oi Políticas Educacionais para Inclusão Escolar

Políticas Educacionais para Inclusão Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Disciplina Optativa: Mestrado e Doutorado - Políticas Educacionais para Inclusão Escolar

1º semestre de 2021

Professoras Responsáveis: Prof.ª Drª Amália Neide Covic e Prof.ª Drª Maria Aparecida de Menezes

Dia da Semana: 3ª feira Horário: 17 h às 19h atividade síncrona por videochamada, mais 01 horas de

atividades assíncronas para leituras, pesquisas e outras laborações.

Local: Atividade remota, on-line

Data de início: 16/03/2021    Data de término: 22/06/2021

Número de vagas: 18 alunos

Datas: 16/03 - 30/03 - 13/04 - 27/04 - 11/05 -25/05 - 08/06 - 22/06

Ementa

Aborda categorias teóricas das epistemologias das políticas educativas na América Latina, refletindo sobre a produção de conhecimento nesse campo. Apresenta a legislação, estrutura, funcionamento e financiamento da educação brasileira, refletindo sobre as políticas públicas que as orientam no sistema nacional, discutindo-as no âmbito da educação enquanto direito humano, da Educação Especial na perspectiva inclusiva nos seus diferentes níveis de ensino e segmentos. Possibilita a criação de repertório sobre o tema e o desenvolvimento de visão ampla e crítica a respeito das políticas públicas educacionais vigentes no contexto nacional e suas possibilidades na prática dos espaços educativos formais ou não, escolas regulares, especiais e/ou hospitalares, espaços de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, com deficiências ou não.

Bibliografia básica para consulta

APPLE, Michael. Consumindo o outro: branquidade, educação e batatas fritas baratas. In: COSTA, Marisa Vorraber. Escola Básica na Virada do Século: Cultura, Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1996.

AROSA, Armando C. A Pesquisa sobre Política Educacional no Brasil. Curitiba, Appris, 2019.

AROSA, Armando C. Política e Administração Educacional Em Fernando de Azevedo. Niterói, Intertexto, 2019.

AROSA, Armando C., FERNANDES, Claudia de O. (Orgs.) Educação em Niterói: política e produção de conhecimento. Niterói, Intertexto, 2018.

BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. In Currículo sem Fronteiras. v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/2556293

BALL, Stephen J., MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MENDES, G.M, PLESTCH, M.D., HOSTINS, R.C.L. (orgs.) Educação especial e/na educação básica: entre especificidades e indissociabilidades. E-book. Junqueira & Marin. Araraquara, SP, 2019.

SANTOS, Pablo. S. M. Bispo dos. Guia prático da política educacional do Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage, 2011.

SHIROMA, Eneida O.; MORAES, Maria Célia M. de; OLINDA, Evangelista. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

TELLO, César (coord.) Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP:  Mercado de Letras, 2013, p. 23-68.

abril/2009