oi Seminário de Pesquisa e Seminário Avançado de Pesquisa: Teoria Crítica da Sociedade e Investigação S

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas Seminário de Pesquisa e Seminário Avançado de Pesquisa: Teoria Crítica da Sociedade e Investigação S

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Seminário de Pesquisa e Seminário Avançado de Pesquisa: Teoria Crítica da Sociedade e Investigação Social Empírica

1º semestre de 2021

Professor Responsável:

José Leon Crochick (UNIFESP)

Dia da Semana: terça-feira

Horário: 9h às 12 h

Local: Online

Datas: 27/04 a 22/06 (semanal)

Número de vagas: alunos e alunas de ME e DO sob orientação do professor que ministrará a disciplina. Outros que tenham interesse devem entrar em contato com ele.

Matrícula: diretamente com o professor. Não há necessidade de se matricular previamente para o SEP/SEAP

Ementa:

1-Apresentar e discutir métodos de pesquisa utilizados dentro da Teoria Crítica da Sociedade: empíricas (entrevistas, escalas, testes e questões projetivas).

2- Discutir pesquisas empíricas coordenadas e desenvolvidas por T.W. Adorno: a) A Personalidade Autoritária; b)Sob o domínio dos signos.

Bibliografia básica para consulta

Adorno, T.W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Ed. UNESP, 2019.

Adorno,T.W. As estrelas descem à Terra. São Paulo, Ed. UNESP, 2008.

Crochíck, J.L. e Crochick, N. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva, 2017.

Horkheimer, M. & Adorno, T.W. Sociologia e investigação social empírica.In: __________ & ______ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix; 1973. P.120-131.

Última atualização em Qua, 16 de Dezembro de 2020 09:43

abril/2009