oi Ementas
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas
Ementas

DOP NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO - 1º/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Disciplina/Seminário de Estudos e Pesquisas: NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Leia mais...
 

DO Tópicos em Educação - 1º/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Disciplina Obrigatória: Tópicos em Educação (DO)

Leia mais...
 

DOP METODOLOGIAS DE PESQUISA, REDAÇÃO & COMUNICAÇÃO CIENTIFICA - 1º/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Disciplina Optativa: METODOLOGIAS DE PESQUISA, REDAÇÃO & COMUNICAÇÃO CIENTIFICA

Última atualização em Ter, 20 de Fevereiro de 2018 08:01 Leia mais...
 

DOP Políticas Educacionais para Inclusão Escolar -1º/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Disciplina Optativa Mestrado e Doutorado:
Políticas Educacionais para Inclusão Escolar

Última atualização em Ter, 20 de Fevereiro de 2018 07:52 Leia mais...
 

DOP FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO NAS ÀREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - 2º/17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA
Disciplina Optativa: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE
ENSINO NAS ÀREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Leia mais...
 

Disciplina Obrigatória/Optativa: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR (ME e DO) - 2º semestre/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA
Disciplina Obrigatória/Optativa: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Professor Responsável: Prof.Dr. Umberto de Andrade Pinto
Última atualização em Seg, 10 de Julho de 2017 10:13 Leia mais...
 

DOP Reflexão Técnica, Prática ou Crítica na Formação de Professores (ME e DO) - 2º semestre/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA

Disciplina Optativa: Reflexão Técnica, Prática ou Crítica na Formação de Professores
Professor(es) Responsável(eis): Sueli Salles Fidalgo

Última atualização em Qua, 05 de Julho de 2017 09:41 Leia mais...
 

DOP Raízes históricas de práticas de seleção e segregação na escola (ME e DO) - 2º semestre 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

Disciplina Optativa: Raízes históricas de práticas de seleção e segregação na escola
Professora Responsável: Regina Cândida Ellero Gualtieri

Leia mais...
 

Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO) - 2º semestre/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA
ADOLESCÊNCIA

Disciplina Obrigatória: Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)
Professoras Responsáveis: Denise de Micheli e Rosario S. Genta Lugli

Leia mais...
 

Disciplina: Linguagem e Ensino (mestrado e doutorado) 2º semestre/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA
ADOLESCÊNCIA

 

Disciplina: Linguagem e Ensino
Professor(a) Responsável: Rosângela Nogarini Hilário e Márcia Romero

Leia mais...
 

Disciplina Optativa: Educação das Relações Étnico-Raciais (mestrado e doutorado- 2º semestre/2017)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA

Disciplina Optativa: Educação das Relações Étnico-Raciais

Leia mais...
 

Disciplina Optativa: Estudos da cultura escolar (mestrado/doutorado) - 1º Semestre/2017

Disciplina Optativa: Estudos da cultura escolar (mestrado/doutorado)

I Semestre de 2017

Última atualização em Qua, 28 de Junho de 2017 13:06 Leia mais...
 

Estudos de Psicologia Histórico-Cultural: linguagem, aprendizagem, desenvolvimento - 1ºSemestre/2017

Disciplina Optativa: Estudos de Psicologia Histórico-Cultural: linguagem, aprendizagem, desenvolvimento e deficiência.

SEMESTRE I - 2017

Professor (a) Responsável: Maria de Fátima Carvalho

Início: 02/03/2107

Periodicidade: quinzenal

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Guarulhos - Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade - Guarulhos/SP

Ementa
A disciplina objetiva o estudo do Tomo V da Obra de Lev S. Vigotski: Fundamentos de Defectologia.
A obra apresenta textos do autor sobre a construção/renovação do campo de estudos do desenvolvimento e educação de pessoas com deficiência, em sua época, na Rússia.
O estudo envolve a leitura crítica dos textos: contextualização histórica, problematização, relação de conceitos e argumentos do autor sobre o tema com outros textos seus, contemporâneos ou posteriores e com textos de outros autores, seus comentadores.
Do conjunto de textos serão destacados para a discussão argumentos relacionados à educação escolar, linguagem, aprendizagem e desenvolvimento na existência de deficiência.
Objetiva-se apreender e discutir argumentos e conceitos que fundamentam a tese vigotskiana de desenvolvimento social (histórico e cultural) das funções psicológicas e a ideia de existência de peculiaridades qualitativas - de um desenvolvimento diferenciado - na existência de déficits ou transtornos de desenvolvimento (a emergência de formas de ação psicológica mediante a existencia de diferentes formas de deficiência - processos compensatórios).
Concomitante ao estudo da obra, pretende-se refletir sobre a atual disseminação das ideias vigotskianas concernentes à defectologia no campo da educação especial no Brasil: relação história/cultura/desenvolvimento das ideias (pesquisa, políticas e práticas pedagógicas) sobre a educação e constituição dos sujeitos na existência de deficiência.

 

Bibliografia Básica
VIGOTSKI, l. S. Obras Escogidas, Tomo V., Fundamentos de Defectologia. Visor Dis., S. A. , Madrid. 1997.

VIGOTSKI, l. S. Obras Escogidas, Tomo II., Problemas de Psicología General. Visor Dis., S. A. , Madrid. 2001.
VIGOTSKI, l. S. Obras Escogidas, Tomo III., Problemas del Desarrolo de la Psique., Visor Dis., S. A. , Madrid. 2000.

Leituras complementares

CARVALHO, Maria de Fátima. A Relação do Sujeito com o Conhecimento no enfrentamento da deficiência mental: condições de possibilidades. Unicamp. Tese de doutorado. 2004.
COSTA. Sandra Regina Dias da. Diálogo entre neurociências e a perspectiva histórico-cultural : as funções executivas na educação infantil. Tese de doutorado. Unicamp. 2015
DAINÊZ, Débora. Constituição Humana, Deficiência e Educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural. Tese de Doutorado: Unicamp. 2014.

DOMINGUES, Celma dos Anjos . Modos de participação e apropriação de práticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiência visual. Unicamp. Dissertação de mestrado. 2004.

FAISSAL, Flávia. Políticas de Educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. Unicamp. Tese de doutorado. 2013

MOLON. Susana Inês. Subjetividade e Constituição do Sujeito em Vygotsky. Educ Fapesp. São Paulo. 1999.

ROCHA. Keuri Costa Carvalhais da. A relação com a linguagem escrita na inclusão escolar de uma criança com deficiencia visual: mediação pedagógica e (im) possibilidades de desenvolvimento.

ROSANTE. Gessica Torres. Percurso Escolar de Pessoas com Distrofia Muscular de Duchenne: contingencias sociais e significações do vivido pelos sujeitos.

SILVA. Mariana Valente Teixeira. Trajetorias escolares de alunos com transtornos do espectro autista e expectativas educacionais das famílias. Dissertação mestrado. UNICAMP. 2015.

 

 

 

Disciplina Optativa: DISCIPLINA - NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL - 1º Semestre/2017

Disciplina Optativa: DISCIPLINA - NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
Núcleo Temático: Desenvolvimento, Deficiências e Transtornos: uma perspectiva interdisciplinar.

Professor(es) Responsável (eis):
Profa. Dra. Claudia Berlim de Mello
Prof. Dr. Mauro Muszkat
Profa. Dra. Sueli Rizzutti

Dia da Semana: 2ª feira

Horário 8:30 as 12:00 horas

Local:
anfiteatro do NANI

Semestre a ser oferecido: Abril a Maio 2017

Ementa:
A disciplina aborda alguns dos fatores constitutivos dos processos de desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente e o papel que desempenham nos processos de aprendizagem e escolarização. Introduzirá o aluno ao estudo dos fatores moduladores do crescimento pré e pós natal com destaqueaos aspectos do desenvolvimento das funções cognitivas e dos mecanismos cerebrais subjacentesassim como ao estudo da inter-relação desses processos e dos fatores socioeconômicos e culturais.A partir dessa base, introduz ao estudo e análise dos métodos neuropsicológicos no amplo espectro dos distúrbios do desenvolvimento infantil e sua aplicação clínica. Apresenta e discute as contribuições das áreas da medicina, neuropsicologia, psicologia para a identificação (diagnóstico), definição e compreensão dessas alterações (deficiências e distúrbios) tendo em vista ampliação do conhecimento desses aspectos de crianças e adolescentes, a transformação de suas possibilidades de participação social, de suas ações físicas/psíquicas, sobretudo no âmbito de sua escolarização.


Bibliografia Básica:

ANDRADE, V.M, BUENO, O.F.A., SANTOS, F.H. Neuropsicologia Hoje. Artes médicas, São Paulo, 2004.

CIASCA, S. (2004) Distúrbios de Aprendizagem: Uma Abordagem Interdisciplinar.

MELLO, C.B. MIRANDA, M.C., MUSZKAT.M.(org.). Neuropsicologia do Desenvolvimento: Conceitos e Abordagens. Menmon Edições Científicas. São Paulo, 2006, 247 p.

Miranda, M. C., MUSZKAT, M. - Fundamentos da Neuropsicologia In: Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces ed.SãoPaulo :All Print, 2008, v.1, p. 73-100.

MIRANDA, M. C., MUSZKAT, M., Mello, C. B. Neuropsicologia do Desenvolvimento: Transtornos do Neurodesenvolvimento. Rio de Janeiro : Editora Rubio, 2013 p.251.

MUSZKAT, Mauro, MIRANDA, M. C., RIZZUT, S. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo : Cortez Editora, 2011, v.3. p.142.

 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

abril/2009