oi Tópicos em Educação - Disciplina Obrigatória -DO

Pagina Inicial da UNIFESP

• Decrease font size
Início Matriz Curricular Ementas Tópicos em Educação - Disciplina Obrigatória -DO

Tópicos em Educação - Disciplina Obrigatória -DO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Título da Disciplina: Tópicos em Educação

( X ) Obrigatória

( ) Optativa

( ) Seminário

Dirigida a alunos de:

( ) Mestrado

( X ) Doutorado

( ) Ambos

Professore(s) Responsável(is): Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho e Profa. Dra. Regina C. E. Gualtieri  - Tel 11997126416

1a Opção (Preferencial)

Dia da Semana: terça-feira

Horário: 10 - 13 hs

Data de início: 06/04/2021 Data de término: 06/07/2021

Local :

( ) Campus Guarulhos ( ) Campus São Paulo ( X ) on line

( ) Aulas semanais

(x ) Aulas quinzenais - 06/04; 20/04; 04/05; 18/05; 01/06; 15/06; 29/06 e 06/07

Objetivo(s) da Disciplina: O curso tem como objetivo introduzir a discussão sobre as contribuições do  pensamento psicológico ao campo da educação, com ênfase na psicologia histórico-cultural.

Ementa: O curso tem como objetivo introduzir a discussão sobre as contribuições do pensamento  psicológico ao campo da educação, com ênfase na psicologia histórico-cultural. Apresenta contribuições

1

2

da psicologia de Vigotski ressaltando as ideias do desenvolvimento como processo histórico e da  natureza cultural do psiquismo apontando suas implicações à compreensão dos processos educacionais e da educação escolar como educação social.

Metodologia de ensino: Aula expositiva com duração de 1 hora seguida de seminário sobre o tema  apresentados pelo grupo e discussão coletiva. Os seminários abordarão a relação psicologia-educação  em pesquisas que têm como aporte a psicologia histórico cultural. Os trabalhos de pesquisa serão  definidos com o grupo.

Metodologia de avaliação: Ao final do curso, os alunos deverão elaborar trabalho escrito referente ao  seminário apresentado. Critérios de elaboração serão definidos com o grupo.

Bibliografia Básica:

Dainez, D., & Smolka, A. L. B. (2019). A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educação E Pesquisa, 45, e187853. https://doi.org/10.1590/s1678- 4634201945187853.

DAINEZ, D. FREITAS, A. P. Concepção de educação social em Vigotski: apontamentos  para o processo de escolarização de crianças com deficiência.

DUARTE, N. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50,  1996.

PINO, A. S. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a Educação. Revistas.pucsp.br.  1999.

PINO, A. S. As Marcas do Humano. as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica - Primeiras Aproximações. Polêmicas de Nosso Tempo.  Autores associados. 1996.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas I. Madrid, Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1991.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas II. Madrid, Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 2001.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas III Madrid, Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 2017

VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. martins Fontes. 2001

2