oi SEP/SEAP: Construção de conhecimento em educação e saúde: análise de dados

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas SEP/SEAP: Construção de conhecimento em educação e saúde: análise de dados

SEP/SEAP: Construção de conhecimento em educação e saúde: análise de dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

SEP/SEAP: Construção de conhecimento em educação e saúde: análise de dados

Professor(es) Responsável(eis): Profa. Dra. Amália Neide Covic

Horário: 17h-19-h

Local: On-line

Datas: 23/03 - 20/04 - 18/05 - 15/06-29/06

Vagas: 10 alunos

Ementa

Por meio dos diálogos com Agamben, Habermas e Honneth, os pesquisadores mestrandos e doutorandos realizarão regularmente trocas reavaliando seus trabalhos. É um espaço para compartilhar as respectivas pesquisas.  Vamos trabalhar a partir de escolhas concretas de cada projeto de pesquisa.  Primeiro Encontro: O tema de pesquisa e a coordenação das noções, ideias, conceptualizações, teorizações e cotidiano das atividades científicas. Segundo Encontro: O problema de pesquisa e as formas de intervenção e de organização da significação do espaço pesquisado. Terceiro Encontro: A construção da metodologia de pesquisa e a gênese das coordenações das ações. Quarto Encontro: A construção da metodologia de pesquisa e as inferências e as antecipações que emergem do fenômeno pesquisado. Quinto Encontro: A fundamentação teórica em suas sucessivas reorganizações das leituras realizadas. Leituras direcionadas para os temas de pesquisa. Sétimo Encontro: A construção dos dados e a assimilação do meio pesquisado.

Bibliografia Básica

AGAMBEN, G. O que é Contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção do Conhecimento: metodologia científica no caminho

de Habermas. RJ. Tempo Brasileiro, 2000.

HONNETH, Axel. Luta Por Reconhecimento - a gramática moral dos conflitos sociais. SP:

Editora 34, 2003.

TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças

e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, 2005

VERGNAUD, G. & PLAISANC As Ciências da Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Alunos matriculados

abril/2009