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Início Matriz Curricular Ementas Fundamentos de Educação Especial

Fundamentos de Educação Especial

1o semestre de 2021 - Fundamentos de Educação Especial

Professoras: Maria Inês Bacellar Monteiro

Horário: 4a (de 10 de março a 26 de maio no período da manhã, das 10h as 12h30)

Ementa: A educação de pessoas com deficiência e os processos de desenvolvimento e aprendizagem: Concepções sobre deficiência; Principais teorias do desenvolvimento humano; História da educação da pessoa com deficiência no Brasil; Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência.

Cronograma:


Data

Atividades

10/03/2021

Apresentação dos alunos e professora e do programa da disciplina.

Concepções sobre Deficiência e suas implicações para a educação

Leitura em grupo:

Texto 1 - DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia e SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. SUR. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, n. 11, dez. 2009, p. 65-77. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-64452009000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

17/03/2021

Concepções sobre Deficiência e suas implicações para a educação

Leitura do texto 2 e elaboração de um resumo com as principais concepções de educação da pessoa com deficiência apresentadas no texto, para ser enviado por e-mail para a professora.

Texto 2 - JANNUZZI, Gilberta. Algumas concepções de educação do deficiente. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 9-25, maio 2004.

Disponível em:

http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/235/237

24/03/2021

Teorias do Desenvolvimento Humano e a Educação do aluno com deficiência.

Aula Expositiva.

História da educação do deficiente

Estudo do texto:

Texto 3 - PESSOTTI, Isaias. Introdução e Capítulo 1: de Marguités a Victor de Aveyron. Em: Deficiência Mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1984, p. 1 - 29.

31/03/2021

História da educação do deficiente no Brasil

Debate sobre o filme: O garoto selvagem. Diretor: François Truffaut. Duração: 83 minutos. Discussão sobre desenvolvimento humano. Levantamento de questões sobre desenvolvimento e educação.

Disponível em: https://vimeo.com/155385147

Estudo do texto:

Texto 4 - GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações (UNIMEP), v. 23, n. 3, 2016, p. 7 - 26.

Disponível em:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2938/1833

Leitura complementar:

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil (3a edição), Campinas, SP: Autores Associados, 2012, pp. 224.

07/04/2021

Contribuições de Vigotski para a pesquisa e educação de alunos com deficiência

Estudo do texto:

VIGOTSKI, Lev S. Introducción Problemas Generales de la Defectologia contemporánea. Em: VIGOTSKI, L. S. Obras Completas. Tomo V, Visor Distr. S. A., 1997, p. 11 - 40.

14/04/2021

Contribuições de Vigotski para a pesquisa e educação de alunos com deficiência

Estudo do texto:

VIGOTSKI, Lev S. El defecto y la compensación. Em: VIGOTSKI, L. S. Obras Completas. Tomo V, Visor Distr. S. A., 1997, p. 41 - 58.

Debate sobre o filme:

As borboletas de Zagorsk BBC, Documentário,1992

https://www.youtube.com/watch?v=KxEaHMxi7wE

28/04/2021

História da educação do deficiente no Brasil

JANNUZZI, Gilberta de Martino e CAIADO, Katia Regina Moreno. APAE: 1954 a 2011: algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013, pp. 71.

Contribuições de Vigotski para a pesquisa e educação de alunos com deficiência

Estudo do texto:

Texto 5 - VIGOTSKI, Lev S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861 -870, dez. 2011.

Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400012&lng=es&nrm=iso

Da invisibilidade à cidadania - documentário

https://www.youtube.com/watch?v=Ye0MQmZJS_s

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=oxscYK9Xr4M

05/05/2021

Contribuições de Vigotski para a pesquisa e educação de alunos com deficiência

Estudo do texto:

VIGOTSKI, Lev S. El niño ciego. Em: VIGOTSKI, L. S. Obras Completas. Tomo V, Visor Distr. S. A., 1997, p. 99 - 114.

Debate sobre o filme: BORTONE, C. Vermelho como o céu (Rosso comE el cielo). Produção de Bortone, C. E Mazzocca, D. Itália, 2004.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=yvd9R30hNqk

12/05/2021

Estudo do texto:

Texto 6 - LACERDA, Cristina Bróglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES,  Campinas ,  v. 26, n. 69, p. 163-184,  ago.  2006.

Disponível em . acessos em  08  mar.  2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000200004.

Debate sobre o filme: LARTIGAU, E. A família Bélier. França, Bélgia, 2014. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-jYt4h7t1gI

19/05/2021

Contribuições da Perspectiva histórico-cultural para pensar o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Estudo dos textos:

Texto 7 - EIDIT, N.M.; TULESKI, S.C. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.121-146, jan./abr. 2010.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a07.pdf

Texto 8 - NOVAES, D.; FREITAS, A. P. de. Sentidos construídos na dinâmica dialógica entre um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor. Revista Educação Especial. Santa Maria. RS, v.32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/ 34596/34596 Acesso em 08 de março de 2020.

Debate sobre o filme:

  1. O farol das orcas: https://www.youtube.com/watch?v=uLPgwsI0WKA


  1. Meu nome é Khan: https://www.youtube.com/watch?v=nqxgYT3TYzY

26/05/2021

Avaliação Final (oral e escrita): Apresentação de análise de artigos sobre a educação de alunos com deficiência publicados em periódicos da área da educação nos últimos 4 anos (2020, 2019, 2018, 2017).

Revista Brasileira de Educação Especial (Bianca, Aline e Karina)

Revista de Educação Especial de Santa Maria (Cristiane, Marina e Liliane)

Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Jandela, Mirlene e Adriana)

Revista Educação Especial em Debate (Manoel, Elaine e Márcia)

(Os artigos deverão ser analisados quanto ao tipo de deficiência abordada, faixa etária, perspectiva teórica, tema focalizado, referências utilizadas, etc.)

Bibliografia

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O conceito de compensação no diálogo de Vigotski com Adler: desenvolvimento humano, educação e deficiência. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1093 -0 1108, out./dez., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/15.pdf

DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia e SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. SUR. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, n. 11, dez. 2009, p. 65-77. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-64452009000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

EIDIT, N.M.; TULESKI, S.C. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.121-146, jan./abr. 2010.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a07.pdf

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações (UNIMEP), v. 23, n. 3, 2016, p. 7 - 26. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2938/1833

JANNUZZI, Gilberta. Algumas concepções de educação do deficiente. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 9-25, maio 2004. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/235/237

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil (3a edição), Campinas, SP: Autores Associados, 2012, pp. 224.

JANNUZZI, Gilberta de Martino e CAIADO, Katia Regina Moreno. APAE: 1954 a 2011: algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013, pp. 71.

LACERDA, Cristina Bróglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES,  Campinas ,  v. 26, n. 69, p. 163-184,  ago.  2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000200004.

NOVAES, D.; FREITAS, A. P. de. Sentidos construídos na dinâmica dialógica entre um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor. Revista Educação Especial. Santa Maria. RS, v.32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/ 34596/34596 Acesso em 08 de março de 2020.

PESSOTTI, Isaias. Introdução e Capítulo 1: de Marguités a Victor de Aveyron. Em: Deficiência Mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1984, p. 1 - 29.

VIGOTSKI, Lev S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861 -870, dez. 2011. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400012&lng=es&nrm=iso

VIGOTSKI, L. S. Obras Completas. Tomo V, Visor Distr. S. A., 1997, p. 11 - 40.
 

abril/2009