oi SEP: Vulnerabilidades e Riscos na Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas SEP: Vulnerabilidades e Riscos na Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professor (es) Responsável (eis):

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Rosa Maria Eid Weiler

Dia da Semana: Quintas-feiras

Horário: 8:30 -12:00H

Local: on-line

Data de início:  18/03/2021 Data de término: 14/12/2021

Número de vagas: 10

Ementa

Este SEP tem a finalidade de aproximar os alunos às questões da adolescência além de promover a discussão acadêmica de como desenvolver estudos/pesquisas na área.

Propiciará o estudo das vulnerabilidades na atenção integral ao adolescente em seus diversos aspectos e abordagens, desde a perspectiva clínica, a prevenção, a redução de danos, tratamentos e enfrentamentos possíveis, os embasamentos legais, e as políticas públicas existentes.

Para além disso se promoverá a discussão da forma adequada de organização de textos acadêmicos (artigos, apresentação de trabalhos -oral ou pôsteres, escrita da tese).

Metodologia de ensino:

8:30-10:00 - Aulas expositivas sobre os diversos temas que envolvem a adolescência.

10:00-12:00H - Discussão dos Projetos de Pesquisa em andamento com foco nas suas fortalezas e fragilidades.

Metodologia de avaliação: Ao final do curso, os alunos devem escrever um artigo científico sob orientação direta dos seus orientadores, ou ter um trabalho para apresentar em Congresso ou outro evento da área.

Promover a discussão acadêmica de como desenvolver estudos/pesquisas na área.

Bibliografia Básica

Durante o desenvolvimento do SEP, segundo as necessidades, serão sugeridos outros textos (livros, capítulos de livros, artigos de revista científica, por ex.)

1. Revista Educação UNG SER. Volume 1, 2020. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/issue/view/148/showToc

2. Silva, FC; Monge, A; Landi, CA, Zenardi, GA; Suzuki, DC; Vitalle MSS. Os impactos da violência sexual vivida na infância e adolescência em universitários. Revista de Saúde Pública. 54(134): 1-11, 2020. Disponível em: http://www.rsp.fsp.usp.br/wp-content/uploads/articles_xml/1518-8787-rsp-54-134/1518-8787-rsp-54-134-pt.x67403.pdf

3. Moraes, SP; Brêtas, JR; Vitalle, MSS. Educação escolar, sexualidade e adolescência: uma revisão sistemática. Journal of Health Sciences. 20(3): 221-230, 2018.

4. Vamos falar sobre plágio acadêmico? Disponível em: www.uepb.edu.br/download/documentos/documentos_2019/cartilha-plagio-academico.pdf

5. Vitalle, MSS; Silva, FC; Pereira, AML; Weiler, RME; Niskier, SR; Schoen. - Medicina do Adolescente - Fundamentos e Prática. Atheneu, 2019, 646p.

6. ECA  - Estatuto da Criança e do Adolescente -Lei 8069 de 13 de julho de 1990.

Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf

1. Moraes, SP; Vitalle MSS. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Revista da Associação Médica Brasileira. 58(1): 48-52; 2012.

2. Vitalle, MSS. Sistema neuro-hormonal da adolescência. In: De Micheli, d; Andrade, ALM; Silva, EA; Souza-Formigoni, MLO. Neurociências do abuso de drogas na adolescência. O que sabemoss? Athenu, 2014, pp. 3-10.

3. Silva, DA. Equipes de Medicina do Adolescente: constituição, funcionamento, valores e prática inter e transdisciplinary. Rese [Doutorado]. Programa de Pós-
    Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Departamento de Educação, Escola de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade Federal de São Paulo, 2017. 145f.

Alunos matriculados

abril/2009