UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Disciplina Optativa Mestrado e Doutorado Estudos de Discurso e Pesquisas em Educação: Da Teoria à Prática 1º semestre de 2021 |
Docentes Responsáveis: Rubens Lacerda de Sá, Sueli Salles Fidalgo e Fernanda Miranda |
Dia da Semana: Sexta-feira Horário: 15 às 17h Local: Campus Guarulhos Data de início: 08/01/2021 Data de término: 26/02/2021 Número de vagas: 30 Encontros: 08/01 - 15/01 - 22/01 - 29/01 - 05/02 - 12/02 - 19/02 - 26/02 |
Ementa Gestores, corpo docente e discente, técnicos administrativos, currículo, avaliação, disciplina, políticas educacionais, etc. são parte integrante de alguns dos elementos que compõem o espaço escolar. Nesse cenário muitos discursos são constituídos e produzem sentidos diversos numa dinâmica de interconexões. Assim, a partir de conceitos-chave das principais vertentes epistemológicas nos estudos de discurso, o objetivo desta disciplina é articular tais conceitos com conjuntos de dados oriundos de pesquisas e metodologias na área de Educação com o fito de trazer à baila discursos promotores de assimetrias e injustiças que são veladas nas relações sociais que se forjam no ambiente educacional. Para além desse desvelamento, entendemos que essa articulação propiciará a denúncia e a promoção de ações pedagógicas mais justas. |
Bibliografia básica ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. EMEDIATO, W. et al. Teorias do discurso: novas práticas e formas discursivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. IRINEU, L. M. et al. Análise de discurso crítica: conceitos-chave. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. (Orgs.). Discurso e (des)igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. LOPES, A. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, p.33-52, 2006. VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. Bibliografia complementar CAMPOS, P. H. F.; TORRES, A. R. R.; GUIMARÃES, S. P. Sistemas de representação e mediação simbólica da violência na escola. Educação e Cultura Contemporânea, 2004, 1(2), 109-132. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. MULLER, M. L. R. et al. Educação e diferenças. Cuiabá, EdUFMT, 2009. RAJAGOPALAN, K.; FERREIRA, R. (Orgs.). Um mapa da crítica nos estudos da linguagem e do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. SCHILLING, F. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Summus, 2014. |
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