Bibliografia Básica
Berger, P L. & Luckmann, T. A construção social da realidade, Petrópolis, Ed. Vozes, 1973.
Camargo, C; Nascimento M.I.M; Finck S.C.M. Child, play and body: possibilities according to Friedrich Froebel's Theory. Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas 17 (1): 101-106, 2009
Castro MGB. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções.Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ.
Collodel Benetti, I., Vieira, M. L., Crepaldi, A. M. Y Ribeiro Schneider, D. (2013). Fundamentos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicología, 9(16), 89-99.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, EDUSC, 2002.
FORACCHI, Marialice Mencarini e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade (leituras de introdução à Sociologia). Rio de Janeiro, Livos Técnicos e Cientificos Ed., 1999.
Mafra, L. A. & Tura, M. L. R (org.) Sociologia para educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
Martins E; Szymanski H. A abordagem ecológica DE URIE BRONFENBRENNER EM estudos COM famílias. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 4(1): 66-77, 2004.
MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educação & Sociedade, n 26. 2005.
.
Nascimento CT; Brancher VR; Oliveira VF. A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação, 47-63, 2008
Prout A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010 SETTON, Maria da Graça J.. A particularidade do processo de socialização contemporânea. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.
Cruz ACJ, Abramowicz A, Rodrigues TC. Pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, 9(2): 321-345, 2015.
Qvortrup, J, Visibilidades das crianças e da infância. Linhas Críticas, 20(41): 23-42, 2014.
Camargo D; Nascimento MIM; Finck SCM. A criança, o brincar e o corpo: possibilidades a partir da teoria de Friedrich Froebel. Ciências Soc. Apl.Ling., Letras e Artes,, 17 (1): 101-106, jul. 2009
Lima JM; Moreira TA; Lima MRC. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: Outro olhar para as crainaças e suas culturas. Revista Contrapontos - Eletrônica, 14(1), 2014
Freitas MC, Kuhlmann M Jr. Os intelectuais na história da infância. Cadernos de Pesquisa, 117: 249-252, 2002.
|