oi Estudos de Discurso e Pesquisas em Educação: Da Teoria à Prática

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas Estudos de Discurso e Pesquisas em Educação: Da Teoria à Prática

Estudos de Discurso e Pesquisas em Educação: Da Teoria à Prática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

Disciplina Optativa Mestrado e Doutorado

Estudos de Discurso e Pesquisas em Educação: Da Teoria à Prática 1º semestre de 2021

Docentes Responsáveis: Rubens Lacerda de Sá, Sueli Salles Fidalgo e Fernanda Miranda

Dia da Semana: Sexta-feira Horário: 15 às 17h Local: Campus Guarulhos  Data de início: 08/01/2021 Data de término: 26/02/2021 Número de vagas: 30  Encontros: 08/01 - 15/01 - 22/01 - 29/01 - 05/02 - 12/02 - 19/02 - 26/02

Ementa

Gestores, corpo docente e discente, técnicos administrativos, currículo, avaliação, disciplina,  políticas educacionais, etc. são parte integrante de alguns dos elementos que compõem o  espaço escolar. Nesse cenário muitos discursos são constituídos e produzem sentidos diversos  numa dinâmica de interconexões. Assim, a partir de conceitos-chave das principais vertentes  epistemológicas nos estudos de discurso, o objetivo desta disciplina é articular tais conceitos  com conjuntos de dados oriundos de pesquisas e metodologias na área de Educação com o fito  de trazer à baila discursos promotores de assimetrias e injustiças que são veladas nas relações  sociais que se forjam no ambiente educacional. Para além desse desvelamento, entendemos  que essa articulação propiciará a denúncia e a promoção de ações pedagógicas mais justas.

Bibliografia básica

ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São  Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

EMEDIATO, W. et al. Teorias do discurso: novas práticas e formas discursivas. Campinas,  SP: Pontes Editores, 2020.

IRINEU, L. M. et al. Análise de discurso crítica: conceitos-chave. Campinas, SP: Pontes  Editores, 2020.

LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. (Orgs.). Discurso e (des)igualdade social. São Paulo:  Contexto, 2015.

LOPES, A. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, p.33-52,  2006.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. Bibliografia complementar

CAMPOS, P. H. F.; TORRES, A. R. R.; GUIMARÃES, S. P. Sistemas de representação e  mediação simbólica da violência na escola. Educação e Cultura Contemporânea, 2004,  1(2), 109-132.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.  FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MULLER, M. L. R. et al. Educação e diferenças. Cuiabá, EdUFMT, 2009.  RAJAGOPALAN, K.; FERREIRA, R. (Orgs.). Um mapa da crítica nos estudos da  linguagem e do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

SCHILLING, F. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Summus,  2014.

abril/2009