oi SEP Línguas, atividade de linguagem e cognição

Dia da semana:

terça-feira, das 10h às 13h00

Ementa

Estudo do papel da atividade de linguagem na cognição humana e exame das relações existentes entre, de um lado, atividade de linguagem e cognição, de outro, atividade de linguagem e línguas, com particular atenção a temas que envolvem a determinação de configurações linguísticas por parte da atividade de linguagem e da cognição.

Bibliografia Básica

AUROUX, S. A filosofia da linguagem. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

BENVENISTE, E. (1995). Categorias de pensamento e categorias de língua. Problemas de Lingüística Geral I. Campinas: Pontes.

CULIOLI, A. (1990) Pour une linguistique de l'énonciation: Opérations et représentations. Paris: Ophrys, T. 1.

CULIOLI, A ; NORMAND, C. (2005) Onze rencontres sur le langage et les langues. Paris: Ophrys.

DE VOGÜÉ, S. (2011). La langue entre cognition et discours. In. Audiffren M., Chuquet J. (eds), Langage, Cognition et Société. Actes du colloque international d'octobre 2008 pour les 10 ans de la MSHS de Poitiers. Presses Universitaires de Rennes, p.169-196.

OLIVIER, G. (2012). La cognition gestuelle. Ou de l'écho à l'ego. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.

REBOUL, A. (2007) Langage et cognition humaine. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.

TOMASELLO, M. (2004) Aux origines de la cognition humaine. Paris: Retz.

VYGOTSKY, L. (2001) A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

abril/2009