Formação de professores: perspectiva histórica e saberes profissionais da docência II
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Tópicos em Educação - Disciplina Obrigatória -DO
Última atualização em Seg, 01 de Fevereiro de 2021 13:50
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Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Disciplina Obrigatória: Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)
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Professores Responsáveis: Professora Amália Neide Covic; Professora Maria Inês Bacellar Monteiro; Professor José Leon Crochick
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Dia da Semana: Segunda-feira
Horário: on-line (14h às 16h) atividade síncrona por videchamada, e 01 horas de atividades assíncronas para leituras, pesquisas e outras elaborações.
Local ( ) Campus Guarulhos ( ) Campus São Paulo ( x ) Aulas virtuais
Data de início 08/03/2021 Aulas semanais
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Ementa:
Esta disciplina oferece os parâmetros teóricos para a pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre os temas infância e adolescência. Como a questão que inicialmente se apresenta é de elucidar a própria constituição do campo, a estratégia utilizada consiste em conduzir o pós-graduando a pensar esses temas, infância e adolescência, "dentro" do território analítico que se estrutura com o diálogo interdisciplinar entre educação e saúde. Assim, os principais temas abordados referem-se às políticas e práticas escolares, formação de professores, de profissionais da educação e de discentes; às práticas de inclusão social em territórios de vulnerabilidade social; às relações entre linguagem-cognição-emoção em processos de ensino; aos estudos multidisciplinares em contextos de educação e saúde e dispositivos de serviços de saúde, visando o fortalecimento das ações inclusivas escolares e na saúde.
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Programa e Cronograma
08/03/2021 - Apresentação da disciplina
Março ( 15, 12, 29 de 2021); Abril (05 de 2021) - Educação, Linguagens e Processos Formativos
Leitura:
Adorno, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78
Adorno, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.
Abril ( 12, 19, 26 de 2021); Maio (3 de 2021) - Inclusão Social e Vulnerabilidades
Leitura:
PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.
BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.
DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.
Maio (10, 17, 24, 31 de 2021) - Desenvolvimento Humano e Saúde.
Leitura:
GADAMER, Hans-Georg. Sobre o carácter oculto da saúde. Em: ________ O carácter oculto da saúde. Rio de Janeiro: Vozes; p. 39-78.
SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Em: __________ São Paulo: Companhia das Letras, 1997; p. 23 - 37.
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Em: _________________ O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009; 25 - 54.
AYRES, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):583-592, 2004.
HABERMAS, J. O futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004; 23 - 63.
VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. |Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.
07/06/2021 - Avaliação da disciplina
Avaliação dos alunos: Entrega de trabalho individual sobre "O diálogo interdisciplinar entre educação e saúde nas pesquisas sobre os temas da infância e da adolescência" em 14/06/2021
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Bibliografia
ADORNO, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Em: _________________ O que é contemporâneo? e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009; 25 - 54.
AYRES, J. R. Norma e formação: horizontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(3):583-592, 2004.
ADORNO, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78
BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.
DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.
GADAMER, Hans-Georg. Sobre o carácter oculto da saúde. Em: ________ O carácter oculto da saúde. Rio de Janeiro: Vozes; p. 39-78.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.
HABERMAS, J. O futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Martins Fontes, 2004; 23 - 63.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.
PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.
SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Em: __________ São Paulo: Companhia das Letras, 1997; p. 23 - 37.
VILAÇA, M. M., MARQUES-DIAS, M. C. Transumanismo e o futuro (pós-)humano. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 24 [ 2 ]: 341-362, 2014.
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O processo de leitura e escrita de artigo científico
Disciplina Optativa:
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Professor(es) Responsável(eis): Rosa Maria Eid Weiler, Maria Sylvia de Souza Vitalle
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Dia da Semana: Segunda feira
Horário: 08:30 às 11:30 hs
Local: on line
Data de início:22-03-2021 Data de término: 26-04-2021
Número de vagas: 15
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Ementa:
Estudo dos elementos constituintes de um artigo científico. Analise da relação entre os componentes e sua adequada organização no texto. Conceitos básicos a serem observados na elaboração de uma publicação de cunho científico. Metodologia de ensino: Aula expositiva com duração de 1 hora seguida de seminário sobre o tema apresentado. Os seminários serão realizados visando a avaliação de artigos científicos, com ênfase no tópico discutido na apresentação. Metodologia de avaliação: Ao final do curso, os alunos devem realizar um projeto científico.
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Bibliografia Básica
Saks, Mike; Allsop, Judith. Pesquisa em Saúde- Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos.
Editora Roca 2011. 368 p.
Flick, Uwe. Desenho da Pesquisa Qualitativa/tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed 2009.104p.
Volpato, Gilson Luiz. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica 2014; [S.l].4;97-115. Disponível em: <http://www.ead.codai.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/93>. Acesso em: 10 maio 2019.
Knottnerus JA, Tugwell P. How to write a research paper. Journal of Clinical Epidemiology 2013;66:353-354. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.01.007.
Fujita, Mariângela. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Revista Brasileira de Educação Especial 2003;10.:257-272.
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Alunos matriculados: Mestrado e Doutorado
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