oi Docência no Ensino Superior

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

DO (para alunos bolsistas) Docência no Ensino Superior

Professor(es) Responsável(eis): Profa. Dra. Sueli Fidalgo e Profa. Dra. Amália Covic

Dia da Semana: Segunda-feira

Horário: 14h - 16h

Local: on-line

Datas: 18/01; 01/02; 08/02; 22/02; 01/03/; 08/03; 15/03

Número de vagas: 30

Ementa: Tópicos da docência no ensino superior: Atuação pedagógica reflexiva e transformadora na formação profissional. Autonomia e a inovação curricular. Competências da docência no Ensino Superior.

Bibliografia Básica

BERAZA ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitário: calidad y desarrollo professional. Espanha: Narcea, 2006.

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da Unesp. 2001.

GÓMEZ, A. P. O Pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional. In NÓVOA, A (coord.) Os professores e sua formação. 3ª edição Lisboa: Dom Quixote, 1997. P. 103.

MASETTO, M.T. (org.) Docência na Universidade. Campinas, SP, Papirus Ed.,1998.

______________. Trilhas abertas na universidade: Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.

IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo, Cortez, 2012.

Bibliografia de consulta

KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artmed. 1993/1999.

MAGALHÃES, M.C.C. A formação do professor como um profissional crítico. Campinas: Mercado de Letras. 2004.

MIZUKAMI, M.da G. N. et al. Escola e Aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2003

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2002.

TARDIF, M. E LESSARD, C. O trabalho docente elementos para una teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Vozes: 2008.

TEIXEIRA, A. Ensino superior no Brasil: analise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.

abril/2009