oi Ementas
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas
Ementas

Formação de professores: perspectiva histórica e saberes profissionais da docência II

Leia mais...
 

Fundamentos de Educação Especial

Leia mais...
 

Políticas Educacionais para Inclusão Escolar

Leia mais...
 

Tópicos em Educação - Disciplina Obrigatória -DO

Última atualização em Seg, 01 de Fevereiro de 2021 13:50 Leia mais...
 

Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA


Disciplina Obrigatória:  Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

Professores Responsáveis: Professora Amália Neide Covic; Professora Maria Inês Bacellar Monteiro; Professor José Leon Crochick

Dia da Semana: Segunda-feira

Horário:  on-line (14h às 16h) atividade síncrona por videchamada, e 01 horas de atividades assíncronas para leituras, pesquisas e outras elaborações.

Local (  ) Campus Guarulhos      (  ) Campus São Paulo        ( x ) Aulas virtuais

Data de início     08/03/2021                                                        Aulas semanais

Ementa:

Esta disciplina oferece os parâmetros teóricos para a pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre os temas infância e adolescência. Como a questão que inicialmente se apresenta é de elucidar a própria constituição do campo, a estratégia utilizada consiste em conduzir o pós-graduando a pensar esses temas, infância e adolescência, "dentro" do território analítico que se estrutura com o diálogo interdisciplinar entre educação e saúde. Assim, os principais temas abordados referem-se às políticas e práticas escolares, formação de professores, de profissionais da educação e de discentes; às práticas de inclusão social em territórios de vulnerabilidade social; às relações entre linguagem-cognição-emoção em processos de ensino; aos estudos multidisciplinares em contextos de educação e saúde e dispositivos de serviços de saúde, visando o fortalecimento das ações inclusivas escolares e na saúde.

Programa e Cronograma

08/03/2021 - Apresentação da disciplina

Março ( 15, 12, 29 de 2021); Abril (05 de 2021) - Educação, Linguagens e Processos Formativos

Leitura:

Adorno, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

Adorno, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

Abril ( 12, 19, 26 de 2021);  Maio (3 de 2021) - Inclusão Social e Vulnerabilidades

Leitura:

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.

BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.

GARCIA,  Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.

DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.

Maio (10, 17, 24, 31 de 2021) - Desenvolvimento Humano e Saúde.

Leitura:

GADAMER, Hans-Georg. Sobre o carácter oculto da saúde. Em: ________ O carácter oculto da saúde. Rio de Janeiro: Vozes; p. 39-78.

SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Em:  __________ São Paulo: Companhia das Letras, 1997; p. 23 - 37.


AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Em: _________________ O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009; 25 - 54.


AYRES, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):583-592, 2004.


HABERMAS, J. O futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004; 23 - 63.


VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. |Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.


07/06/2021 - Avaliação da disciplina

Avaliação dos alunos: Entrega de trabalho individual sobre "O diálogo interdisciplinar entre educação e saúde nas pesquisas sobre os temas da infância e da adolescência" em 14/06/2021

Bibliografia

ADORNO, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Em: _________________ O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009; 25 - 54.

AYRES, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):583-592, 2004.

ADORNO, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.

DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.

GADAMER, Hans-Georg. Sobre o carácter oculto da saúde. Em: ________ O carácter oculto da saúde. Rio de Janeiro: Vozes; p. 39-78.

GARCIA,  Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.

HABERMAS, J. O futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004; 23 - 63.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.

SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Em:  __________ São Paulo: Companhia das Letras, 1997; p. 23 - 37.

VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.





 

O processo de leitura e escrita de artigo científico

 

Disciplina Optativa:

Professor(es) Responsável(eis): Rosa Maria Eid Weiler, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Dia da Semana: Segunda feira

Horário: 08:30 às 11:30 hs

Local: on line

Data de início:22-03-2021 Data de término: 26-04-2021

Número de vagas: 15

Ementa:

Estudo dos elementos constituintes de um artigo científico. Analise da relação entre os componentes e sua adequada organização no texto. Conceitos básicos a serem observados na elaboração de uma publicação de cunho científico. Metodologia de ensino: Aula expositiva com duração de 1 hora seguida de seminário sobre o tema apresentado. Os seminários serão realizados visando a avaliação de artigos científicos, com ênfase no tópico discutido na apresentação. Metodologia de avaliação: Ao final do curso, os alunos devem realizar um projeto científico.

 

 

Bibliografia Básica

Saks, Mike; Allsop, Judith. Pesquisa em Saúde- Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

Editora Roca 2011. 368 p.

Flick, Uwe. Desenho da Pesquisa Qualitativa/tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed 2009.104p.

Volpato, Gilson Luiz. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica 2014; [S.l].4;97-115. Disponível em: <http://www.ead.codai.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/93>. Acesso em: 10 maio 2019.

Knottnerus JA, Tugwell P. How to write a research paper. Journal of Clinical Epidemiology 2013;66:353-354. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.01.007.

Fujita, Mariângela. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Revista Brasileira de Educação Especial 2003;10.:257-272.

 

 

 

Alunos matriculados: Mestrado e Doutorado

 

 


Última atualização em Qua, 10 de Fevereiro de 2021 07:14
 

Psicologia aplicada à saúde e educação

Psicologia aplicada à saúde e educação

 

Leia mais...
 

Formas de violência escolar: bullying e preconceito - 2 semestre de 2020

Formas de violência escolar: bullying e preconceito

 

Última atualização em Seg, 27 de Julho de 2020 14:51 Leia mais...
 

Ementa - Docência e Gestão Pedagógica no Ensino Superior - 2/2020

Docência e Gestão Pedagógica no Ensino Superior - 2/2020

 

Leia mais...
 

Ementa: Linguagem, Cognição e Aprendizagem - 2º/2020

Linguagem, Cognição e Aprendizagem.

 

Leia mais...
 

Ementa: Pesquisa dos saberes profissionais - 2º/2020

Pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica I

 

Leia mais...
 

Ementa: Perspectivas Epistemológicas em Estudos de Discurso - 2º/2020

Perspectivas Epistemológicas em Estudos de Discurso

 

Leia mais...
 

Ementa: Educação Especial numa perspectiva inclusiva: Perspectivas clínicas e socioculturais - 2º/20

Educação Especial numa perspectiva inclusiva: Perspectivas clínicas e socioculturais

Leia mais...
 

Ementa: Curso de Neurociências Educacional - 2º/2020

Curso de Neurociências Educacional

Mauro Muszkat, Claudia Berlim, Sueli Rizzutti

Rua Embaú, 54

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

abril/2009