.223-246. ISSN 0100-1574 http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a1036127.pdf
CRAHAY, M. (2007). Qual pedagogia para aos alunos em dificuldade escolar?. Cadernos de Pesquisa., Abr 2007, vol.37, no.130, p.181-208. ISSN 0100-1574 http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/09.pdf
DUBET, F. (2003) A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 29-45, jul 2003.
DUBET, F. (2004) O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, set/dez.2004. http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf
FELICIO, F.; VASCONCELOS, L. O efeito da educação infantil sobre o desempenho escolar medido em testes padronizados. [200-] Disponível em http://www.anpec.org.br/encontro2007/artigos/A07A093.pdf
FRANCO, C.; ALVES, F. BONAMINO, A. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.989-1014, out. 2007. Especial
LAHIRE, B.. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 2004..
MORTIMORE, P. et al. A importância da escola : a necessidade de se considerar as características do alunado. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 163-186.
REYNOLDS, D.; TEDDLE, C. (2008) Os processos da eficácia escolar. In: SOARES, J. F.; BROOKE, N. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte : Editora da UFMG, p. 297-328.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo : Martins Fontes, 1991.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
MONTENEGRO, F. et al. Inaf 2009: um diagnóstico para a inclusão social: avaliação de leitura e escrita. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro; Ação Educativa. Disponível em:
LODI, A. C. B.; HARISSON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L de; TESKE, O. (Orgs.) Letramentos e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2009.
RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 2013-06-08.
SOARES, J. F. Qualidade e equidade na educação brasileira: fatos e possibilidades. In: Os desafios da educação no Brasil, p. 87-114. [200-] Disponível http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/3equidade.pdf
SOARES, J. F. ; ALVES, M. T. G Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, Jun 2003, vol.29, no.1, p.147-165. ISSN 1517-9702
ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M.; AMES, P. (Orgs.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarollo de las Ciências Sociales en el Peru, 2004.
 

Seminário de Estudos e Pesquisas II - Modos e condições de aprendizagem na sociedade contemporânea

Seminário de Estudos e Pesquisas II - Modos e condições de aprendizagem na sociedade contemporânea

Professoras Responsáveis: Maria de Fátima Carvalho e Regina Cândida Ellero Gualtieri

Dia: terça-feira
Horário: 14h00 às 17h00
Local: campus Guarulhos.

Ementa:
Este seminário tem por finalidade aprofundar as questões teóricas e metodológicas dos projetos de pesquisa em andamento sob orientação das professoras responsáveis. Serão discutidas as dimensões estruturais dos projetos (hipóteses, questões e modos de produção da pesquisa) e como essas dimensões se realizam e modificam na prática da construção do trabalho. Pretende-se que a discussão conjunta de projetos diferentes possa contribuir para a ampliação de perspectivas no que diz respeito ao ofício de pesquisador. Os encontros de apresentação serão alternados com encontros de cada orientador com seu grupo para estudos e discussão dos projetos.


BIBLIOGRAFIA

AZANHA, J. M. P. Pesquisa Educacional, algumas questões. Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 79-86. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/acervo_jmpa/midiateca_canal.asp?cond=2&id=acervojmpa&pass=4308&grupo=7
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 2010.
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, P. (coord) A miséria do mundo. Petrópolis/RJ:Vozes, 2003, pp. 693-732..
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2002.
FREITAS, M. T. A. JOBIM e SOUZA. S., KRAMMER, S. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. SP: Cortez Ed., 2003.
GOES, M.C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, ano XX, nº 50, Abril/ 2000.
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a02v2050.pdf
MINAYO, M.C. de Sousa. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ:Vozes, 2010.
MOSCOVICI, S. Representações sociais. Investigações em psicologia social. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009.
SMOLKA, A. L. B. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção do conhecimento. SMOLKA, A. L. B. e GOES, M. C. R. In A Significação nos espaços educacionais. Interação social e subjetivação. Campinas, Papirus Editora. 1997.
ZAGO, N. CARVALHO, M. P. E VILELA, R. A. T. Itinerários de Pesquisa - perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. DP&A Editora. 20013

 

Disciplina/Seminário: Seminário de Estudos em Pesquisa II: interfaces entre as áreas de Neurociência

Disciplina/Seminário: Seminário de Estudos em Pesquisa II: interfaces entre as áreas de Neurociências, Psicologia Cognitiva e Pedagogia na abordagem dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Professor(es) Responsável (eis):
Profa. Dra. Claudia Berlim de Mello
Prof. Dr. Mauro Muszkat
Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda
Profa. Dra. Sueli Rizzutti
Dia da Semana 2af ou 4ª Feira;.
Horário das 8h00 às 12h00 ou das 12h00 às 17h00
Local Centro Paulista de Neuropsicologia/ Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar
Ementa:
O Seminário visa aprofundar a reflexão dos alunos em temas relevantes relacionados às interfaces entre as áreas de Neurociências, Psicologia Cognitiva e Pedagogia, partindo das praticas em avaliação multidisciplinar de orientação neuropsicológica dos diversos ambulatórios do NANI. As atividades, centradas em discussão de casos, darão ênfase nas bases neurobiológicas dos transtornos do neurodesenvolvimento considerando as dimensões comportamentais, neuropsicológicas, educacionais e familiares.

Bibliografia Básica
1. CAREY, P. F. & KONKOL, R. J. Neuropsychology: Adaptation for a busy pediatric neurology clinic in a managed care setting. Presented in part at the Thirtieth National Meeting of the Child Neurology Society, Victoria BC, October, 17-20, 2001.
2. MELLO, C.B, MIRANDA, M. C., MUSZKAT, M. Neuropsicologia do Desenvolvimento: conceitos e abordagens. São Paulo : Memnon Edições Científicas, 2006, v.1. p.247.
3. MIRANDA, M. C., BORGES, M., ROCC, C. A.C. Avaliação Neuropsicologica Infantil In: Avaliação Neuropsicologica ed.São Paulo : Artmed, 2009, p. 221-233.
4. MIRANDA, M. C., MUSZKAT, M., Mello, C. B. Neuropsicologia do Desenvolvimento: Transtornos do Neurodesenvolvimento. Rio de Janeiro : Editora Rubio, 2013 p.251.

 

Seminário de Estudos e Pesquisas II: Educação, discursos pedagógicos e impressos

Seminário de Estudos e Pesquisas II: Educação, discursos pedagógicos e impressos
Professor (a) Responsável: Prof. Dr. Cleber Santos Vieira e Prof. Dr. Daniel Revah
Dia da Semana : 5ª feira
Horário : 9:30 -12:30
Loca: Campus Guarulhos
Aulas quinzenais
Ementa:
Discussão dos projetos de Pesquisa e aprofundamento das questões teóricas.

Bibliografia Básica
ABREU, M. (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas/SP : Mercado de Letras, 2002.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro : Graal, 1986.

 

Seminário: Vygotsky, a defectologia e outros conceitos da teoria sociohistórico cultural

Seminário: Vygotsky, a defectologia e outros conceitos da teoria sociohistórico cultural
Professor (a) Responsável: Sueli Salles Fidalgo

Dia da Semana segunda-feira
Horário _14h00 às 17h00
Local: Guarulhos
Aulas semanais
Ementa:
Estudo de conceitos de Vygotsky tais como defectologia, instrumento-e-resultado versus instrumento-para-resultado, mediação, intervenção verificando como estes organizam hoje as pesquisas críticas de colaboração para o trabalho com as necessidades educativas especiais.

Bibliografia Básica

DANIELS, H. Vygotsky e a pesquisa. São Paulo: Edições Loyola. 2008.

GONZÁLEZ REY, F. L. Algumas reflexões sobre as propostas metodológicas de Vigotsky. In __________________. O pensamento de Vigotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec. 2013.

KOZULIN, A. & GINDIS, B. Sociocultural theory and education of children with special needs: from defectology to remedial pedagogy. In: DANIELS, H. COLE, M. & WERTSCH, J. (eds). The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: CUP. 2007

MAGALHÃES, M. C. C. & FIDALGO, S. S. The role of methodological choices in investigations conducted in school contexts: critical research on collaboration in continuing teacher education. In. ALANEN, R. & PÖYHÖNEN, S. Language in action: Vygotsky and Leontievian legacy today. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing. 2007

NEWMAN, F. & HOLZMAN, L. Lev Vygotsky, cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola. 1993.

ROBBINS, D. Vygotsky's psychology-philosophy: a metaphor for language theory and learning. New York: Plenum Publishers. 2001.

VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. Defectologia. In ______________. Vygotsky, uma síntese. São Paulo: Edições Loyola. 1999.

VYGOTSKY, L. S. O problema e o métodos de investigação. In. _____________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

________________. Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Madrid: Visor. 1997.

WERTSCH, J. Mediation. In: DANIELS, H. COLE, M. & WERTSCH, J. (eds). The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: CUP. 2007

 

 

 

 


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