oi TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE - Disciplina Obrigatória - DO
 

Pagina Inicial da UNIFESP

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE - Disciplina Obrigatória - DO

TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE - Disciplina Obrigatória - DO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA


Disciplina Obrigatória: TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE (ME e DO)

Professoras Responsáveis: Denise de Micheli

Dia da Semana Sexta feira

Horário 9h as 12h

Local (    ) Campus Guarulhos      (  ) Campus São Paulo    ( x ) Online

Data de início: 05/02/2021              data de término:  26/03/2021                Aulas semanais

Ementa:

Esta disciplina oferecerá os parâmetros teóricos para uma pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre a infância e adolescência. O objetivo é proporcionar ao aluno a compreensão sobre o processo biopsicossocial do desenvolvimento humano, especialmente no que concerne aos ciclos da infância, puberdade e adolescência, considerando as influências sócio-historias e culturais que influenciam este processo. Espera-se que ao término da disciplina o aluno tenha adquirido uma visão sistêmica e integrativa sobre os ciclos abordados, bem como a inserção destes no contexto educacional.


Bibliografia Básica


Berger, P L. & Luckmann, T. A construção social da realidade, Petrópolis, Ed. Vozes, 1973.

Camargo, C; Nascimento M.I.M; Finck S.C.M. Child, play and body: possibilities according to Friedrich Froebel's Theory.  Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas 17 (1): 101-106, 2009

Castro MGB. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções.Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ.

Collodel Benetti, I., Vieira, M. L., Crepaldi, A. M. Y Ribeiro Schneider, D. (2013). Fundamentos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicología, 9(16), 89-99.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, EDUSC, 2002.

FORACCHI, Marialice Mencarini e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade (leituras de introdução à Sociologia). Rio de Janeiro, Livos Técnicos e Cientificos Ed., 1999.


Mafra, L. A. & Tura, M. L. R (org.) Sociologia para educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

Martins E; Szymanski H. A abordagem ecológica DE URIE BRONFENBRENNER EM estudos COM famílias. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 4(1): 66-77, 2004.

MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educação & Sociedade, n 26. 2005.

.

Nascimento CT; Brancher VR;  Oliveira VF. A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação, 47-63, 2008

Prout A.  Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010 SETTON, Maria da Graça J.. A particularidade do processo de socialização contemporânea. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.

Cruz ACJ, Abramowicz A, Rodrigues TC. Pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, 9(2): 321-345, 2015.

Qvortrup, J, Visibilidades das crianças e da infância. Linhas Críticas, 20(41): 23-42, 2014.

Camargo D; Nascimento MIM; Finck SCM. A criança, o brincar e o corpo: possibilidades a partir da teoria de Friedrich Froebel. Ciências Soc. Apl.Ling., Letras e Artes,, 17 (1): 101-106, jul. 2009

Lima JM; Moreira TA; Lima MRC. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: Outro olhar  para as crainaças e suas culturas. Revista Contrapontos - Eletrônica, 14(1), 2014

Freitas MC, Kuhlmann M Jr. Os intelectuais na história da infância. Cadernos de Pesquisa, 117: 249-252, 2002.



Programação:


Aula 1) 5/02/2021- O que é adolescência? Constructo teórico-social e Transformações adolescentes (desenvolvimento individual)

Aula 2) 12/02/2021- Características dos adolescentes

Aula 3) 19/02/2021 - Funcionamento do cérebro adolescentes e por que os adolescentes são como são?
Por que é difícil adiar gratificação? Sistema de recompensa

Aula 4) 26/02/2021 - Vulnerabilidade na adolescência

Aula 5) 5/03/2021 - Sexualidade: que geração é esta?

Aula 6) 12/03/2021 - Tecnologias e mídias sociais na adolescência

Aula 7) 19/03/2021 - Comportamentos de risco e do que os adolescentes precisam?

Aula 8) 26/03/2021 - Avaliação



 

abril/2009