oi Seminário de Pesquisa e Seminário Avançado de Pesquisa: Produção e Análise de Dados

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas Seminário de Pesquisa e Seminário Avançado de Pesquisa: Produção e Análise de Dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

1º semestre de 2021

Professor(es) Responsável(eis):

Sueli Salles Fidalgo (UNIFESP)

Fernanda Miranda da Cruz (UNIFESP)

Dia da Semana: sexta-feira

Horário: 10h -13h

Local: Online

Datas: 19/2, 12 e 19/3, 9 e 16/4; 21/5; 11 e 18/6

Número de vagas: alunos e alunas de ME e DO das professoras que ministrarão a disciplina. Outros que tenham interesse devem entrar em contato com elas.

Matrícula: diretamente com as professoras. Não há necessidade de matricular-se previamente para o SEP/SEAP

Ementa Discussão de conceitos elementares da Pesquisa crítica de colaboração, especificamente em relação à coleta e produção de dados por meio de instrumentos, tais como: entrevistas (elaboração e utilização), sessões reflexivas (como preparar e como conduzir as sessões?), observação de aulas (o que observar?) e, posterior discussão sobre análise linguística de dados seguindo algumas das perspectivas da Linguística Aplicada. Análise conjunta dos dados dos participantes para ensino-aprendizagem de como fazer e por questões de credibilidade em pesquisa.

Bibliografia básica para consulta

Aranha, E. M. G. O papel do diretor na escola : uma discussão colaborativa. São Paulo : Puc-SP. 2009.

____________. Equipe gestora escolar : as significações que as participantes atribuem à sua atividade na escola. Um estudo na perspectiva socio-histórica. São Paulo : PUC-SP. 2015.

Fidalgo, S. S. e Shimoura, A. S. Pesquisa Crítica de Colaboração: Um Percurso na Formação Docente.  São Paulo: Ductor. 2006.

Magalhães, M.C.C. e Fidalgo, S.S. Critical collaborative research: focus on the meaning of collaboration and on mediational tools. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.10, p.773 - 797, 2010.

Magalhães, M.C. C.; Fidalgo, S. S. The Role of Methodological Choices in Investigations Conducted in School Contexts: Critical Research on Collaboration in Continuing Teacher Education In: Language in Action: Vygotsky and Leontievian Legacy Today.1 ed.Newcastle, Inglaterra : Cambridge Scholars Publishing, 2007, v.1, p. 329-352.

Magalhães, M.C.C.; Fidalgo, S. S. Questões de Método e de Linguagem na Formação Docente. Campinas : Mercado de Letras, 2011, v.1000. p.230.

Ninin, M. O. G. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica. Uma investigação á luz da Linguística Aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos : Pedro & João. 2013.

abril/2009