oi Ementas
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas
Ementas

Disciplina Obrigatória: Tópicos em Educação (DO) - 1º semestre/2017

Disciplina Obrigatória: Tópicos em Educação (DO)


Professor (a) Responsável:
Rosario S. Genta Lugli

Dia da Semana: terça-feira

Horário: 14 às 17h

Local (x) Campus Guarulhos ( ) Campus São Paulo

Período de oferta: 02/05/2016 a 27/06/2016 (aulas semanais)

Ementa:
Apresentação das teorias reprodutivistas sobre a educação, com ênfase na teoria de Bourdieu.
Discussão dos modos de construção de pesquisas em educação no Brasil.


Bibliografia Básica
AZANHA, J. M. P. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo, EDUSP, 1992
BOURDIEU, P. Escritos de educação. NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. M. (org) Petrópolis, RJ: Vozes, 1998
BOURDIEU, P. Razões práticas - sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996

 

 

Disciplina Optativa: O Aluno Gravemente Enfermo: vetores da educação e da saúde - 1º Semestre/2017

Disciplina Optativa: O Aluno Gravemente Enfermo: vetores da educação e da saúde

Professor (a) Responsável: Amália Neide Covic

Vagas:
12 alunos(as)

Número de vagas para alunos especiais: dois

Dia da Semana:
Sexta-feira

Horário: 9h até 12h

Local
( ) Campus Guarulhos ( x ) Campus São Paulo (Rua Pedro de Toledo, 572)

Data de início: 05/05/2017. Data de término: 23/06/2017.

Obs: aulas com periodicidade semanal.

Ementa: Na disciplina propomos duas linhas de reflexão: do significado da vigência do contemporâneo na problematização do lugar do sujeito no espaço das instituições escolar e hospitalar e da modulação das diferentes realidades do aluno gravemente enfermo.

Bibliografia Básica
AGAMBEN, Giorgio. A linguagem e a morte. Um seminário sobre o lugar da negatividade. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
HABERMAS, JÜRGEN. O futuro da natureza humana. São Paulo: Graal, 2004.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

 

 

 

Disciplina: Tópicos especiais em saúde - Doutorado 1º Semestre/2017

Disciplina: Tópicos especiais em saúde - Doutorado

Professor (a) Responsável: Amália Neide Covic

Vagas: equivalente ao número de alunos doutorandos

Número de vagas para alunos especiais: dois

Dia da Semana:
Sexta-feira

Horário:
9h até 12h

Local
( ) Campus Guarulhos ( x ) Campus São Paulo (Rua Pedro de Toledo, 572)

Data de início
: 10/03/2017 Data de término;28/04/2017.

Obs:
aulas com periodicidade semanal.

Ementa:
Grosso modo, a Teoria Crítica propõe uma atitude reflexiva emancipatória ante aos aspectos deterministas das sociedades. Assim, se constituem duas articulações teóricas com fortes implicações nas práticas em Saúde: de um lado a naturalização da doença e a tecnologia de cuidados; por outro, a separação da manifestação da doença do corpo do indivíduo e a sua contextualização dentro de um sistema de força e poder. Com base nessa proposta e fundamentos reflexivos dos autores Canguilhen, Gadamer, Goffman e Agamben, traremos à crítica principalmente os tópicos:
• Corpo e biomedicina: o estado de normalidade e o de exceção.
• Acesso aos medicamentos e à pesquisa em Saúde: políticas globais e práticas locais.
• O viver, o morrer e a biopolítica: cuidados paliativos e a gestão do morrer.

Bibliografia Básica

AGAMBEN, G. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 2009.
GADAMER, H-G. El Estado Oculto de la Salud, Barcelona: Gedisa, 2001
GOFFMAN, E. Comportamento em Lugares Públicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
ARENDT H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
Bibliografia para consulta:
UNESCO. Declaração universal sobre Bioética e Direitos Humanos. 2005. Disponível em: .
LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

 

 

Disciplina: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA, SABERES E PERSPECTIVAS ATUAIS - 2º Semestre de 2016

Disciplina: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA, SABERES E PERSPECTIVAS ATUAIS

 

Leia mais...
 

Disciplina: Vygotsky: Discussões sobre a Teoria Sociohistórico-Cultural - 2º Semestre de 2016

Disciplina: Vygotsky: Discussões sobre a Teoria Sociohistórico-Cultural

 

Leia mais...
 

Disciplina: Educação das Relações Étnico-Raciais - 2º Semestre de 2016

Disciplina: Educação das Relações Étnico-Raciais

 

Leia mais...
 

Disciplina Optativa: Desigualdade social e cultura escrita: desafios da escolarização - 2º Semestre 2016

Disciplina Optativa: Desigualdade social e cultura escrita: desafios da escolarização

Leia mais...
 

Disciplina: Docência no Ensino Superior - 2º Semestre 2016

Disciplina: Docência no Ensino Superior

Leia mais...
 

Disciplina: CORPO E SEXUALIDADE - 2º Semestre 2016

Disciplina: CORPO E SEXUALIDADE

Última atualização em Sex, 15 de Julho de 2016 17:02 Leia mais...
 

DO - Disciplina: Introdução ao Campo Educação e Saúde/ Pesquisa em Educação e Saúde - 2º Semestre 2016

DO - Disciplina: Introdução ao Campo Educação e Saúde/ Pesquisa em Educação e Saúde
Última atualização em Sex, 15 de Julho de 2016 17:09 Leia mais...
 

Tópicos especiais em saúde - Doutorado - 2º Semestre 2016

Disciplina: Tópicos especiais em saúde - Doutorado

Última atualização em Sex, 15 de Julho de 2016 16:22 Leia mais...
 

Seminário de Estudos em Pesquisa - Abordagem Interdisciplinar em Transtornos do Neurodesenvolvimento - 2º Sem/2015

SEP/SEA - SEMINÁRIO Leia mais...  

Tópicos especiais em saúde - 2º Sem/2015

DO - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA DOUTORADO Leia mais...  

Seminários sobre Metodologia e Comunicação Científica em Neurociência, Educação e Saúde - 2º Sem/2015

SEP/SEA - SEMINÁRIO Última atualização em Qua, 08 de Julho de 2015 13:42 Leia mais...  


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

abril/2009