UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
SEP/SEAP: Construção de conhecimento em educação e saúde: análise de dados |
Professor(es) Responsável(eis): Profa. Dra. Amália Neide Covic |
Horário: 17h-19-h Local: On-line Datas: 23/03 - 20/04 - 18/05 - 15/06-29/06 Vagas: 10 alunos |
Ementa Por meio dos diálogos com Agamben, Habermas e Honneth, os pesquisadores mestrandos e doutorandos realizarão regularmente trocas reavaliando seus trabalhos. É um espaço para compartilhar as respectivas pesquisas. Vamos trabalhar a partir de escolhas concretas de cada projeto de pesquisa. Primeiro Encontro: O tema de pesquisa e a coordenação das noções, ideias, conceptualizações, teorizações e cotidiano das atividades científicas. Segundo Encontro: O problema de pesquisa e as formas de intervenção e de organização da significação do espaço pesquisado. Terceiro Encontro: A construção da metodologia de pesquisa e a gênese das coordenações das ações. Quarto Encontro: A construção da metodologia de pesquisa e as inferências e as antecipações que emergem do fenômeno pesquisado. Quinto Encontro: A fundamentação teórica em suas sucessivas reorganizações das leituras realizadas. Leituras direcionadas para os temas de pesquisa. Sétimo Encontro: A construção dos dados e a assimilação do meio pesquisado. |
Bibliografia Básica AGAMBEN, G. O que é Contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010. CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2014. DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção do Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. RJ. Tempo Brasileiro, 2000. HONNETH, Axel. Luta Por Reconhecimento - a gramática moral dos conflitos sociais. SP: Editora 34, 2003. TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, 2005 VERGNAUD, G. & PLAISANC As Ciências da Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. |
Alunos matriculados |
< Anterior | Próximo > |
---|